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Pratos saudáveis para emagrecer: dicas e receitas

Legenda: 
Prato saudavél: cenoura, brócolis, arroz e tomate

Quando pensamos em dietas para emagrecer, acabamos por pensar em dietas super restritivas que, além de serem difíceis de seguir, costumam não ser lá muito saudáveis. No entanto, uma alimentação equilibrada e saudável pode ser uma boa maneira de perder peso de forma gradual e saudável. Nós do Que Bem que Faz separamos algumas dicas de receitas e pratos saudáveis para emagrecer que você pode conferir neste artigo.

 

Dicas para emagrecer de forma saudável

A melhor coisa que você pode fazer antes de sair procurando pratos saudáveis para emagrecer é consultar um nutricionista, para que ele possa elaborar um cardápio que não deixe nenhum nutriente de fora e te dar uma orientação personalizada, que atenda a sua rotina. Existem, porém, algumas dicas que podem ser úteis. Aqui vão algumas:

 

Pratos saudáveis para emagrecer

É através da alimentação que o corpo obtém a maior parte dos líquidos, vitaminas, proteínas e nutrientes que são necessários para um corpo saudável. Assim, comer frutas, legumes, verduras, carnes e grãos é um passo importante para uma alimentação saudável.

Estar consciente sobre o que ingerimos acaba sendo um passo importante quando pensamos em emagrecer de forma saudável. Por isso, é importante procurar comer de forma variada, mas sem excessos. Evitar o exagero acaba sendo essencial ao planejar pratos saudáveis para emagrecer.

 

Receitas de pratos saudáveis para emagrecer

Pensando na dificuldade que muitas pessoas podem ter em montar pratos saudáveis para emagrecer, Que Bem que Faz decidiu fazer uma lista repleta de opções nutritivas e gostosas. Mas lembrando sempre: essas receitas precisam estar acompanhadas de um estilo de vida mais saudável.

1. Salada de Batata-doce Rústica, Frango Grelhado, Feijão-branco e Molho de Abacate: uma salada nutritiva e saborosa, com rabanete, feijão-branco, batata-doce, molho de abacate e pedacinhos de frango grelhado. Rica em fibras e proteínas, é uma boa opção de prato saudável para emagrecer.
2. Panqueca de Iogurte Grego Light, Aveia e Quinoa com Recheio Cremoso de Carne: essa panqueca também é rica em proteínas e fibras tem uma massa feita com quinoa e aveia e é recheada com filé-mignon com creme de leite e leva tomates e abóbora no preparo do molho, sendo um prato super diverso e saudável.
3. Jardineira de Frango: de fácil preparo e super prática, essa jardineira de frango tem o sabor complementado por pedaços de cenoura e ervilha-torta.
4. Peixe Grelhado com Aspargos: essa receita é rica em ômega-3 por conta do salmão utilizado, o que faz bem para a pele, e os aspargos podem ajudar a oferecer a sensação de saciedade. Além disso, é uma receita grelhada, e não frita. Outra ótima opção de prato saudável para emagrecer.
5. Arroz de Couve-flor com Filé de Frango: para aqueles que adoram um arroz junto ao frango, mas que o evitam por ser um carboidrato simples e calórico, essa receita de arroz de couve-flor acompanhada com filé de frango é uma boa opção.
6. Salada Waldorf com Atum: essa salada feita com alface americana, maçãs verdes, nozes e atum é uma ótima opção de prato saudável para emagrecer.
7. Omelete de Forno: uma ótima opção de almoço leve e proteico, esse omelete de forno leva tomate, cebola e queijo mussarela.
8. Salada com Camarão Grelhado: uma salada super saborosa e cheia de texturas, essa receita com manga, croutons e camarão complementando as folhas de alface americana.
9. Gratinado de Frango com Alho-Poró: saudável e saboroso, esse gratinado de frango com alho poró é uma ótima opção para variar o cardápio.
10. Bacalhau ao Forno com Batata-doce e Couve: o bacalhau é uma boa fonte proteica para a manutenção do peso, promovendo o ganho de massa muscular e a perda de gordura, enquanto que a batata-doce é uma ótima fonte de energia é rica em fibras, fazendo com que essa receita seja ótima para quem pratica exercícios físicos.
11. Salmão Grelhado com Purê de Brócolis: essa receita com muita vitamina A, ômega-3 e colágeno é saborosa e pode ajudar a fortalecer a pele e os músculos.
12. Saladinha Leve Molico: uma salada nutritiva feita com frango, batata doce, ervilha, milho e castanhas-do-pará e coberta com um molho delicioso sem lactose e super temperado.
13. Papillote Cremoso de Camarão com Palmito e Banana-da-Terra: assado em forminhas de papel alumínio, essa receita é um mix de camarão com palmito, pimentão e banana-da-terra.
14. Panqueca Integral de Legumes: essa receita de panqueca com massa integral é recheada com cenoura, brócolis e palmito refogados com creme de leite e cobertos com um molho de tomate caseiro.
15. Wrap Integral com Pasta de Rúcula, Repolho Roxo e Frango : fácil de fazer, essa receita é ideal para quem está com pressa. Basta rechear um pão sírio integral com uma pasta de rúcula, repolho e frango desfiado.
16. Wrap Cremoso de Salmão: uma opção mais elaborada de wrap, essa receita leva salmão, beterraba, alface e tomate.
17. Torta de Frango com Batata-doce sem Glúten: essa torta de frango sem glúten é feita no liquidificador com batata-doce e é ótima para comer com a galera.
18. Salada de Atum ao Creme de Beterraba (Salada Turbinado): super colorida e rica em sabores e texturas, essa salada leva atum, grão de bico, alface, cenoura e creme de beterraba.
19. Kibe de Carne com Aveia: além de super proteico, esse kibe é feito com aveia, que permite uma absorção maior dos nutrientes e traz saciedade e é assado, sendo uma opção super saudável.
20. Mini Quiche Integral de Brócolis: muito saboroso, esse quiche integral é indicado para quem quer dar uma variada no cardápio sem deixar de ser saudável, o brócolis e os ovos presentes nessa receita irão te proporcionar muitos nutrientes e não engordam.

Todas essas receitas são saudáveis e têm um baixo teor calórico, no entanto, cabe a você adaptar as porções de acordo com as suas necessidades nutricionais diárias para emagrecer bem.


Perguntas frequentes

  • Qual o papel da proteína no emagrecimento?

    A proteína frequentemente está presente nas dietas para emagrecer, isso ocorre pois a proteína costuma promover a saciedade e ajuda a “queimar” a gordura enquanto mantém a massa magra. Você pode entender mais sobre isso nesse artigo O papel da proteína no emagrecimento.

    Fontes

    https://www.taste.com.au/healthy/galleries/healthy-dinner-ideas-weight-loss/6oetyh5j

    https://www.healthline.com/nutrition/20-most-weight-loss-friendly-foods

    https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-food-combos-weight-loss

Fontes

https://www.taste.com.au/healthy/galleries/healthy-dinner-ideas-weight-loss/6oetyh5j https://www.healthline.com/nutrition/20-most-weight-loss-friendly-foods https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-food-combos-weight-loss

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas