Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

75 receitas com peito de frango para todas as ocasiões

Legenda: 
Receitas de peito de frango

O peito de frango é uma carne não tão gordurosa, rica em proteína animal e vitamina B3. Ele pode ser muito versátil e participar de pratos diversos, desde filés fritos até molhos e patês.

Por isso, trouxemos para você 75 receitas com peito de frango que podem ser servidas em qualquer ocasião, como almoços, lanches rápidos e entre outras.

 

Receitas de tortas com peito de frango

As tortas são boas opções para lanches rápidos, mas também podem acompanhar algum prato principal. Geralmente são recheadas de vegetais também, podendo ser sugestões nutritivas.

1. Torta de frango: a torta de frango é, de longe, uma das receitas com peito de frango mais conhecidas. O seu recheio é feito com peito de frango desfiado e a massa com creme de leite.
2. Torta rápida colorida (torta fortona): essa receita é uma sugestão com uma massa mais macia e com textura de bolo. Recheada com legumes e peito de peru, que pode ser substituído por frango.
3. Torta de frango de liquidificador: essa torta é mais prática e rápida por poder ser feita no liquidificador. Ela também leva queijo em seu recheio e massa, uma versão diferente da torta tradicional.
4. Torta de frango e palmito: a massa macia da torta pode ser feita no liquidificador e tem o receio de tiras de peito de frango e palmitos picados.
5. Torta de frango com batata-doce sem glúten: receita sem glúten e sem lactose, já que não há a adição de creme de leite. A massa é feita com batatas-doces e aveia em flocos sem glúten, sendo totalmente gluten free.
6. Tortinhas com creme de cebola e frango cremoso: uma receita com peito de frango que é uma boa sugestão para aperitivos, já que são porções menores. A massa das tortinhas tem como recheio um creme de cebola e frango desfiado.

 

Receitas de fricassés e strogonoff com peito de frango

O fricassê e o strogonoff, muitas vezes, se assemelham quanto aos ingredientes, pois são pratos mais cremosos e que podem levar creme de leite.

7. Strogonoff de frango simples: de fato, ela é a mais conhecida receita com peito de frango. Os pedaços de frango são refogados e depois são adicionados creme de leite, mostarda e ketchup.
8. Fricassê de frango: uma receita com peito de frango saborosa e com ar sofisticado, apesar de ser simples. O fricassê é feito com frango desfiado, champignon e uma espécie de molho.
9. Fricassê de frango cremoso da Suely Suita: essa receita de fricassê é diferente da anterior, já que nela não há vinho e o creme onde está imerso o peito de frango desfiado é o creme de milho.
10. Fricassê de frango prático Nutren® senior: nessa receita, o creme do fricassê é feito com requeijão cremoso, Nutren® e queijo parmesão ralado, dando um sabor diferenciado e saboroso ao prato.
11. Batatas ao forno com fricassê de frango zero lactose: essa versão de fricassê é para quem não pode ou não quer consumir lactose, além de ter o acompanhamento de batatas ao forno.

 

Receitas enformadas e gratinadas com peito de frango

Os enformados e os gratinados levam queijo ralado no topo e levados ao forno. Também podem ter queijo com requeijão para criar uma camada mais cremosa por cima.

12. Gratinado de frango com alho-poró: as tiras de peito de frango são refogadas e feitas com creme. Depois disso, a mistura com a carne é colocada em um refratário e gratinada.
13. Frango gratinado: com os peitos de frango já cozidos e desfiados, adicione o creme de milho temperado e leve para gratinar com queijo ralado polvilhado.
14. Gratinado de frango com batata e Maggi® creme de cebola: o creme é feito com creme de leite e tempero Maggi®, ele é adicionado ao frango e às batatas - e levado para gratinar, por fim.
15. Cumbucas de frango gratinado: as cumbucas são preparadas com peito de frango em iscas e creme de milho-verde. Cada refratário é polvilhado com queijo ralado e é gratinado. É uma opção interessante para as visitas.
16. Enformado de chuchu e frango: os cubos de frango são levados ao forno junto com o purê de chuchu, resultando em um delicioso enformado.
17. Enformado de frango e mandioquinha: esse enformado é feito com uma camada de frango desfiado entre duas de purê de mandioquinha. E, por fim, ele é gratinado com uma camada de queijo ralado.

 

Medalhões e escondidinhos

Os medalhões e os escondidinhos são utilizados como acompanhamentos, raramente consumidos sozinhos como prato principal.

18. Medalhão de frango com bacon: a receita com filé de peito de frango consiste em envolver os filés em fatias de bacon e fritá-los, em forma de medalhões.
19. Medalhão de frango com molho de mostarda com ervas: os medalhões são feitos de maneira semelhante do que a receita anterior, mas o maior diferencial é o molho de mostarda com ervas, servido como acompanhamento.
20. Escondidinho Nutren senior de frango e milho: uma receita com peito de frango reforçada. Os cubinhos de frango são colocados por baixo do creme de milho com Nutren®, uma surpresa incrível e prática de se fazer.
21. Frango escondidinho: essa receita com peito de frango é feita da seguinte forma: o frango desfiado e cozido é colocado por baixo do purê de mandioca. E, por fim, é gratinado com uma camada de requeijão e queijo ralado por cima.

 

Receitas de espetinhos de peito de frango

Os espetinhos de peito de frango podem ser usados em churrascos para mudar um pouco a tradição de ter sempre espetos de carne vermelha.

22. Mini kafta de frango com molho de iogurte: é uma receita com peito de frango moído, que se torna uma espécie de bolinho de carne colocados em palitos. O molho é feito com iogurte natural e condimentos.
23. Espetinho de frango assado com molho: os pedaços de frango são “empanados” em biscoitos e leite, e assados. Ainda há um molho que acompanha os espetinhos, feito com requeijão, mostarda e tomates.
24. Espetinhos de frango Thai: o espetinho de pedaços de frango com pimentões, cebola e abacaxi são marinados e levados ao forno até que dourem.

 

Frango com curry

O curry é uma combinação de diversos temperos e possui uma cor alaranjada característica. Muito utilizado na culinária indiana e asiática.

25. Frango ao curry: os cubinhos de filé de peito de frango são preparados com o curry, assemelhando-se com um strogonoff.
26. Frango ao curry com arroz integral: o frango refogado com legumes acompanha o arroz integral e curry. Um prato bem colorido e diverso, muito saboroso e nutritivo.
27. Frango com curry e brócolis: as tiras de peito de frango são refogadas com brócolis. O frango e o vegetal são imersos em iogurte natural, creme de leite e curry, uma combinação deliciosa e diferente.
28. Salada de frango ao curry: a receita da salada, além do peito de frango cozido e uvas, contém um molho de iogurte natural, suco de limão, curry e salsa. Pode ser servida com amêndoas se preferir.
29. Frango indiano: nessa receita, o peito de frango em cubos é refogado e temperado, e, no fim, adiciona-se o iogurte natural e o creme de leite. Uma maneira bem diferente de se fazer o frango.

 

Frango recheado

Os filés podem ser recheados com ingredientes variados, podendo ser acompanhados de molhos também.

30. Peito de frango recheado: essa receita com peito de frango é feita com tomates secos e queijo frescal, além de temperos saborosos. Uma boa sugestão para almoços.
31. Filé de frango recheado com farofa: nessa receita com peito de frango, os filés são cortados na horizontal para que consigam comportar a farofa como recheio.
32. Filé de frango à rolê: os filés de peito de frango são enrolados com tiras de cenoura, pimentão e ovo dentro. Os rolinhos são presos com palito de dente e cozidos com molho de tomate e açúcar.
33. Cartoccio de frango: neste receita com peito de frango, os filés são recheados com espinafre cozido e requeijão. Após isso, são embalados individualmente em papel alumínio e assados.
34. Frango agridoce: os filés de peito de frango são recheados com fatias de maçã e ameixa, depois são assados com suco de laranja.Uma receita que demanda um pouco mais de dedicação, mas com certeza vai conquistar o paladar de muitos.

 

Receitas com peito de frango com creme e molhos

Apesar de ser uma carne mais suculenta, muitas vezes o peito de frango é acompanhado de cremes e molhos.

35. Frango ao creme de cebola: nessa receita com peito de frango, a carne é cozida junto com o creme e depois gratinada.
36. Filé de frango ao creme de milho: essa receita de filé de peito de frango com creme de milho é deliciosa e simples. O creme de milho é feito apenas com milho, creme de leite e temperos, e acompanha os filés já fritos.
37. Frango agridoce à moda cantonesa: já essa receita de peito de frango é à moda cantonesa, que leva abacaxi, e ingredientes diversos, como o ketchup e o molho de soja.
38. Salpicão de frango diferente: com as tiras de peito de frango já douradas e frias, adiciona-se, entre outros ingredientes, iogurte natural, uva-passa e suco de limão.
39. Frango ao molho shitake e gengibre: após refogar o filé de peito de frango, shitake, gengibre e molho de soja são adicionados. Uma receita com sabor forte e de aparência refinada.
40. Frango ao molho de tangerina: as tiras de filé de frango são douradas e colocadas no molho. O molho é feito apenas com farinha de trigo e suco de tangerina, podendo ser polvilhado com gergelim torrado.

 

Receitas de peito de frango crocantes

O peito de frango pode ficar crocante ao ser empanado, assado ou frito. A camadinha exterior pode ter farinha de rosca, de milho ou mesmo cereal matinal.

41. Frango zás-trás: a receita de filé de peito de frango leva biscoitos e creme de leite, que ajudam na crocância na parte externa e maciez da carne.
42. Polpetones de frango recheados: o peito de frango picado faz parte de uma massa, que é recheada com mussarela e espinafre, e frita. Assemelha-se com hambúrgueres e são tão deliciosos quanto.
43. Hambúrguer saudável de frango: o peito de frango triturado se torna uma massa com a junção de outros ingredientes, como a aveia em flocos, abobrinha e amêndoas, e é assado em forma de hambúrguer.
44. Frango especial ao coco: nessa receita com peito de frango, os filés são passados em uma massa com leite de coco, coco ralado e farinha de trigo. Depois disso são “empanados” em farinha de milho e assados, formando uma casquinha crocante com sabor de coco.
45. Nuggets croc-croc: para fazer a massa dos nuggets, o peito de frango triturado é misturado com espinafre e ovo. Depois de modelado, eles são empanados em ovo e cereal de milho e assados.
46. Pedacinhos crocantes de frango e vegetais: a massa dos pedacinhos é feita com peito de frango triturado e vegetais, como abóbora, abobrinha e batata. Depois de feita, cada pedaço é empanado e frito.
47. Coxinha de frango sem glúten: além de sem glúten, a coxinha também é sem lactose por não usar creme de leite no recheio. A massa é feita com batatas cozidas, farinha de mandioca e creme vegetal.

 

Receitas de massas com peito de frango

Os frangos podem acompanhar diversas massas, como pães e macarrão, e combinar muito bem com elas.

48. Parpadelli ao molho de frango e peito de peru: os peitos refogados de frango e de peru são triturados de modo que formem um molho junto com o creme de leite. E, por fim, o pappardelle é coberto com o molho já pronto.
49. Farfalle com ragu de frango: o ragu de frango, que acompanha com o macarrão farfalle, é feito com diversos ingredientes, incluindo peito de frango desfiado e vinho tinto.
50. Salada de macarrão com frango defumado: as tiras de peito de frango defumado são colocadas junto com o macarrão pronto e iogurte natural. Também são adicionadas uvas-passas e maçã verde - além de outros ingredientes.
51. Sanduíche Ninho® levinho cremoso de frango: as baguetes são recheadas com frango desfiado com leite e temperos, além de mostarda e cenoura. O sanduíche também leva alface e tomates, uma ótima sugestão de lanche saudável e saboroso.
52. Wraps divertidos de frango: os pães sírios são recheados com legumes e um recheio de frango cremoso com milho. Ideal para um lanche rápido.
53. Patê cremoso de frango: o frango, em pequenos pedaços, é misturado com abobrinha ralada, ricota e leite, formando um patê cremoso. Ele pode ser servido com torradas, pães ou o que preferir.
54. Fajitas de frango: as fajitas são feitas de tortillas de trigo recheadas com guacamole, sour cream e recheio de frango. O recheio de frango é feito com frango em tirinhas, pimentões e cebola.

 

Receitas com peito de frango e vegetais

Os cubos de frango ou o frango desfiado podem acompanhar de maneira deliciosa os vegetais cozidos. São alternativas mais leves para consumir vegetais e a própria carne.

55. Frango em tiras com alecrim: as tiras de frango são douradas e depois são adicionados o alecrim e a ervilha-torta. Um prato simples e rápido de se fazer, além de ser uma boa sugestão para adicionar em uma salada.
56. Frango teriyaki: essa receita com peito de frango é feita com pedaços de frango dourados e diversos condimentos, incluindo molho de soja e suco de abacaxi. Com certeza esse prato japonês vai agradar a muitos!
57. Frango xadrez: uma opção incrível para quem quer inovar! O frango é preparado com uma série de condimentos e legumes - contendo até saquê e óleo de gergelim.
58. Frango marroquino: os cubos de filé de frango são feitos no microondas, e por isso são mais práticos. Depois de cozidos com cebola e mel, são polvilhados com amêndoas e gergelim.
59. Frango com mini cebolas: uma receita bem simples, já que o frango é dourado com cebola e alho refogados.
60. Jardineira de frango: a jardineira é feita com tiras de peito de frango e legumes cozidos, perfeito para quem quer algo menos gorduroso e mais saudável.
61. Tirinhas de frango com legumes: também é feito com tiras de peito de frango acompanhado de legumes cozidos, mas preservando a crocância dos vegetais. Ótimo para ser servido com arroz à grega.
62. Picadinho de frango: nessa receita de peito de frango, os pedacinhos da carne são feitos com tomates, mandioquinhas e batata, junto com creme de leite.
63. Bobó de frango: a receita leva, além do peito de frango em cubos, diversos temperos , mandioca, leite de coco e azeite de dendê. Uma boa ideia para quem gosta de sabores fortes e presentes.
64. Creminho de frango com milho, brócolis e ervilha: essa é uma receita com peito de frango indicada para crianças, principalmente as que ainda não conseguem mastigar pedaços grandes. O frango desfiado e os vegetais cozidos compõem um creme saboroso e nutritivo.

 

Receitas diversas com peito de frango

65. Sopa cremosa de frango Nutren® senior: além de peito de frango em cubos, a sopa leva mandioquinha e Nutren® senior sopa. Ela pode ser servida com croutons (pedaços de pão fritos ou assados) se preferir.
66. Cozido de frango com grão-de-bico e abóbora: o cozido é como uma sopa com cubinhos de peito de frango, grãos-de-bico e abóbora. Uma boa sugestão de prato para dias mais frios.
67. Cuscuz marroquino com frango e castanha-do-pará: essa receita conta com peito de frango em tiras douradas adicionadas ao cuscuz hidratado e salpicado com castanhas-do-pará.
68. Almôndegas de frango ao molho: o peito de frango moído é misturado com pão francês, ovo e cebola para fazer uma massa consistente.Depois disso, as almôndegas são feitas e cozidas com molho.
69. Batata-doce recheada com frango cremoso: nessa receita com peito de frango, a carne é cortada em pequenos cubos, refogada e adicionada a um molho. O recheio cremoso é colocado no interior de batatas-doces assadas.
70. Frango assado ao vinagrete: nessa receita, o carpaccio de peito de frango já marinado e assado, recebe o acompanhamento de um delicioso vinagrete com temperos, cebolas e repolho.
71. Frango à pizzaiolo: nessa receita com peito de frango, os filés são fritos e refogados com tomates. Por fim, são adicionadas rodelas de mussarela de búfala e levadas ao forno.
72. Frango com laranja: a laranja adiciona um sabor diferenciado na carne além de modificar levemente a textura. Ele é uma boa sugestão para jantares, por apresentar um sabor diferente e agradável
73. Risoto delicioso de frango: o arroz arbóreo com vinho branco é cozido e é adicionado o frango desfiado com pedaços de presunto. Um prato de textura cremosa e super saboroso.
74. Arroz de forno integral com frango: o arroz integral é misturado com tempero, filé de frango em cubos, milho e abobrinha em refratários individuais. Os refratários são colocados no forno - por ser servido em porções individuais, pode ser uma boa sugestão para visitas.
75. Polenta com frango desfiado: a polenta é feita com fubá e é acompanhada de um molho de frango desfiado e polpa de tomate. Uma versão diferente da tradicional polenta com molho de tomate e carne moída

Para mais dicas e informações sobre saúde e alimentação, acesse a página do Que Bem que Faz.


Perguntas frequentes

  • O que é frango?

    Frango é o galo jovem (e franga, é a galinha jovem – porém a galinha é mais utilizada quando já está na fase adulta).

  • Como é o frango criado em granja?

    Os frangos criados em granja crescem mais rápido por conta do tratamento que recebem com vistas ao consumo. Também por isso, sua saúde é acompanhada de perto, para que sua carne seja livre de doenças.

  • E o frango caipira?

    O frango caipira é criado mais solto, sem tanta supervisão e controle, com alimentação variada – que difere da alimentação do frango de granja, que é feita com rações. Por isso, ele é um pouco menor e tem um sabor diferente.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas