Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

22 maneiras de ter sucos nutritivos e saborosos todas as horas do dia

Legenda: 
Sucos nutritivos

Que tal um suco nutritivo no café da manhã para dar aquela energia? No lanche a bebida também é sempre muito bem-vinda. Durante as principais refeições então, quem resiste a um bom copo de suco saudável e nutritivo para acompanhar? Além de muito sabor, os refrescos criam uma barreira de proteção no organismo, deixando-o mais forte para combater as doenças que ficam nos rondando, só esperando uma brechinha para nos atingir.

As frutas, sementes, cereais e até vegetais sempre rendem sucos nutritivos e saborosos carregados de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, antioxidantes e lipídios, que juntos dão a força da qual precisamos para nos manter saudáveis. Sem esquecer, é claro, da água que nos hidrata e é fundamental para nossa existência.

"Ah, mas já estou cansada (ou cansado) de preparar as mesmas receitas de suco nutritivo" – você pode estar pensando agora. Para te dar uma mãozinha e ajudar a mudar isso, o Que bem que faz preparou uma lista com 22 sucos nutritivos que vão surpreender e ainda te deixar prontinho para variar o cardápio o quanto quiser.

Antes disso, deixa a gente te explicar bem direitinho a importância de adotar o hábito de consumir sucos saudáveis e nutritivos no dia a dia. Vamos fazer um resumo para te deixar querendo beber sucos nutritivos e saborosos todos os dias!

LEIA TAMBÉM:

5 ideias de café da manhã que vão te ajudar a sair da cama para treinar

10 frutas ricas em fibras para dar adeus à prisão de ventre

Alimentos mais fortes para combater doenças

 

Vantagens do suco nutritivo que vão além do sabor

Vamos começar pelo básico. Os sucos saudáveis e nutritivos vão garantir bem-estar, tanto físico quanto mental, porque nele serão encontrados nutrientes capazes de aumentar a imunidade, dar mais energia e disposição, desinchar, acabar com o cansaço e ainda barrar a entrada de doenças no corpo, como problemas cardíacos e diabetes.

Aumenta a imunidade

A imunidade é como se fosse um exército de soldadinhos, que vive para defender o organismo. Portanto, se esse exército sofre baixas, ficamos vulneráveis ao ataque dos inimigos que são as doenças – como gripes, resfriados, infecções e uma série de problemas que fazem a saúde desmoronar. É aí que entram os sucos nutritivos para aumentar a imunidade: eles convocam novos soldados e protegem nossa retaguarda. As frutas com vitamina C, como laranja, caju, acerola e limão, são ótimas para aumentar a imunidade.

Dá energia

O corpo é como um veículo cheio de engrenagens, que precisa de combustível para funcionar. E os carboidratos são a fonte ideal para nos reabastecer, dando energia através dos açúcares e fibras. As fibras são os carboidratos mais famosos, porque deixam o intestino funcionando como um relógio. Os lipídios também entram nessa lista de nutrientes que dão energia. Beterraba, cenoura, couve, milho, melancia, pêra, maçã e manga são exemplos perfeitos para preparar receitas de suco nutritivo rico em carboidratos.

Desincham, desintoxicam e emagrecem

Sucos nutritivos para emagrecer? Hummm! Falamos a palavra mágica, né? Todos os nutrientes que apontamos, como vitaminas, minerais e fibras, são amigos íntimos dos rins e fígado e, por isso, ajudam esses órgãos a funcionar muito bem promovendo a desintoxicação do organismo. As frutas e vegetais, também possuem o poder diurético – que nos leva a fazer bastante xixi –, tiram o inchaço do corpo e emagrecem. Uva, morango, couve, acerola e hortelã devem ser colocados na lista de sucos nutritivos para emagrecer.

Previne e combate doenças

Citamos no início a ação antioxidante dos sucos nutritivos. E é isso que faz com que eles sirvam para prevenir e combater doenças. Isso acontece porque os antioxidantes combatem um composto que, quando em níveis altos, é bem ruim para o organismo: os radicais livres. O antioxidante é um general na guerra contra doenças cardíacas, diabetes e até câncer.

 

Correeee... tem receita de suco nutritivo!

Agora que você já conhece os benefícios dos sucos nutritivos e saudáveis, que tal aprender receitas maravilhosas para ter sempre uma opção diferente para ingerir uma bebida que vai te deixar cheio de gás? Já avisamos que, difícil mesmo é escolher um, porque todos são muito nutritivos e deliciosos. Então, vamos às receitas?

Sucos nutritivos para o café da manhã

Sucos nutritivos para emagrecer

Sucos nutritivos para aumentar a imunidade

Sucos nutritivos e saborosos

Sucos saudáveis e nutritivos

 

Qual o tipo de suco mais nutritivo?

Essa pergunta é muito difícil de ser respondida. É quase impossível classificar um tipo de suco nutritivo que seja o melhor entre todos. Quando utilizamos frutas, vegetais e ainda incrementamos a receita com cereais e alimentos como linhaça e mel, por exemplo, todas as formas de preparar a bebida vão produzir um suco saudável e nutritivo, pelas razões já elencadas neste artigo. Todos esses ingredientes vão trazer muitos benefícios à saúde, pois são saudáveis por natureza.

Sabendo disso, aproveite as dicas do Que bem que faz e prepare sempre receitas de sucos nutritivos e saborosos para ficar bem hidratado, alimentado e saudável.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o benefício do suco nutritivo?

    Entre os benefícios dos sucos nutritivos estão o aumento da imunidade, prevenção de doenças, desintoxicação do organismo, tirar o inchaço do corpo e emagrecer.

  • 2. Quais os nutrientes contidos nas receitas de suco nutritivo?

    Os sucos saudáveis e nutritivos são preparados com alimentos ricos em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, antioxidantes e lipídios.

  • 3. Qual o melhor alimento para preparar suco nutritivo?

    São muitos os alimentos que resultam em suco nutritivo – por isso, vamos listar apenas alguns: abacaxi, melancia, uva, morango, manga, laranja, limão, beterraba, cenoura, tomate, couve, pera, açaí, coco, maracujá, hortelã, hibisco, cajá, coco, tâmaras e água de coco.

  • 4. Qual o melhor suco nutritivo para emagrecer?

    Os sucos nutritivos para emagrecer são muito eficientes quando têm entre os ingredientes hibisco, gengibre e linhaça. Eles são diuréticos e dão saciedade, por isso ajudam a emagrecer.

    Fontes

    https://pesquisa.espm.br/wp-content/uploads/2019/05/mpcc2019-marcelo-costa.pdf

    https://saocamilo-sp.br/assets/uploads/JUL%202020%20NUTRI.pdf

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desmistificando_duvidas_sobre_alimenta%C3%A7%C3%A3o_nutricao.pdf

    www.unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/fibras/pdf/cartilha.pdf

    www.nestle.com.br/a-nestle/profissionais-de-saude/conteudos-bio/fibras-as-maiores-aliadas-contra-a-constipacao-intestinal

    https://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201606/2016060492601001465239502.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas