Alimentos low carb: quais são?

Legenda: 
Alimentos Low carb

O que significa low carb? Bom, traduzindo do inglês, significa baixo teor de carboidratos. Normalmente, consumimos cerca de 250 g de carboidratos por dia – o que não acontece em uma dieta low carb. Quem segue uma dieta low carb – depois de consultar-se com um nutricionista, é bom lembrar – geralmente tem como objetivo ingerir de 130 g a 200 g de carboidratos por dia. E onde essa pessoa vai encontrar alimentos low carb?

Nós já vimos aqui que existem alimentos ricos em carboidratos, como pão, massas, tapioca, entre outros. Será que existem alimentos low carb? A resposta é sim. Vem com a gente conhecer.

Antes, porém, um aviso: os carboidratos são importantes. Eles fornecem boa parte da energia de que o nosso corpo precisa. Por isso, não dá para simplesmente cortar ou mesmo reduzir (que é o caso da dieta low carb) os carboidratos da dieta sem orientação de um profissional de saúde.

 

Alimentos Low Carb

Mas se diminuímos o consumo de carboidratos, o que entra no lugar? Para substituir esses alimentos e suprir as necessidades calóricas de cada pessoa, o consumo de proteínas e gorduras é aumentado. Aqui é necessário ter cuidado com alguns alimentos ricos em gorduras ruins, como por exemplo o bacon, e as bebidas alcoólicas, pois o consumo rotineiro e exagerado desses alimentos podem prejudicar nossa saúde, contribuindo para o surgimento de doenças.

O que faz esta dieta ser uma opção saudável para perda de peso é incluir mais alimentos como:

Alimentos Low Carb: quais são?

Muita gente, com a esperança de emagrecer rápido, costuma apostar na dieta low carb sem saber muito bem do que se trata. Para ajudar essas pessoas a terem uma ideia do que a dieta pede, a gente vai dar uma lista dos alimentos mais comuns na dieta low carb. São alimentos com poucos carboidratos, como era de se esperar, mas atenção: essa lista não é uma recomendação. Ele serve mais para dar uma noção, como falamos.

Lista de alimentos que devem ser evitados na dieta Low Carb

Aqui você encontra o outro lado da história, ou seja, os alimentos geralmente evitados na dieta low carb. E é bom notar que esses alimentos não são eliminados, mas reduzidos. Cortar completamente o consumo de um alimento é uma medida que precisa ser tomada em conversa com um nutricionista.

 

Cardápio para dieta Low Carb

Com isso em mente, é fácil ter uma ideia de como é o cardápio de uma dieta low carb. As refeições consistirão numa combinação desses alimentos low carb. Por exemplo, vamos dar uma olhada num cardápio de dieta low carb aqui (que não é recomendação, hein?) para ver como isso se dá na prática.

Dentre todas as dietas, talvez a low carb seja a mais famosa, e muitas pessoas acreditam que seja uma das melhores para o emagrecimento. Por isso, é importante um acompanhamento com um profissional nutricionista para que seja feita uma avaliação individualizada e seja orientado um plano nutricional adaptado às necessidades e condições de saúde de cada um. Por fim, é importante ter sempre presente que emagrecer com saúde significa ter uma alimentação equilibrada acompanhada de outros hábitos saudáveis, como a atividade física regular, uma boa rotina de sono, etc.

Se você gostou desse tipo de conteúdo, acompanhe os textos do Que Bem que Faz e nutra-se de informação.


Perguntas frequentes

  • Dieta low carb emagrece?

    Depende. Muitas pessoas acreditam que qualquer dieta que mude a alimentação vai funcionar para perder peso, mas isso depende do caso. É muito provável que se você fizer um acompanhamento nutricional e fizer a dieta aliada com hábitos saudáveis, como a prática de exercícios, você consiga emagrecer.

  • Por quanto tempo posso fazer a dieta low carb?

    Isso depende de cada caso. O mais importante é ter uma orientação profissional, pois é por meio dela que você saberá quanto tempo é seguro fazer a dieta. O ideal é não fazer por um longo período de tempo, já que carboidratos são essenciais.

  • Dieta low carb emagrece rápido?

    A perda de peso pode ser vista relativamente rápido, mas isso também depende de cada pessoa e de cada corpo. Emagrecimento é um processo que exige paciência e tempo.

  • Fontes:

    https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp- Dieta low carb e seus benefícios

    DIABETES UK. Position statement Low-carb diets for people with diabetes. 2017. https://www.diabetes.org.uk/resources-s3/2017-09/low-carb-diets-position-statement-May-2017.pdf

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – CO. 2011. Disponível em: www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas