Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Closet em Caroço de abacate.

Chá de caroço de abacate benefícios e como fazer

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

O abacate é uma fruta amplamente consumida devido ao seu sabor delicioso e à sua reputação como uma fonte de nutrientes valiosos. 

No entanto, poucos sabem que, além da própria fruta, a semente do abacate também pode ser aproveitada de diversas formas. E você, sabe para que serve o caroço do abacate e quais são os seus benefícios? 

Nos últimos anos, o interesse em aproveitar os benefícios do chá de caroço de abacate tem crescido, revelando uma fonte adicional de nutrientes e compostos benéficos para a saúde.

Além disso, o consumo do caroço de abacate tem sido objeto de estudos científicos, os quais destacam sua riqueza em antioxidantes e compostos fitoquímicos bioativos.

Para uma melhor compreensão e aproveitamento do abacate inteiro, o QBemQFaz preparou este artigo completo para entendermos para que serve o caroço do abacate, seus benefícios e um passo a passo de como preparar o chá. Acompanhe a seguir!

Pode consumir o caroço do abacate?

Sim! Apesar de pouco comum, o caroço do abacate pode ser consumido. Com ele, podem ser feitos chás, por exemplo. 

Assim como na maioria das outras frutas, o caroço e a casca do abacate possuem muitos nutrientes benéficos para a saúde. Eles são ricos em taninos, flavonoides e compostos fenólicos que conferem muitas vantagens quando consumidos.

Para que serve o caroço de abacate?

O caroço de abacate tem sido utilizado para diferentes fins. 

Para o tratamento e prevenção de doenças, pesquisas atuais mostram que os caroços de abacate podem ajudar a melhorar a hipercolesterolemia e ser úteis no tratamento da hipertensão, condições inflamatórias e diabetes.

Além disso,  em alguns outros casos, o óleo de abacate pode ser utilizado em tratamentos externos também, como em aplicações dermatológicas.

A questão é que os caroços de abacate sempre foram vistos como resíduos da indústria alimentícia, mas com o aprofundamento no tema, diferentes estudos estão descobrindo os benefícios que eles podem oferecer. 

Benefícios do caroço de abacate

Para compreender melhor para que serve o caroço de abacate, listamos os principais benefícios que ele pode trazer! Veja a seguir. 

Controle da pressão arterial

A hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns atualmente. Muitos estudos têm sido realizados para identificar fontes vegetais que possam ajudar a reduzir a pressão arterial com poucos ou nenhum efeito colateral. 

Dentre eles, está o extrato de caroço de abacate, que já é utilizado na Nigéria por grupos de praticantes de medicina alternativa como aliado no tratamento dessa condição. 

Controle da diabetes

Os fitoquímicos, vitaminas, minerais e antioxidantes presentes no caroço de abacate podem contribuir no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Alguns estudos recentes, realizados em animais, descobriram que o extrato de caroço de abacate não apenas ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentando a captação pelas células, mas também diminui os danos oxidativos e a inflamação associados à diabetes. 

Redução dos níveis de colesterol

O abacate é rico em gorduras saudáveis que podem contribuir para melhorar os níveis de colesterol. 

O extrato e a farinha da semente de abacate também possuem propriedades redutoras de colesterol. Estudos comprovaram que estes elementos ajudaram a reduzir o colesterol "ruim" (LDL) em camundongos.

Ação antioxidante

A semente de abacate é rica em antioxidantes, como flavonoides e fenóis, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo e proteger as células contra danos causados pelos radicais livres, que em excesso podem levar ao envelhecimento precoce e a doenças como diabetes e câncer. 

Atividades antimicrobianas

Alguns estudos indicaram que a semente de abacate pode ter atividade antimicrobiana contra certas bactérias, como Salmonella e Staphylococcus, o que pode contribuir para a saúde intestinal e prevenir infecções.

Inclusive, o abacate em si é utilizado como um auxiliar para aliviar a diarreia causada por parasitas intestinais. No entanto, as sementes de abacate podem ser ainda mais potentes como parceiras no tratamento  das diarréias.

Aumento da elasticidade e firmeza da pele

O consumo do caroço de abacate também pode ajudar  o exterior do organismo humano. Isso ocorre devido aos compostos polifenólicos na semente de abacate que promovem uma pele saudável. 

Em um estudo recente, o consumo diário de abacate resultou em maior firmeza da pele e, consequentemente, reduziu os sinais de envelhecimento. 

Além de ingeri-lo como chá, o caroço de abacate também pode ser transformado em pó para ser utilizado em cuidados caseiros com a pele. O pó seco pode ser usado como esfoliante ou pode ser misturado com água ou outros ingredientes líquidos para fazer uma máscara facial.

Passo a passo: Como fazer chá de caroço de abacate?

Existem algumas formas diferentes para consumir o caroço de abacate, mas uma das mais comuns é fazer um chá. Por isso, o QBemQFaz trouxe um passo a passo de como fazer chá com a semente do abacate. Olha só!

  1. Lave bem a semente de abacate para remover qualquer sujeira ou resíduo;

  2. Usando uma faca, corte a semente ao meio e retire a camada externa. Tenha cuidado ao manusear a faca para evitar acidentes;

  3. Após remover a casca, corte a semente em pedaços menores. Você pode usar uma faca afiada ou um ralador para fazer isso;

  4. Coloque os pedaços de semente de abacate em uma panela com cerca de 2 xícaras de água.

  5. Leve a panela ao fogo médio e deixe a água ferver.

  6. Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe o chá de semente de abacate cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos.

  7. Use um coador para separar os pedaços de semente do chá. Despeje o chá em uma xícara ou bule limpo.

  8. Agora, você pode adicionar sabores extras ao chá, se desejar. Por exemplo, adicione uma rodela de gengibre ou algumas gotas de suco de limão, ou se preferir, adoce o chá com mel ou outro adoçante natural de sua escolha.

  9. Seu chá de semente de abacate está pronto! Sirva quente e aproveite.

Precauções

É importante destacar que muitos dos testes e estudos realizados com a semente de abacate ainda estão em estágios iniciais e limitados a estudos em animais. Por outro lado, alguns deles já possuem resultados interessantes e métodos utilizados por pessoas. 

As sementes de abacate precisam ser estudadas mais a fundo quanto à sua eficácia em humanos, especialmente em relação às dosagens ideais. 

Assim como qualquer elemento em excesso, os caroços podem ser tóxicos em altas doses, portanto, não é recomendado consumir em excesso o caroço de abacate, principalmente, sem consultar um nutricionista e médico. 

Em resumo, o chá de caroço de abacate pode ser uma adição saudável à sua rotina diária, fornecendo uma série de benefícios à saúde. 

Desde suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias até a possível redução da pressão arterial e do colesterol, esse chá oferece uma variedade de vantagens para o seu bem-estar. 

No entanto, lembre-se sempre de consumir com moderação e consultar um profissional de saúde antes de adotar qualquer novo hábito alimentar, ok?

Para continuar recebendo dicas valiosas sobre saúde, bem-estar e outros assuntos relacionados, convidamos você a continuar acessando o QBemQFaz! 

Estamos comprometidos em fornecer informações atualizadas e confiáveis para ajudá-lo a alcançar um estilo de vida saudável. Mantenha-se informado e aproveite todos os benefícios que a natureza tem a oferecer!


Perguntas Frequentes

Como usar o caroço de abacate como remédio?

O caroço de abacate pode ser usado como remédio de diferentes maneiras, como em forma de chá, extrato, ou até mesmo em pó adicionado a alimentos. Consulte um profissional antes de consumi-lo.

Para que serve o caroço do abacate e como fazer?

O caroço do abacate pode ter vários benefícios para a saúde, como ajuda na redução da pressão arterial, no controle do colesterol e propriedades antioxidantes. Para utilizá-lo, o caroço pode ser triturado e fervido para preparos de chá.

Pode tomar o chá do caroço do abacate todos os dias?

Embora o chá de caroço de abacate possa oferecer benefícios à saúde, é importante consumi-lo com moderação. Não há recomendação específica para tomar o chá do caroço de abacate todos os dias, e é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde para orientações.

Referências

Valorization of avocado seeds with antioxidant capacity using pressurized hot water extraction. National Library of Medicine, 2022.

Avocado seed discoveries: Chemical composition, biological properties, and industrial food applications. National Library of Medicine, 2022.

Avocado (Persea americana) seed as a source of bioactive phytochemicals, National Library of Medicine, 2013.

Is It Safe and Healthy to Eat the Seed of an Avocado? Healthline, 2018.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.