Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Sucos ricos em ferro: veja 8 opções

Legenda: 
Sucos ricos em ferro: suco de beterraba

Quando o assunto é cuidar da saúde, claro que uma dieta rica em ferro é essencial para evitar que certos problemas apareçam. A anemia, por exemplo, é uma condição de saúde causada pela baixa ingestão de ferro, que dificulta a produção de glóbulos vermelhos pelo organismo.

Sabendo da importância do ferro para o corpo, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo, onde apresentamos oito tipos diferentes de suco que são ricos em ferro e que podem ajudar a melhorar a sua saúde. Vamos nessa?

 

Benefícios do ferro para o organismo

O ferro é um nutriente mineral que ajuda no bom funcionamento de diversas partes do organismo, auxiliando na imunidade e armazenamento de energia, além de melhorar as funções cognitivas do cérebro, tal como o foco.

A deficiência de ferro no organismo pode levar a problemas de saúde como a anemia, que causa fadiga, tontura (chegando mesmo desmaios) e problemas de pele. Também pode causar problemas no coração e pulmão, como palpitações e falta de ar.

 

Sucos ricos em ferro

Já sabemos que consumir alimentos ricos em ferro ajudam a melhorar a saúde. Mas quais são os alimentos ricos em ferro? E como preparar sucos com esses alimentos? Veja agora uma lista com oito sucos feitos com alimentos ricos em ferro.

Suco de limão

O limão é uma fruta rica em vitamina C e ferro – uma combinação perfeita para evitar um quadro anêmico, pois, além do ferro ser o principal mineral para combater a anemia, a vitamina C ajuda no bom funcionamento dos órgãos responsáveis pela absorção do ferro para o organismo.

Além disso, o limão pode trazer diversos outros benefícios para o organismo, como a melhora da digestão, aumento da imunidade, diminuição da chance de uma pessoa desenvolver problemas respiratórios, e faz muito bem para a pele, sendo recomendado um copo de água com limão toda manhã para quem quer melhorar sua pele.

Suco de maracujá com menta

O maracujá é uma fruta ácida, assim como o limão. Possui certa quantidade de ferro em sua composição – o que é benéfico para o organismo, ajudando na produção de glóbulos vermelhos e prevenindo a anemia –, além de outros nutrientes que ajudam para uma melhor absorção de ferro pelo organismo.

Além disso, o maracujá pode trazer vários outros benefícios, pois conta com propriedades capazes de prevenir problemas como o câncer, ajuda a melhorar a imunidade e melhora a digestão.

Enquanto isso, a menta, como toda folha verde, é rica em ferro de maneira geral, ajudando contra a anemia da mesma forma que o maracujá. A menta também possui vitamina E e o complexo vitamínico B, o que ajuda a proteger o corpo contra inflamações e infecções, aumentando a imunidade.

Suco de morango

O morango é uma fruta rica em nutrientes como o ferro, a vitamina C e alguns tipos de antioxidantes; sendo assim, é uma fruta ideal para quem procura por um suco delicioso e nutritivo capaz de aumentar a quantidade de ferro no organismo.

Novamente, a vitamina C presente no morango ajuda a melhorar a absorção do ferro pelo organismo, enquanto que os antioxidantes ajudam a prevenir inflamações e infecções, além de melhorar a imunidade e prevenir o desenvolvimento de resfriados e gripes.

Suco de amora com água de coco

A água de coco é considerada um superalimento rico em ferro. Por conta disso, é uma forte aliada contra problemas de saúde relacionados à falta de ferro no organismo, como a anemia.

Enquanto isso, a amora é rica em vitamina C, vitamina A e Vitamina K, além de contar com fibras e magnésio. Sendo assim, ela ajuda na absorção de ferro do organismo, melhora a imunidade e a digestão, e ajuda a prevenir doenças como o câncer.

Suco de ameixa

A ameixa é uma grande fonte de ferro, magnésio, potássio e vários outros nutrientes que podem trazer grandes benefícios para o organismo; sendo assim, o suco de ameixa é uma boa opção para evitar problemas de saúde como a anemia. Além disso, a ameixa é popularmente conhecida como uma fruta que ajuda a melhorar a digestão, devido à sua alta quantidade de fibras. A ameixa também é rica em vitaminas A, K e do complexo B, o que faz dela uma grande aliada para quem busca melhorar a imunidade e a pressão sanguínea.

Essa combinação de nutrientes faz do suco de ameixa uma ótima opção de suco rico em ferro para gestantes, também.

Suco de damasco

O damasco é uma fruta popularmente usada no preparo de geleias e sobremesas. No entanto, pode ser usada também no preparo de sucos, pois é uma fruta rica em ferro, capaz de suprir cerca de 8% da necessidade diária de ferro do organismo.

Além disso, o damasco pode trazer outros benefícios para a saúde – como a melhora da pele, ajudando a prevenir a acne. Também melhora a digestão e previne o desenvolvimento de doenças como o câncer, ou possíveis problemas no coração.

Suco de beterraba

A beterraba é um dos alimentos mais nutritivos que existem, sendo rica em ferro, potássio, magnésio e vitaminas A, C e do complexo B. É rica também em antioxidantes – porém, uma vez que estes se perdem quando submetidos a temperaturas muito altas, fazer um suco é uma das melhores formas de aproveitar a beterraba.

Os nutrientes presentes na beterraba podem ajudar a evitar problemas de saúde como a anemia, o câncer e problemas do coração. Ajuda também a melhorar a resistência do corpo, a emagrecer e previne o desenvolvimento de doenças degenerativas. Por fim, é uma das melhores opções de suco rico em ferro para gestantes.

Suco de espinafre

O suco de espinafre funciona da mesma forma que a menta: devido às suas folhas verdes, o espinafre é rico em ferro, sendo um grande aliado no combate contra a anemia e doenças relacionadas à deficiência de ferro ou glóbulos vermelhos na corrente sanguínea.

Além disso, o espinafre pode ajudar a melhorar a digestão – evitando problemas como a prisão de ventre –, a visão e no controle da pressão arterial.

Caso você tenha mais dúvidas sobre alimentos ricos em ferro e opções de suco feitos com esses alimentos, confira a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, ou consulte um nutricionista que possa te orientar sobre como incluir esses alimentos na sua dieta.


Perguntas frequentes

  • Qual o melhor horário para tomar sucos ricos em ferro?

    Sucos ricos em ferro podem ser consumidos a qualquer hora do dia, sendo uma ótima opção para os cafés da manhã ou da tarde, visto que são opções leves.

  • Posso bater essas frutas com iogurte para fazer vitamina?

    Sim, pois o iogurte contém probióticos, que ajudam na absorção do ferro pelo organismo.

  • Qual o melhor suco para evitar anemia na gravidez?

    O suco de beterraba e o suco de ameixa podem ajudar a prevenir a anemia na gravidez, pois possuem uma quantidade considerável de ferro em sua composição nutricional, além de possuírem nutrientes que ajudam na absorção do ferro pelo organismo.

    Fontes

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/drinks-for-anemia#juices

    https://www.healthline.com/nutrition/drinks-high-in-iron#The-bottom-line

    https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/food-news/iron-rich-drinks-that-help-increase-hemoglobin/photostory/78172111.cms?picid=78177184

    https://healthyeating.sfgate.com/foods-juices-lot-iron-1099.html

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/287228#benefits

Fontes

https://www.medicalnewstoday.com/articles/drinks-for-anemia#juices https://www.healthline.com/nutrition/drinks-high-in-iron#The-bottom-line https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/food-news/iron-rich-drinks-that-help-increase-hemoglobin/photostory/78172111.cms?picid=78177184 https://healthyeating.sfgate.com/foods-juices-lot-iron-1099.html https://www.medicalnewstoday.com/articles/287228#benefits

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas