Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Proteína no café da manhã: 30 dicas de café da manhã proteico

Legenda: 
Proteína no café da manhã: ovos

Preparar um café da manhã proteico é uma ótima forma de começar o dia cheio de energia e disposição, uma vez que consumir uma quantidade adequada de proteínas no café da manhã ajuda a controlar a fome no resto do dia, e, consequentemente, melhorar o humor. Afinal, começar o dia com déficit nutricional e fome acaba com o bom-humor de qualquer um.

Neste artigo, veja 30 opções cheias de proteína para começar o dia com o pé direito.

 

Café da manhã proteico: alimentos ricos em proteínas

Confira dez alimentos ricos em proteínas para café da manhã e descubra como incluí-los na sua alimentação.

Ovos

Neste caso, o senso comum está certo: o ovo é sim uma das melhores fontes de proteína para o café da manhã e outras refeições ao longo do dia. As proteínas desse alimento estão concentradas principalmente na clara, enquanto a gema contém gorduras saudáveis, vitaminas e minerais importantes. Ideais para um café da manhã proteico, as receitas com ovo são muito diversas e saborosas.

Receitas com ovos para um café da manhã rico em proteína

Quinoa

Muito popular entre a galera fitness, a quinoa é uma semente rica em diversos nutrientes, como as proteínas, que tornam esse cereal uma opção interessante para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã. Aprenda um pouco mais sobre os demais cereais no artigo “Cereais: por que comer? Porque fazem bem!”.

Receitas com quinoa para um café da manhã proteico

Amêndoas

Uma das integrantes mais populares do grupo das oleaginosas, a amêndoa é muito nutritiva, pois contém quantidades relevantes de proteínas, magnésio, vitamina E, manganês e fibras. Apesar de pequenas, as amêndoas são um dos principais alimentos ricos em proteínas para café da manhã, pois podem ser acrescentadas a diversas receitas da primeira refeição do dia.

Receitas com amêndoas para um café da manhã com proteína

Aveia

Um dos grãos integrais mais saudáveis que existem, a aveia é rica em diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitamina B1. Além disso, ela é rica em antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres. Então na hora de montar seu café da manhã proteico e saudável, não se esqueça da aveia.

Receitas com aveia para consumir proteína no café da manhã

Atum

O atum é um peixe saboroso e rico em proteínas que combina tanto com café da manhã, na forma de sanduíche natural, quanto com almoço, como um salpicão completo. Como diversos peixes, o atum é rico em ômega-3, uma gordura boa fundamental para a manutenção da saúde do coração e do cérebro. Altamente proteico, uma lata de atum contém aproximadamente 27 g desse nutriente, então é uma ótima opção para um café da manhã rico em proteínas.

Receitas com atum para um café da manhã proteico simples

Iogurte grego

Seja na versão desnatada ou integral, o iogurte grego é uma ótima fonte de proteínas e outros nutrientes, como cálcio, vitamina A, potasio, fósforo e vitamina B12. De sabor suave, ele pode ser usado em receitas salgadas e doces de qualquer refeição do dia. Para preparar um café da manhã rico em proteínas, dê preferência a iogurtes gregos sem adição de açúcares.

Receitas com iogurte grego para um café da manhã com proteína

Pistache

Outro alimento da família das oleaginosas, o pistache também é rico em proteínas, vitaminas e minerais, como potássio, fósforo e manganês. Para deixar seu café da manhã proteico mais elaborado, acrescente pistaches aos pratos. Mais opções saudáveis para variar na primeira refeição do dia você encontra no artigo “30 opções de café da manhã fit”.

Receitas com pistache para consumir proteína no café da manhã

Leite

Um alimento completo, o leite pode fazer parte de diversas refeições do dia, desde um café da manhã proteico até uma ceia leve. Além de ser rico em proteínas, ele também possui vários nutrientes importantes para o organismo, como o cálcio, mineral fundamental para manter a saúde dos ossos. Caso prefira um alimento menos gorduroso, escolha o leite semidesnatado ou desnatado. Para saber mais sobre esse alimento controverso, acesse o artigo “Leite faz mal?”.

Receitas com leite para um café da manhã rico em proteína

Peito de frango

Saudável e saboroso, o peito de frango é uma ótima fonte de proteínas, tanto que uma porção pode conter mais de 50 g desse nutriente. Para fazer um café da manhã proteico leve, utilize o peito de frango sem a pele, pois essa a parte é mais calórica e gordurosa do frango. Saiba mais sobre esse alimento versátil no artigo “Frango saudável: saiba tudo sobre esta ave rica em nutrientes e importante na dieta”.

Receitas com peito de frango para um café da manhã proteico

Chia

Pouco calóricas e muito nutritivas, as sementes de chia são ricas em fibras e proteínas de alta qualidade, que promovem a saciedade por mais tempo. Além disso, elas também têm antioxidantes, substâncias que atuam no combate ao envelhecimento das células. Agora que você conhece alguns dos benefícios da chia, não hesite em acrescentá-la ao seu café da manhã proteico simples ou completo.

Receitas com chia para um café da manhã com proteína

Além de todas essas receitas saudáveis para um café da manhã proteico, você encontra mais opções e descobre benefícios de acrescentar proteína no café da manhã no artigo “Surra de proteína: café da manhã para quem quer incluí-la na dieta”.


Perguntas frequentes

  • O que fazer em um café da manhã proteico?

    Para preparar uma refeição proteica, o segredo é escolher os ingredientes certos, ricos em proteínas. Algumas opções que combinam demais com um café da manhã proteico são: iogurte grego, aveia, leite, quinoa e amêndoas. Para quem prefere um desjejum salgado, alguns alimentos ricos em proteínas são ovos, atum e peito de frango.

  • Como incluir proteína no café da manhã?

    Basta fazer pequenas mudanças nas receitas e acrescentar alimentos ricos em proteínas aos pratos. Adicionar amêndoas, aveia e sementes de chia a vitaminas, iogurtes e smoothies, por exemplo, é uma forma simples de aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã.

Fontes:

https://www.healthline.com/health/12-high-protein-breakfasts

https://www.healthline.com/nutrition/20-delicious-high-protein-foods

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas