Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

5 sucos que ajudam a eliminar a gordura no fígado

Compartilhar
Atualizado em  dezembro 2023

Quando o assunto é saúde do fígado, um dos primeiros problemas de que ouvimos falar é o acúmulo de gordura nesse órgão. E, realmente, o acúmulo de gordura no fígado pode trazer problemas de saúde para o organismo que vão desde um quadro de fibrose hepática até câncer. E como a alimentação equilibrada é essencial para o corpo, muita gente se pergunta se não existem alimentos e receitas que possam ajudar. Por exemplo, será que existe suco para eliminar a gordura do fígado?

Pensando em te ajudar nos cuidados com o fígado, Que Bem que Faz juntou aqui cinco tipos de suco que podem ser feitos em casa e que ajudam a melhorar a saúde do fígado. Acompanhe.

 

O que é a gordura no fígado?

Como já dissemos, a gordura no fígado é o acúmulo de gordura nesse órgão. Esse acúmulo tem graus, e os dois primeiros costumam não ter sintomas. Contudo, nem por isso podemos baixar a guarda.

 

Como eliminar a gordura no fígado?

O processo de eliminação da gordura no fígado, apesar de simples, pode demorar de acordo com a condição de cada pessoa. Não há um tratamento exato para o acúmulo de gordura no fígado. É por isso que o acompanhamento médico é fundamental. A alimentação equilibrada, porém, pode ajudar a eliminar a gordura do fígado: existem alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir possíveis danos que o fígado tenha sofrido em decorrência desse acúmulo de gordura. E existem alimentos, como sucos, para eliminar a gordura no fígado ou ajudar a mantê-lo saudável e prevenir problemas.

 

Sucos para eliminar a gordura no fígado: o que pode ajudar

Alguns alimentos ajudam mais que outros quando o assunto é cuidar do fígado. Por isso, em vez de pensar em sucos para eliminar a gordura do fígado, é melhor pensar em sucos para manter o fígado saudável. Veja alguns sucos que podem ajudar nessa tarefa e que outros benefícios eles podem trazer para o organismo.

Suco de beterraba

O suco de beterraba se mostrou um dos sucos mais eficientes para manter a saúde do fígado: é rico em antioxidantes chamado de betalaínas, que ajudam a reduzir inflamações. Assim, ele pode ser ou não uma opção de suco para eliminar a gordura do fígado, mas com certeza ajuda a manter o fígado saudável.

Além disso, a betalaína pode trazer grandes benefícios para a saúde do coração por conta desses mesmos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Suco de laranja

O suco de laranja é rico em vitamina C e potássio, nutrientes ótimos para quem busca manter o fígado saudável. Ambos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado, além de ajudar a reduzir problemas como inchaços e irritações no organismo. Assim, antes de ser um suco para eliminar gordura do fígado, ele evita o seu acúmulo. Show, né?

A vitamina C e o potássio também ajudam a melhorar a saúde da pele, ossos e músculos, deixando o corpo mais forte e resistente. E tem ainda o efeito mais conhecido d a vitamina C: ela ajuda a evitar gripes e resfriados.

Suco de limão

Assim como o suco de laranja, o suco de limão é rico em vitamina C e tudo o que ela tem de bom. Por isso, pode também ser um suco para eliminar a gordura do fígado, mas mais importante, impedir que ela se acumule. O baixo teor de açúcar do limão também pode ajudar a prevenir doenças como a diabetes e a pressão alta, diminuindo o nível de glicose no organismo.

Suco de cenoura

O suco de cenoura pode trazer diversos benefícios para todo o organismo. A cenoura é rica em vitamina A, C, E, K e do complexo B, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir possíveis danos que o fígado possa sofrer devido ao acúmulo de gordura. O suco de cenoura também é rico em ácido retinóico, uma substância capaz de proteger o fígado contra lesões ou irritações.

Além de trazer benefícios para o fígado, a vitamina A do suco de cenoura pode ajudar a melhorar a saúde dos olhos, reduzindo os riscos de uma pessoa desenvolver problemas como a miopia.

Suco detox para o fígado

Os sucos detox são bem populares e podem ser feitos com as mais diversas combinações. O tipo de suco detox ideal para quem busca cuidar do fígado precisa conter ingredientes como espinafre, a couve, salsão, limão, cenoura e beterraba. Esses ingredientes podem reduzir o estresse oxidativo que o órgão sofre devido ao acúmulo de gordura, protegendo-o de possíveis danos.

Os sucos podem ser uma opção deliciosa e refrescante para quem quer manter o fígado forte e saudável, procure pela orientação de um nutricionista para conhecer mais alimentos que podem fazer bem para o fígado e qual a quantidade ideal para o seu organismo.


Perguntas frequentes

  • Suco para eliminar a gordura do fígado existe?

    Sucos e vitaminas com alimentos ricos em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem ajudar nos cuidados com o fígado, você pode optar pelo suco de beterraba, pelo suco de laranja ou por várias outras opções de suco. Como dissemos, porém, em vez de pensar em sucos para eliminar a gordura no fígado (que é um problema que precisa de acompanhamento médico), o melhor é pensar numa alimentação que mantenha o fígado saudável.

  • Como eliminar gordura no fígado rapidamente?

    Não há uma fórmula milagrosa para eliminar a gordura no fígado rapidamente. No entanto, é possível eliminá-la com o acompanhamento médico e hábitos de vida saudáveis.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/11-foods-for-your-liver#:~:text=Beetroot%20juice%20helps%20protect%20the,increasing%20its%20natural%20detoxification%20enzymes. https://www.kent.co.in/blog/detox-your-liver-with-these-nutritious-and-tasty-cold-pressed-juices/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/323915 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27414418/ https://www.healthline.com/nutrition/carrot-juice-benefits#8.-May-protect-your-liver https://www.livestrong.com/article/286438-the-effect-of-lemon-juice-on-liver-function/

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.