Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitaminas para dar energia e disposição: mande a fadiga para bem longe de você

Legenda: 
Vitaminas para dar energia: frango

Entrar para o time das pessoas cheias de energia é mais simples do que se pode imaginar. Ter disposição é um sinal de boa saúde, e boa saúde começa por uma boa alimentação. Por isso, garantir um prato com alimentos ricos em vitaminas para dar energia e disposição é uma ótima maneira de começar a afastar aquela sensação de fadiga que às vezes já acorda com a gente.

Vitaminas do complexo B e vitamina D são as melhores para acabar com o cansaço. Quando elas estão em falta, é quase certo que a fadiga venha forte. E a melhor forma de garantir que elas estejam sempre com os níveis regulares no organismo é comer bem, tendo sempre uma dieta saudável.

Daqui a pouco vamos enumerar quais os alimentos fontes desses nutrientes – assim, você não vai ter mais desculpa para deixá-los faltar na lista de compras. Antes disso, conheça todos os detalhes sobre essas vitaminas para dar energia e disposição.

Leia também:

Mito ou verdade: por que se diz que carboidrato engorda?

Chocolate é bom, mas e o Cacau? Dá pra comer?

Como é o prato de uma alimentação equilibrada e saudável?

 

A energia das vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B estão diretamente ligadas à energia e disposição do corpo, porque atuam na manutenção dos níveis de energia. O metabolismo das células e as funções do cérebro também contam com elas para funcionarem bem.

Nas mulheres grávidas, as vitaminas do complexo B têm um efeito importante. Além de aumentar os níveis de energia, ajudam a aliviar os enjoos e reduzir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia.

Nos homens, acredita-se que as vitaminas do complexo B elevem os níveis de testosterona, contribuam para a construção de músculos e aumento da força.

 

Conheça cada vitamina do complexo B

O complexo B é formado por oito vitaminas. Cada uma cumpre funções que estão ligadas entre si e que resultam em energia e disposição para fazer os dias ficarem mais produtivos.

Tiamina: a vitamina B1 ajuda a converter os nutrientes em energia.

Riboflavina: a vitamina B2, além de ajudar a transformar os alimentos em energia, tem ação antioxidante.

Niacina: a vitamina B3 ajuda na comunicação entre as células que mantém o organismo em bom funcionamento. Ela ainda atua no metabolismo e na produção e reparo do DNA que protege o genoma.

Ácido pantotênico: a vitamina B5 age na produção de hormônios e colesterol.

Piridoxina: a vitamina B6 é importante para o metabolismo dos aminoácidos, produção de glóbulos vermelhos e criação de neurotransmissores.

Biotina: a vitamina B7 é fundamental para que carboidratos e gorduras sejam metabolizados. Os carboidratos são uma fonte riquíssima de energia.

Folato: a vitamina B9 é importante para o crescimento celular, o metabolismo dos aminoácidos, a formação de glóbulos vermelhos e brancos e a divisão celular adequada.

Cobalamina: a vitamina B12 é vital para a função neurológica, produção de DNA e desenvolvimento de glóbulos vermelhos.

 

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B:

  • B1: carne de porco, leite, salmão, gérmen de trigo e sementes de girassol.
  • B2: carnes orgânicas, carnes bovinas, leite e cogumelos.
  • B3: frango, peru, atum e lentilha.
  • B5: fígado, peixe, leite, iogurte e abacate
  • B6: grão de bico, salmão e batata.
  • B7: levedura, ovos, salmão, queijo e fígado.
  • B9: folhas verdes (espinafre, couve, alface), fígado e feijão.
  • B12: carnes, ovos, frutos do mar, leite e laticínios.

Agora que você já está por dentro de tudo sobre as vitaminas para dar energia e disposição, capriche no cardápio com alimentos fontes de vitaminas do complexo B e curta sua saúde.

 

Vitamina D para dar disposição

Se o corpo estiver com deficiência de vitamina D, um dos primeiros e principais sinais de alerta será a fadiga. Por isso é tão importante um acompanhamento médico: exames vão poder mostrar o que seu organismo tem (ou não tem) que possa estar por trás de tanto cansaço.

Se o problema não for cuidado, o problema pode se tornar tão sério que vai te deixar com o humor lá embaixo e trazer consequências como a depressão. Só que ninguém precisa chegar a esse ponto, né? Para ajudar você a evitar a falta de vitamina D, preparamos uma lista de alimentos ricos em vitamina D para seguir com uma vida saudável, longe do cansaço e, principalmente, da depressão.

  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum enlatado
  • Gema de ovo
  • Cogumelos

O bom é que boa parte desses alimentos são fáceis de encontrar e acessíveis. Assim, dá para preparar pratos com vitaminas para dar energia e disposição sem grandes problemas. Para saber mais sobre vitaminas, é só conferir o nosso glossário, com informações sobre todas as vitaminas de que o nosso corpo precisa. E para mais dicas de saúde e bem-estar, é só ficar ligado no Que Bem que Faz.

 

Perguntas frequentes:

1. Quais as vitaminas para dar energia e disposição?

As vitaminas do complexo B são as mais indicadas para dar energia e disposição. Elas transformam os alimentos em energia e atuam no metabolismo dos nutrientes. São oito as vitaminas do complexo B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

2. Quais os alimentos ricos em vitaminas para dar energia e disposição?

Os alimentos fontes de vitaminas do complexo B são: carne vermelha, ovos, frutos do mar, leite, laticínios, espinafre, couve, alface, fígado, feijão, carne de porco, salmão, gérmen de trigo, sementes de girassol, cogumelos, frango, peru, atum, lentilha, grão de bico, batata, levedura e queijo.

3. Quais os benefícios das vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B promovem: saúde celular, crescimento de glóbulos vermelhos, níveis de energia, boa visão, função cerebral saudável, boa digestão, apetite saudável, função nervosa adequada, hormônios e produção de colesterol, saúde cardiovascular e tônus ​​muscular.

4. Quais são os benefícios da vitamina D?

A vitamina D previne pegar doenças e infecções com frequência; fadiga ou cansaço; dor nos ossos e nas costas; depressão; perda óssea; queda de cabelo; dores musculares; e ajuda na cicatrização de feridas.

5. Quais alimentos ricos em vitamina D?

Os alimentos fontes de vitamina D são salmão, sardinha, óleo de fígado de bacalhau, atum enlatado, gema de ovo, cogumelos e alimentos fortificados.

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7019700/

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/vitamin-b-complex#symptoms-of-deficiency

https://www.healthline.com/health/fatigue#lifestyle-changes

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b-complex#who-should-take-them

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b-foods#TOC_TITLE_HDR_2

https://www.medicalnewstoday.com/articles/326756

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/vitamin-b-complex#recommended-daily-intake

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-d-deficiency-symptoms#TOC_TITLE_HDR_5

https://www.healthline.com/nutrition/9-foods-high-in-vitamin-d#7.-Fortified-foods

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas