Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

25 alimentos ricos em vitamina E para turbinar sua alimentação

Legenda: 
Vitamina E

Como todas as vitaminas, a vitamina E é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo, com diversas funções importantes para a manutenção da saúde e do equilíbrio interno. Para conhecer essas funções e saber como incluir alimentos ricos em vitamina E na sua dieta, é só continuar lendo este artigo. Vamos lá!

 

O que é a vitamina E?

A vitamina E – também conhecida como tocoferol – é uma vitamina lipossolúvel – solúvel em gordura – e tem como principal benefício sua ação antioxidante, que protege o corpo dos radicais livres - vamos explicar mais para frente o que isso significa, ok?

Ela faz maravilhas para o organismo e, para ajudar, existem muitos alimentos com vitamina E fáceis de encontrar, sobretudo vegetais: sementes, frutas, oleaginosas, legumes e verduras , o que quer dizer que ingerir a quantidade adequada de vitamina E por dia não é nenhum bicho de sete cabeças.

 

Benefícios da vitamina E

A vitamina E é famosa por trazer benefícios para a pele, mas ela desempenha muitas outras funções no nosso organismo. Para conhecê-las, é só ver essa listinha que fizemos com os benefícios da vitamina E:

  • Possui propriedades antioxidantes, que impedem a ação destrutiva de radicais livres – os quais promovem envelhecimento e degradação das células do corpo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula os níveis de colesterol no sangue;
  • Evita a formação de coágulos;
  • Melhora o aspecto da pele, evitando envelhecimento precoce, rugas, linhas de expressão e flacidez;
  • Segundo alguns estudos, a vitamina E pode ajudar a prevenir doenças do coração, alguns tipos de câncer e problemas relacionados à visão;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Pode ajudar a combater a infertilidade masculina.

 

25 alimentos ricos em vitamina E

Como dissemos, existem muitos alimentos ricos em vitamina E, e a maioria deles é de origem vegetal. Outra coisa que facilita é o fato de os alimentos com vitamina E serem comuns. Assim, ninguém vai sofrer para ingerir a quantidade diária recomendada, que é 15 mg.

Confira a nossa lista de alimentos com vitamina E.

Óleos

Práticos de incluir na alimentação, os óleos vegetais estão entre as maiores fontes de vitamina E. Dentre as variedades, o óleo de gérmen de trigo é o que possui maior concentração desse nutriente por porção.

1. Óleo de gérmen de trigo
2. Óleo de girassol
3. Óleo de soja
4. Óleo de girassol
5. Óleo de milho
6. Óleo de cártamo

Oleaginosas, Sementes e Leguminosas

Esses três grupos alimentares são extremamente nutritivos e saborosos, e também são fontes de vitamina E

7. Sementes de girassol
8. Nozes
9. Amêndoas
10. Castanhas-do-pará
11. Avelãs
12. Amendoins
13. Pistaches

Frutas

Além da tradicional maçã por dia para manter o médico afastado – um ditado que fica muito melhor no inglês original –, as frutas fazem maravilhas para a saúde como um todo. Podem hidratar o corpo, fortalecer o sistema imunológico e fornecer diversas vitaminas fundamentais para o organismo, como a vitamina E.

Para uma refeição salgada, o guacamole é um ótimo prato que une duas frutas ricas nesse nutriente – abacate e tomate - e também em diversas outras vitaminas. Saudável e delicioso!

14. Abacate
15. Manga
16. Mamão
17. Kiwi
18. Ameixa seca
19. Tomate

Verduras e Legumes

Queridinhos pelos nutricionistas, esses grupos alimentares devem fazer parte de qualquer alimentação balanceada. Para aumentar o valor nutricional do seu macarrão do dia a dia, que tal adicionar espinafre ou brócolis? Uma mudança simples pode fazer uma grande diferença na saúde.

20. Espinafre
21. Brócolis
22. Pimentão vermelho
23. Aspargo
24. Abóbora
25. Acelga

Deu para notar que existe alimento com vitamina E para todos os gostos. E se você quiser conhecer mais alimentos ricos em outras vitaminas – como a vitamina B6 – é só acessar Que bem que faz.


Perguntas frequentes

  • Quais alimentos são ricos em vitamina E?

    A vitamina E ou tocoferol está presente em diversos grupos alimentares, como óleos, legumes, frutas e oleaginosas. Entre os principais alimentos com a vitamina, estão: óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, avelãs, amendoins e óleo de girassol.

  • Qual é a quantidade diária recomendada de vitamina E?

    Para a população adulta, a quantia indicada é de 15mg por dia. Para lactantes, a média sobe para 19mg diários. Contudo, há exceções, então verifique com seu médico o valor ideal para você.

  • Quem deve tomar suplementos de vitamina E?

    Somente aqueles que obtiveram recomendação de um médico ou nutricionista. Entre os grupos para os quais são indicados esses suplementos, estão: pessoas com deficiência na absorção de gorduras, recém-nascidos prematuros e idosos.

Fontes:

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-e/

https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminE-HealthProfessional/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas