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Vitaminas para anemias: como evitar essa doença

Legenda: 
Vitaminas para anemias: tofu e leite

Apesar de ser uma doença quase sempre associada à deficiência de ferro, às vezes, basta a falta de uma vitamina para a anemia se insinuar no organismo.

Como essa doença causa sintomas como cansaço e fraqueza – que podem acabar com o dia de qualquer um –, às vezes é difícil identificá-la. Muita gente tende a pensar que se trata de uma fadiga passageira ou de preguiça mesmo. Neste artigo, a gente vai mostrar quais são os tipos de anemia e os alimentos que você deve consumir para evitar esse problema.

 

Tipos de anemia por deficiência de nutrientes

Além da conhecida anemia por falta de ferro, diversos outros fatores – como doenças crônicas e hereditárias – podem desencadear essa condição, na qual o transporte de oxigênio pelo corpo por meio das hemácias (também conhecidas como glóbulos vermelhos) é prejudicado.

Quando as anemias são causadas pela ingestão insuficiente de certos nutrientes – ou seja, aquelas que você pode tratar com suplementos de ferro, de vitaminas e alimentos nutritivos –, costumam ser classificadas em alguns tipos, que vamos apresentar a seguir. Mas, antes, um aviso: o melhor a fazer quando a gente suspeita que está com essa doença é consultar um médico. Nada de sair tomando vitaminas para anemia por conta própria, hein?

Anemia por deficiência de ferro

Também chamada de anemia ferropriva, essa doença pode ser causada, dentre outros motivos, pela carência desse mineral na dieta. O ferro é essencial para a produção de hemácias, pois é um componente da hemoglobina – uma proteína que se liga ao oxigênio e fazatua no transporte desse elemento para todo o corpo. O principal sintoma da anemia ferropriva é a falta de energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Anemia por deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a produção de glóbulos vermelhos – as tais hemácias. Logo, é uma vitamina fundamental para a anemia não aparecer. Como as principais fontes dessa vitamina são de origem animal, pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana geralmente precisam tomar suplementos de vitamina B12 para não desenvolverem a doença.

Anemia por deficiência de vitamina B9

A deficiência de ácido fólico – também chamado de vitamina B9 – pode causar outro tipo de anemia: a anemia megaloblástica. Ela resulta em hemácias maiores do que o normal, uma vez que as vitaminas do complexo B são importantes para o processo de divisão dos glóbulos vermelhos. Como nas outras formas da doença, ela causa diminuição da energia e disposição. Em gestantes, porém, ela pode prejudicar também o desenvolvimento do feto. Os suplementos que obstetras costumam receitar para as gestantes contêm vitaminas para a anemia (e outras complicações) não aparecerem durante a gravidez.

 

Alimentos com vitaminas para anemia

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a evitar anemias causadas por deficiência de ferros e vitaminas. Uma boa alimentação também colabora para que a nossa disposição melhore em geral. Quem se sente cansado o tempo todo, mesmo se alimentando direitinho, deve procurar orientação médica, que depois de confirmar o diagnóstico, pode receitar um suplemento de ferro ou suplementos de vitaminas para anemia. Assim, para recuperar seu pique e ânimo, aposte nestes alimentos nutritivos que dão um chega pra lá nas anemias.

Alimentos ricos em ferro

  • Ostras
  • Carne vermelha, principalmente fígado, rins e miúdos
  • Feijão e suas diversas variedades, como o preto e o branco
  • Soja
  • Lentilha
  • Grão-de-bico
  • Ervilha
  • Peixes, principalmente sardinha e atum
  • Verduras verde-escuras, principalmente brócolis e espinafre
  • Oleaginosas e sementes em geral
  • Tofu
  • Carne de frango

Além dos alimentos com ferro, também é interessante aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C – pois ela melhora a absorção de ferro pelo organismo –, como acerola, laranja, morango, goiaba, brócolis, kiwi, limão, pimentão, couve-flor, cheiro-verde, batata, tomate, couve-de-bruxelas e muito mais.

As rodelas de laranja com a feijoada e o suco de laranja com o filé grelhado são ótimos exemplos de refeições deliciosas e que ainda combinam alimentos ricos em ferro e em vitamina C, sendo combos incríveis para evitar a anemia.

Alimentos ricos em vitamina B12

  • Carne vermelha, principalmente fígado
  • Peixes, como salmão e atum
  • Frutos do mar
  • Leite e derivados
  • Ovo
  • Cereais fortificados e enriquecidos com vitamina B12

Alimentos ricos em vitamina B9

  • Legumes e verduras verde-escuras, como brócolis, espinafre, aspargo, alface romana e couve-de-bruxelas
  • Fígado, principalmente de boi, de peru e de galinha
  • Sementes de girassol
  • Leguminosas, como amendoim, ervilha, lentilha e diversos tipos de feijão
  • Arroz branco
  • Oleaginosas, como nozes, avelãs e amêndoas
  • Frutos do mar
  • Tofu
  • Frutas frescas, como abacate, mamão, banana e laranja
  • Cereais e grãos enriquecidos com vitamina B9

Agora com essas dicas de alimentos nutritivos, vai ser mais fácil caprichar no cardápio e manter uma rotina alimentar cheia de vitaminas para anemia nenhuma aparecer se manifestar no seu organismo.


Perguntas frequentes

  • Quais são as causas da anemia?

    Essa doença pode ser causada por diversos fatores genéticos e alimentares. Entre eles, têm-se: doenças crônicas, distúrbios hereditários e deficiência de nutrientes – principalmente ferro, vitaminas B12 e B9.

  • Que vitaminas podem evitar a anemia?

    Para evitar as anemias megaloblásticas – provocadas pela deficiência de certas vitaminas –, você deve possuir uma alimentação balanceada, que inclua diversos grupos alimentares e alimentos ricos em nutrientes, principalmente nas vitaminas B9 e B12.

  • Vitamina C ajuda a combater a anemia?

    Essa vitamina melhora a absorção de ferro pelo organismo, diminuindo o risco de se desenvolver anemia ferropriva.

  • Qual é o tipo de anemia mais comum?

    A anemia ferropriva – causada pela deficiência do ferro – é a mais comum entre essas doenças, sendo responsável pela maioria dos casos.

Fontes:

https://labtestsonline.org.br/conditions/anemia

http://www.ipasealsaude.al.gov.br/aviso/item/2062-conheca-os-sinais-e-os-sintomas-da-anemia

https://ods.od.nih.gov/factsheets/Iron-HealthProfessional/

https://www.webmd.com/a-to-z-guides/vitamin-b12-deficiency-anemia

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/folic-acid/

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-c-foods#

https://bvsms.saude.gov.br/anemia/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas