Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitamina B3: saiba tudo sobre a niacina

Legenda: 
Vitamina B3: peito de frango

Quer regular a glicemia de modo natural? Manter o sistema nervoso em dia? Aliviar a enxaqueca? Para todas essas situações, existe um composto que pode ajudar muito: a vitamina B3. Neste artigo, descubra todas as informações sobre esse nutriente sensacional.

 

O que é a vitamina B3?

Como toda vitamina, a vitamina B3 – também conhecida como niacina – é fundamental para a manutenção da saúde e do equilíbrio interno do corpo. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos, principalmente carnes e sementes.

 

Benefícios da vitamina B3

  • Regula os níveis de colesterol e glicose no sangue;
  • Pode prevenir alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares;
  • Fornece energia para o corpo;
  • Promove o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Protege as células e o DNA;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Pode aliviar os sintomas da enxaqueca.

 

Alimentos ricos em vitamina B3

Carnes ricas em vitamina B3

Ricas em diversos nutrientes, as carnes – bovina, de frango, de porco ou de peixes – também são ótimas fontes de vitamina B3. Você pode aumentar o consumo desse composto com um bife de fígado, um salmão grelhado ou um frango assado no almoço. E que tal um hambúrguer de carne moída ou um sanduíche de peito de peru no jantar? Viu como é simples incluir essa vitamina na sua alimentação diária?

  • Fígado
  • Peito de frango
  • Atum
  • Salmão
  • Peito de peru
  • Carne de porco
  • Anchovas
  • Carne moída

Vegetais ricos em vitamina B3

Os alimentos naturais com vitamina B3 são tão variados que podem até formar uma refeição completa. Para o aperitivo, o amendoim é uma ótima escolha. Na hora do prato principal, você pode usar batata, tomate, lentilha, abacate e diversas sementes. Explore as opções e crie uma refeição super nutritiva – e saborosa.

  • Sementes de gergelim
  • Amendoim
  • Sementes de abóbora
  • Tomate
  • Sementes de girassol
  • Batata
  • Lentilha
  • Abacate
  • Ervilha
  • Cogumelos

Cereais

Além desses alimentos naturais, a vitamina B3 também está presente em cereais enriquecidos, como arroz integral, farinha de trigo, cereais de café da manhã, arroz branco e farinha de milho.

 

Sinais de deficiência de vitamina B3

A falta dessa vitamina pode gerar sintomas desconfortáveis, como má digestão, vômitos, cansaço, aftas, depressão e até pelagra, uma doença séria que provoca, principalmente, demência, diarreia e dermatite.

A deficiência dessa vitamina não é brincadeira, de modo que o melhor é seguir uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, para não ter que lidar com esses sintomas péssimos.


Perguntas frequentes

  • Quais são os alimentos com vitamina B3?

    Alguns dos principais alimentos com vitamina B3 são: bife de fígado, peito de frango, diversos peixes, sementes de girassol e de gergelim, extrato de tomate e amendoim.

  • Qual vitamina é a niacina?

    É apenas outro nome para a vitamina B3. Simples assim.

  • Quais são os benefícios da vitamina B3 para a pele?

    Ela ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, podendo até prevenir alguns tipos de câncer de pele, além de manter a saúde desse órgão. Pode até parecer milagre, mas é só a vitamina B3.

  • Quem deve tomar suplementos de vitamina B3?

    A maioria das pessoas consegue se manter saudável consumindo alimentos com vitamina B3 dentro de uma dieta equilibrada. Assim, só aqueles com recomendação médica é que precisam de suplementos de vitamina B3. Em casos graves de deficiência dessa vitamina, o paciente pode desenvolver pelagra – uma doença rara e perigosa. Então, caso apresente sintomas da falta de niacina, como cansaço, vômitos, aftas e má digestão, procure um médico.

Fontes:

https://ods.od.nih.gov/factsheets/Niacin-HealthProfessional/

https://www.healthline.com/nutrition/niacin-benefits#TOC_TITLE_HDR_4

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas