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Legenda: O famoso suco verde é uma opção para quem não tem o hábito de comer muito no café da manhã.

Quem costuma se exercitar pela manhã sabe que nem sempre é fácil ter disposição para se levantar e encarar uma rotina de treinos. Além de criar o hábito e acostumar o corpo à atividade física matinal, é importante prestar atenção ao que se come no café da manhã. Por isso, elaboramos sugestões de café da manhã que vão te dar o pique necessário para mandar bem no treino.

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Energia total

Para realizar os treinos de força e resistência, você pode investir em comidas que tenham um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras. Se prefere algo mais leve, escolha alimentos que sejam fáceis para comer pela manhã. Quem não costuma tomar café da manhã também pode treinar em jejum, mas vale conversar com um profissional de saúde para entender os cuidados.

  • 1 pão integral com 1 colher (sopa) de queijo cottage e 1 copo de suco de uva integral ou suco verde.

Ritmo acelerado

Para fazer bonito em um treino aeróbico logo de manhã, é preciso fornecer carboidratos ao organismo. Pela movimentação mais intensa, lembre-se de comer pelo menos 30 minutos antes do exercício. Evite as receitas com muita gordura ou proteína, que demandam mais da digestão e podem causar desconfortos durante as atividades. Assim como qualquer outra prática, escolha o que é fácil de comer pela manhã ou o que for indicado por um profissional.

  • Salada de frutas com cereal ou mel

OU

  • 2 fatias de pão integral ou biscoito de água e sal com requeijão + suco verde ou café

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Legenda: A dica é encontrar o café da manhã que faz você se sentir bem, não pesa no estômago e aumenta o pique para treinar.

Postura e concentração

Quem precisa de ânimo para a aula de ioga, pilates ou alongamento pode se animar com um café da manhã mais leve. Isso porque essas modalidades não utilizam um aporte energético tão elevado quanto um treino aeróbico ou de força – de qualquer maneira há trabalho muscular e queima de energia.

  • 1 iogurte desnatado com aveia ou outro cereal;
  • Frutas leves, como banana e maçã;
  • Suco natural.

Se você tem o hábito de praticar ioga pela manhã logo após acordar, dá para treinar em jejum e depois tomar um café da manhã reforçado ou comer algo mais leve para não atrapalhar nas posturas. Mas a água é fundamental em qualquer atividade física.

Moderado, mas constante

Um trajeto de bicicleta até o trabalho, uma caminhada no parque ou o dia de fazer faxina em casa: todas essas situações também são consideradas atividades físicas de intensidade moderada. São aquelas que não deixam a gente com a língua para fora, mas fazem os batimentos cardíacos acelerarem um pouquinho.

  • 1 copo de suco verde + 1/2 mamão e 1 tapioca de queijo branco

OU

  • Omelete ou ovo mexido com 1 fatia de pão integral e 1 fruta (banana)

Essa combinação pode fornecer energia ao organismo sem exagero, da mesma forma em que hidrata e ajuda a começar o dia já em movimento.

Com essas dicas de café da manhã nutritivo e saboroso, fazer sua atividade vai ser moleza. A parte mais importante você já conseguiu: vencer a preguiça e começar!

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