Vitaminas para gestantes: saiba quais tomar

Legenda: 
Vitaminas para gestantes

Saiba quais nutrientes ingerir durante a gestação para garantir que seu bebê cresça forte e saudável!

Você sabia que a alimentação da mulher durante o período de gestação, pode impactar no parto, infância e até na vida adulta do bebê? Isso acontece porque a gestação é um período extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano. É por isso que muitas vezes os profissionais de saúde recomendam a ingestão de vitaminas para gestantes, tanto por meio de uma alimentação equilibrada como por meio de suplementos, se necessário. A ideia é garantir que não falte nada a esse serzinho que precisa crescer.

O ganho de peso deficiente ou em excesso durante a gravidez, por exemplo, pode levar a doenças como diabetes, hipertensão gestacional (pressão alta) ou nascimento prematuro. Sabendo da importância de uma boa nutrição, o Que Bem Que Faz preparou esse artigo com algumas informações sobre as principais vitaminas para gestantes. Vamos lá?

 

Vitaminas para gestantes

Antes de começarmos a nossa lista, vale dizer que a nutrição não é só feita de vitaminas, mas que inclui outras substâncias essenciais ao organismo, como os minerais. Agora, é comum que as pessoas pensem nos suplementos quando pensam em “vitaminas para gestantes”. Isso acontece porque o nome popular desses suplementos acabou ficando “vitamina”, ainda que eles incluam mais nutrientes. Como esses suplementos, a nossa lista de vitaminas para gestantes também inclui minerais e gorduras boas, como o ômega-3.

Magnésio

O magnésio reduz o risco de nascimentos prematuros, constipação (intestino preso), câimbras e pré-eclâmpsia (causada por pressão alta na gestação). Alguns alimentos que são fontes de magnésio incluem:

Cálcio

O cálcio pode ajudar na prevenção de diversos problemas de saúde, tanto da gestante como do bebê. Um dos problemas que podem ser evitados com o consumo de cálcio durante a gravidez é a osteopenia, que se trata de uma diminuição de cálcio nos ossos, deixando-os fracos e quebradiços.

Alguns alimentos que são fontes de cálcio e que podem fazer parte da alimentação da gestante são:

Vitamina D

A vitamina D pode ajudar na saúde da gestante, prevenindo abortos espontâneos, diminuindo o risco de diabetes gestacional e promovendo um melhor desenvolvimento do cérebro do bebê. Como a absorção de vitamina D através da alimentação costuma ser pequena, o recomendado é que a gestante se exponha ao sol por pelo menos 15 minutos por dia e que consuma suplementos vitamínicos.

Ferro

O ferro é um nutriente essencial para a saúde do corpo humano. Na gestação, ele pode evitar problemas como a anemia, que, caso a gestante venha desenvolver, pode gerar queda no sistema de defesa do organismo, prejudicando a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Alguns alimentos que são fontes de ferro e que podem ser introduzidos na dieta da gestante são:

Ácido Fólico ou vitamina B9

Talvez a mais famosa vitamina para gestantes, o ácido fólico (ou vitamina B9) é um nutriente que previne problemas de saúde como deficiências no tubo neural do bebê, abortos expontâneos, pré eclampsia causada por pressão alta na gestação e parto prematuro.

O ácido fólico em especial, deve ser suplementado antes de a mulher engravidar. Por isso, é tão importante o acompanhamento com um profissional desde o momento em que o casal pensa em ter um bebê.

Alguns alimentos que são fontes de ácido fólico e que podem ser introduzidos na dieta incluem:

Ômega 3

O ômega 3 pode ajudar a reduzir o risco de parto prematuro, além de auxiliar no ganho de peso e crescimento do bebê e diminuir o risco de alergias e outros tipos de complicações. O ômega 3 também possui efeito anti-inflamatório, o que é ótimo tanto para a saúde da gestante quanto para a do bebê. Alguns alimentos ricos em ômega 3 incluem:

Tenha sempre em mente que a suplementação de qualquer nutriente deve ser feita com indicação e acompanhamento de um médico e um nutricionista.

Por fim, não esqueça de compartilhar este texto. A alimentação equilibrada é sempre fundamental, ainda mais para gestantes! Quanto mais pessoas conscientes da importância de uma boa alimentação durante a gravidez, menores as chances de gestações de risco e maior a presença de bebês saudáveis!

Contribuição de:

Carolina Horcajo Agostinetti


Perguntas frequentes

  • Quando devo tomar vitaminas para gestantes?

    O recomendado é que o consumo de suplementos vitamínicos seja iniciado assim que a gestante descobrir a gravidez, mas é claro, com acompanhamento médico e nutricionista.

  • O que pode acontecer com o bebê se a grávida não tomar vitaminas durante a gestação?

    A falta de vitaminas e outros nutrientes durante a gestação pode acarretar a problemas de saúde tanto do bebê (má formação, nascimento prematuro, etc), quanto para a grávida (pré-eclâmpsia, anemia, diabetes gestacional, etc).

     

Fontes

SILVA, L.S.V et al. Micronutrientes da Gestação de Lactação. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 7 (3): 237-244, jul. / set., 2007.

BASILE, L.H. Gestantes e necessidade da vitamina D. International Journal of Nutrology, 2014

PONTES, E.L.B; PASSONI, C.M.S; PAGANOTTO, M. Importância do Ácido fólico na gestação: requerimento e biodisponibilidade. Cadernos da escola de saúde e nutrição, 2008.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas