Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Sopa não é dieta e pode ser gostosa

Créditos: 
Legenda: 
Sopa

Uma sopa quente sempre cai bem. Mesmo quando está fazendo aquele calor lá fora, uma sopinha no fim do dia acaba sendo a opção de jantar de muita gente que quer algo mais leve. O prato é popular em diversas culturas, inclusive na brasileira, fazendo parte do cardápio de milhões de pessoas, principalmente por ser barato e prático de fazer. Mas sabe o que é ainda melhor? Ela pode ser super nutritiva!

Sopas feitas com vegetais, legumes, cereais ou carnes podem fornecer elementos importantíssimos para nossa saúde, como vitaminas, sais minerais e nutrientes. Quer aprender a fazer uma sopa super saborosa e bem saudável? O QbemQfaz te ensina!

 

Quais sopas são saudáveis e quais nem tanto?

Para fazer uma sopa saudável, o ideal é que ela contenha principalmente vegetais, já que esse tipo de alimento é rico em nutrientes, como vitaminas e minerais, além das fibras, super aliadas quando o assunto é manter a saciedade – e evitar beliscos fora de hora, o que pode representar calorias em excesso, e, com isso, o ganho de peso. É bom lembrar que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para doenças como diabetes e doenças do coração e até certos tipos de câncer.

Assim, quem quer perder uns quilinhos pode procurar fazer sopas que levem vegetais - e a dica aqui é diversificar, pois cada tipo de legumes e verdura traz diferentes vitaminas e minerais, todos essenciais para ajudar seu corpo a trabalhar como um reloginho! Destaque para os grãos (principalmente os integrais) – que além de estarem cheios de proteínas, fibras e minerais – dão sensação de saciedade e te ajudam a maneirar na hora da refeição.

Por outro lado, aquilo que quem está tomando sopa para emagrecer deve procurar evitar é o excesso de gordura. Quer incrementar o sabor? Use temperos naturais ao invés de ingredientes com alto teor de gorduras – portanto, nada de acrescentar bacon, queijo ou creme de leite à mistura.

Sabe o que é legal também? Fazer sopas com base proteica. Ao mesmo tempo em que evita a gordura excessiva, você também prepara um prato delicioso que vai te ajudar a ganhar massa magra e, para quem está malhando, músculos tonificados! Algumas leguminosas ou carnes como frango podem ser ótimas opções de fonte de proteína que contém pouca gordura.

O ideal é pegar cortes de frango sem ossos e sem peles, além de partes como peito e filé de peito, que têm pouca concentração de gordura. Para quem não come carne, também dá pra extrair as proteínas de alimentos vegetais como feijão, lentilhas, ervilhas, grãos integrais, castanhas e grão-de-bico, que acrescentam textura e novos sabores ao prato da mesma maneira.

 

Benefícios de uma sopa saudável

Como a gente já viu, verduras e legumes têm uma alta quantidade de fibras, o que por sua vez aumenta a sensação de saciedade porque reduz a velocidade com que o estômago se esvazia depois de comer (o chamado esvaziamento gástrico). Além disso, a sopa te deixa literalmente de barriga cheia: é que ela aumenta o volume no estômago, que absorve a água e incha. Você acaba consumindo menos calorias ao longo do dia, porque sente menos fome!

Outro fator essencial para um corpo saudável é sua hidratação. A água é essencial para a sua saúde e a ingestão total de água pode vir da água potável, da água nas bebidas ou da comida – como é o caso de sopas, frutas e vegetais.

 

E o que evitar na hora de fazer uma sopa?

Na hora de preparar a sopa, a gente sempre pensar em dar uma incrementada no sabor e na textura. E tudo bem, afinal, todo mundo quer comer comida gostosa. Só que a gente precisa entender que alguns ingredientes usados nesse processo podem não ajudar muito quando o objetivo é manter o peso, dar “aquela secada” ou mesmo comer uma coisa mais leve antes de dormir.

Por exemplo: é comum que algumas pessoas ponham produtos como leite integral, leite de coco, pão branco ou queijos amarelos para engrossar a sopa. Claro que isso não tem problema se não houver exagero e se estiver inserido numa rotina de alimentação saudável. Agora, é bom saber que em excesso, esses alimentos acabam trazendo uma quantidade considerável de calorias e gorduras, o que pode ser uma pedra no sapato na hora de controlar o peso.

Uma boa dica para deixar a sopa espessa sem usar esses ingredientes é adicionar iogurte magro, purê de legumes, ou feijão, grão de bico ou lentilha. Além de trazer o efeito desejado, eles aumentam ainda mais a gama de nutrientes do seu prato!

Outra coisa que é melhor não fazer é exagerar no sal. Ou melhor, no sódio. É que como muita gente sabe, o sódio faz o corpo reter mais líquidos e, portanto, acabar com aquela sensação de inchaço. Agora, o sódio é importante para o corpo e não podemos ficar sem ele. O ponto aqui é não exagerar. Quer adicionar sabor à receita, mas sem exagerar no sal? Use e abuse de temperos e especiarias como alho, orégano, manjericão, louro ou cebola.

 

Sopas saudáveis para todos os dias da semana

O Receitas Nestlé tem uma infinidade de receitas que podem ajudar a diversificar seu  cardápio  ao longo da semana, sempre com opções saudáveis e muito gostosas! Além da foodlist com sopas e caldos, separamos abaixo algumas das melhores receitas de sopa para você:

7. Sopa de Cebola com Aveia Flocos

Ingredientes

  • 3 cebolas cortadas em meia-lua
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 dente de alho picado
  • ½ colher (chá) de orégano
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 tablete de MAGGI® Equilibrium Caldo Galinha
  • ½ xícara (chá) de Leite Líquido MOLICO® Total Cálcio
  • ½ xícara (chá) de Aveia Flocos NESTLÉ®
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de salsa picada
  • 1 colher (chá) de cebolinha-verde picada

 

Modo de preparo

  • Em uma panela, adicione a manteiga e refogue a cebola, até murchar.
  • Acrescente o alho, o orégano e a farinha, mexendo sem parar, até dourar levemente.
  • Junte o MAGGI Caldo dissolvido em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.
  • Em seguida, junte o Leite MOLICO, a Aveia NESTLÉ, a pimenta-do-reino, e deixe ferver por mais 5 minutos.
  • Sirva decorado com a salsa e a cebolinha-verde picadas.

A melhor parte é que todas essas receitas são bem fáceis e rápidas de fazer. Além de gostosas e saudáveis, claro.

 

Perguntas frequentes:

O que é preciso ter em uma sopa saudável?
O ideal é que uma sopa saudável contenha principalmente vegetais, já que esse tipo de alimento é rico em nutrientes e tem baixa caloria, o que reduz as chances de ganhar peso.

O que é preciso evitar em uma receita de sopa saudável?
Na alimentação como um todo, os excessos não são legais! Aqui, podemos dar o exemplo do excesso de gordura e de sódio, que comumente acontecem nessas preparações. Assim, evite incluir bacon, queijos amarelos, embutidos, entre outros.

O que posso acrescentar para dar mais sabor à sopa?
Há muitas opções. Você pode usar, por exemplo, especiarias e temperos como alho, orégano, manjericão ou cebola.

 

Fontes:

healthline.com/nutrition/is-soup-healthy#what-makes-soup-healthy

ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6266069/

ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6736184/

pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30084105

cdc.gov/salt/

pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28614828/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas