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Alimentos ricos em vitamina B12: 10 opções para se encher de energia

Legenda: 
Alimentos ricos em vitamina B12: salmão

Que Bem que Faz já te mostrou que a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, ajuda o nosso organismo todo, e o cérebro em especial, a funcionarem bem e nos dá energia suficiente para estarmos sempre de bem com a vida. Agora, chegou a hora de você descobrir como inserir no cardápio diário uma boa dose de vitamina B12 – e, consequentemente, de saúde, disposição e bom humor.

Como os momentos especiais da vida costumam ser acompanhados de comida gostosa, uma boa dica é incluir nas refeições especiais (e no dia a dia, claro) alimentos ricos em vitamina B12. Afinal, essa vitamina é uma das grandes responsáveis por te manter com energia, para estar sempre feliz. Pensando em facilitar a sua vida, a gente vai deixar aqui uma lista de alimentos deliciosos que contêm vitamina B12.

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E tem mais: junto com todas as dicas a gente ainda vai dar de "brinde" receitas maravilhosas para você preparar pratos super ricos em vitamina B12. Vamos lá.

 

10 alimentos ricos em vitamina B12

1. Fígado

O bife acebolado de fígado bovino é disparado umas das formas mais consumidas desse tipo de alimento entre os brasileiros. O sabor forte e encorpado não é o único motivo que nos leva a saboreá-lo: a carne de fígado tem um alto teor de nutrientes. Sabia que das 11 vitaminas existentes, o fígado tem 9? E entre elas, claro, está a vitamina B12. Também é um alimento muito conhecido por ser fonte de ferro.

2. Carne vermelha

A carne vermelha é rica em vitamina b12 e pode tornar mais fácil manter seus níveis equilibrados no corpo. E, claro, ajuda ainda mais procurar os cortes com menos gordura.

3. Sardinha

Esse peixinho de água salgada, além de delicioso, pode ser encontrado em qualquer supermercado, por preços que nunca doem no bolso. Famosa pelo ômega 3 que contém, existem muitos outros nutrientes na sardinha, e a vitamina B12 é um deles. Por isso, pode ficar a vontade para inserir esse alimento na dieta.

4. Atum

Tem alto teor de vitamina B12, mesmo o enlatado (a exemplo da sardinha). Esse peixe delicioso também contém proteína magra, fósforo, selênio e vitaminas A e B3. É muito sabor e saúde em um só alimento.

5. Salmão

É mais uma espécie de peixe que inclui no prato muito sabor e vitamina B12. A vitamina B12 do salmão ajuda a manter o sangue e as células nervosas em bom funcionamento.

6. Leite

O leite de vaca apresenta grande concentração de vitamina B12. Além disso, estudos revelam que, entre os alimentos de origem animal, é um dos que atuam como ferramenta primordial no organismo para prevenir e evitar doenças – como a osteoporose, que pode ser prevenida pela quantidade de cálcio contida neste alimento. O leite pode ser bebido puro, mas também tem tanta coisa gostosa para se fazer com ele! Uma vitamina no café da manhã, por exemplo, vai deixar sua refeição ainda mais nutritiva.

7. Queijo mozarela

É um produto derivado do leite e, portanto, mais um grande aliado para quem quer manter a vitamina B12 em dia no corpo. Pesquisas mostram que os produtos lácteos, como o queijo mozarela, facilitam a absorção de vitamina B12 no organismo; e inclusive que são mais eficazes do que os peixes no aumento dos níveis de vitamina B12.

8. Ovos

Conhecido por ser uma ótima fonte de proteínas, os ovos possuem muito mais nutrientes do que imaginamos. Entre eles, claro, as vitaminas B2 e B12. E é na gema do ovo que a vitamina B12 se concentra. O consumo do ovo inteiro é importante para garantir que o corpo absorva todas as vitaminas contidas nele.

9. Cereais fortificados

Sim, cereal fortificado é uma ótima fonte de vitamina B12. Se você adora comer cereal matinal, saiba que está fazendo um bom negócio – especialmente se ele é consumido com o leite, que também contém essa vitamina. Para ter certeza disso, leia o rótulo do cereal que está comprando.

10. Frango

O frango é uma ótima opção para quem prefere consumir uma carne mais magra. M ele também tem, entre seus nutrientes, a vitamina B12. E, claro, o frango tem também proteínas, fósforo e vitamina B6.

A gente elencou para você os alimentos ricos em vitamina B12 para repor as energias e manter a saúde sempre em dia. Claro que é importante lembrar: se estiver apresentando sintomas que te levem a crer que seus níveis de vitamina B12 estão baixos, é importante procurar um especialista para saber como enriquecer o cardápio com a quantidade diária necessária para sua ingestão.

O principal sintoma da deficiência da vitamina B12 é a anemia. E aí vem outros problemas, porque a anemia traz novas consequências como cansaço. Especialmente na hora de praticar atividades físicas pode aparecer falta de ar e tontura. A taquicardia, ou seja, batimentos acelerados do coração, também é um sintoma. E ainda podem aparecer falta de apetite e dor de cabeça.

 

Sou vegano, o que faço para garantir vitamina B12?

A vitamina B12 só é encontrada naturalmente em carnes, peixes, leite e seus derivados. Por isso, a nossa lista só inclui alimentos de origem animal, com exceção dos cereais matinais fortificados. Mas, e quem é vegano ou não come nada disso. O que fazer?

Bom, os próprios cereais fortificados dão uma pista. Muitos alimentos – como as bebidas vegetais (informalmente conhecidas como “leites vegetais”) – são enriquecidos com vitaminas para não perderem para seus correspondentes não veganos no quesito nutrientes. Além disso, a vitamina B12 pode ser reposta no organismo através de suplementos, quando isso é necessário. Nesses casos, como sempre, é melhor ouvir um especialista.

 

Dúvidas comuns sobre alimentos com vitamina B12

1. Quais os alimentos ricos em vitamina B12?

Os alimentos de origem animal são fonte natural de vitamina B12. Carne, frango, peixe, leite e produtos lácteos, fígado e ovos representam alimentos que são fontes de vitamina B12. Nessa lista também está contido o cereal fortificado, que é enriquecido com vários nutrientes, entre eles a vitamina B12. Leia o rótulo do cereal que está comprando e fique por dentro dos benefícios dele para a saúde.

2. Quais as carnes ricas em vitamina B12?

O fígado bovino, a carne vermelha e o frango estão na lista de carnes ricas em vitamina B12. Os peixes também são ótimas opções para quem quer garantir a ingestão de vitamina B12. Opte por atum, salmão e sardinha.

3. Como repor a vitamina B12?

Comer alimentos ricos em vitamina B12 é o caminho. Mas é importante procurar um especialista para receber orientações sobre a quantidade ideal para essa reposição.

 

Fontes

http://coopmedrn.org.br/geral/beneficios-do-figado-na-alimentacao/

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b12-foods#1.-Animal-liver-and-kidneys

https://www.vitamina-b12.net/alimentos/

https://www.webmd.com/food-recipes/benefits-salmon

https://academic.oup.com/af/article/4/2/32/4638653

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2019.00093/full

https://www.cpt.com.br/saude/vitamina-b12-importancia-fontes-de-alimentos-valores-nutricionais-carencia-e-excesso

https://healthyeating.sfgate.com/much-vitamin-b12-chicken-livers-6063.html

http://www.fepeg2014.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/resumo_expandido_extensao_pronto_0.pdf

https://jornal.fmrp.usp.br/como-tratar-a-deficiencia-de-vitamina-b12-dr-risadinha-responde/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas