Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Em uma mesa de mármore, observamos seis colheres com condimentos diferentes.

O que são condimentos e como usá-los na cozinha?

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Saborosos e com um alto poder de refinar receitas, os condimentos são excelentes opções para uma culinária mais gostosa e com toques de personalidade. Mas, será que você sabe o que são condimentos? Eles podem ser confundidos com temperos, ervas e outros tipos de sabores utilizados no preparo de alimentos.

Eles podem ser encontrados in natura, de forma líquida ou em pó. São muitas formas de utilização desses temperos versáteis e cheios de personalidade para incrementar as suas receitas e propriedades nutricionais.

O importante para entender o que são condimentos é saber que eles são essenciais para realçar o sabor dos alimentos e podem complementar pratos com apenas um toque.

Conheça mais sobre suas propriedades e como é possível utilizá-los na sua cozinha com o QBemQFaz!

 

O que são condimentos?

Para entender o que são condimentos, primeiro é preciso ressaltar que eles são um tipo de tempero. Ou seja, são ingredientes capazes de adicionar mais sabor e textura aos alimentos.

Eles complementam o sabor natural do alimento com um toque que pode ser adicionado tanto durante o preparo quanto já na finalização. 

Por serem alimentos mais naturais, geralmente os condimentos são mais saudáveis. No entanto, é possível que eles não sejam tão saudáveis quando contarem com aditivos ou altas quantidades de sal e açúcar.

Os condimentos são ingredientes que podem ser encontrados de três maneiras:

  • Líquidos;

  • Pó;

  • In natura.

Geralmente, os condimentos são preparados contendo mais de um tipo de pimenta ou extrato de pimenta. Isso porque a pimenta traz um sabor mais acentuado aos pratos. 

Em geral, eles podem ser simples e in natura ou compostos por outros ingredientes, como o chimichurri e o chilli.

Normalmente, também podemos classificar os condimentos entre os naturais e os industrializados. Os naturais são ervas, sementes e grãos in natura. Enquanto os molhos são industrializados.

Muitos dos tipos de condimentos mais comuns são utilizados na culinária global. Entre os principais podemos citar:

Para experimentar os condimentos, é possível fazer algumas receitas rápidas em casa! 

Este Penne com Brócolis e Azeite é simples e pode ser um bom jantar nutritivo, enquanto as Tirinhas de Filé ao Molho Mostarda garantem personalidade no almoço de domingo!

Vai receber os amigos em casa? Que tal preparar uma receita de Feijão Mexicano com Chilli: esse é um tipo de condimento que confere sabor e aroma intenso ao prato!

 

Tudo é tempero?

É impossível falar sobre o que são condimentos sem também responder à pergunta sobre o que são os temperos.

Estes são especiarias, ervas e condimentos que quando adicionados a um alimento para realçar sabor se transformam em temperos.

Os temperos são variados, versáteis e trazem muitas possibilidades. Existem alguns com aromas mais específicos, como o cominho, e outros que costumam combinar com tudo, como a páprica. 

Condimentos

Como vimos, misturas entre especiarias e ervas também podem ser consideradas como condimentos. Algumas das composições mais populares incluem:

  • Molho barbecue: feito a partir de fumaça, páprica, tomate e caldo de carne. A principal característica desse condimento é o sabor de defumado que combina perfeitamente com carnes.

  • Molho teriyaki: feito com molho de soja, saquê e açúcar, esse é um condimento muito utilizado na culinária asiática e combina com pratos crus com seu sabor agridoce.

  • Molho shoyu: também muito presente na culinária asiática, o molho shoyu representa a combinação entre soja, sal marinho e trigo para dar um toque de intensidade ao prato.

Especiarias

Por sua vez, as especiarias são tipos de tempero de origem vegetal, podendo ser sementes, frutas, cascas e raízes com óleos essenciais.

São esses óleos essenciais que configuram o sabor mais acentuado das especiarias a qualquer prato. Elas trazem intensidade, aroma e muito sabor.

Alguns exemplos de especiarias muito utilizadas na culinária são:

Ervas 

Também consumidas in natura, as ervas são um tipo de tempero fresco e altamente nutritivo. Suas propriedades por vezes são medicinais e podem ser aproveitadas tanto em pratos salgados quanto doces.

Alguns exemplos de ervas mais presentes em condimentos são:

Benefícios nutricionais dos condimentos

Ao entender o que são condimentos, percebemos que eles são alimentos saudáveis e que podem realçar o sabor de comidas nutritivas e deliciosas. Por isso, os condimentos são boas opções de temperos saudáveis que adicionam benefícios para a saúde.

Alguns dos principais benefícios dos condimentos para a saúde são:

Como o uso de condimentos ajuda a diminuir a quantidade de sal?

Como vimos, o sal é um tipo de condimento, mas que deve ser utilizado de maneira equilibrada para ser considerado saudável e não trazer danos à saúde. 

Muitos podem achar que a comida com pouco sal não é tão saborosa, mas a combinação de outros temperos pode ajudar a reduzir esse consumo e a adaptar a papila gustativa.

O importante é manter a mente aberta e sempre testar novas combinações até encontrar os alimentos in natura preferidos para temperar a comida.

Os condimentos podem ajudar a reduzir o consumo de sal com a combinação de aromas e sabores de outros elementos, como o azeite e a mostarda. 

Muito além do sabor e do aroma, os condimentos também envolvem características nutricionais importantes para o organismo. A adição desse tipo de tempero às refeições traz mais equilíbrio e saúde para a vida da sua família.

Se gostou desse conteúdo, continue lendo outras dicas de alimentação no QBemQFaz!

 


Perguntas Frequentes

O que é considerado um condimento?

Condimentos são ingredientes que adicionam mais sabor e aroma aos pratos quando preparados como temperos. Alguns condimentos muito utilizados são o sal, azeite e ketchup.

Quais são os tipos de condimentos?

Os condimentos podem ser classificados em três tipos: in natura, líquidos e em pó.

Qual diferença entre condimento e tempero?

Enquanto o condimento é uma combinação de diversos ingredientes culinários, o tempero geralmente é um componente individual, como uma erva, legume ou vegetal.

 

Referências

Condiment - an overview. Science Direct, 2012. 

20 Healthy Condiments (And 8 Unhealthy Ones). Healthline, 2020.

Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, 2008.

Especiarias como antioxidantes naturais: aplicações em alimentos e implicação na saúde. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2012. 

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.