Saciedade: como a gente sabe a hora de parar de comer?

Legenda: 
Como saber a hora da saciedade

Entender melhor o seu corpo e mente é muito importante para evitar comer demais. Muitas vezes, a fome que sentimos é de origem emocional ou psicológica, e acabamos comendo mais do que deveríamos. Confira a seguir algumas formas de identificar a hora de parar de comer.

 

Dica 1: escala da fome

Uma boa forma de decidir se você está com fome ou não é tentar colocar o que você está sentindo em uma escala de 1 a 10 – sendo 1 “morrendo de fome” e 10 “estufado”. Dessa forma, você consegue pensar melhor sobre a fome que está sentindo e perceber que, talvez, já esteja satisfeito. Confira a escala a seguir:

1. Morrendo de fome: nesse estágio é comum se sentir tonto e com o estômago queimando de tanta fome.
2. Com muita fome: é quando você se sente irritado e não consegue se concentrar devido à fome.
3. Desconfortável: essa é a etapa em que o estômago começa a roncar.
4. Começando a incomodar: quando a fome começa a dar seus primeiros sinais e você começa a se sentir desconfortável.
5. Sem fome: você já não tem fome, mas poderia comer mais.
6. Satisfeito: satisfeito, não precisa comer mais.
7. Muito satisfeito: quando se come demais e há um pouco de desconforto.
8. Cheio: quando se sente cheio e inchado de tanto comer.
9. Muito cheio: nessa etapa, pode ser necessário abrir o botão das calças, já que comeu demais.
10. Estufado: quando se sente estufado e enjoado por ter comido demais.

Essa é uma maneira de mensurar a fome que você pode estar sentindo; a partir desses sinais, é possível definir a hora de comer e de parar de comer.

Os estágios 3 ou 4 de fome (começando a incomodar, desconfortável) podem ser a hora ideal de comer – afinal, ficar morrendo de fome não é confortável nem saudável.

Da mesma forma, se estiver planejando perder peso, é bom parar de comer quando estiver na fase 5 (sem fome). Se quiser manter o peso, o ideal é parar de comer no estágio 6 (satisfeito) de fome.

E, o mais importante: se você já está saciado, não volte a comer. As chances são que você esteja sentindo ansiedade ou nervosismo, e não está realmente com fome. Além disso, não é indicado ultrapassar a etapa 7 (muito satisfeito)!

 

Dica 2: preste atenção ao prato

Outro motivo pelo qual muitas pessoas sentem dificuldade em saber a hora de parar de comer é por não prestar atenção ao que estão comendo.

É preciso estar atento ao montar o seu prato. Confira algumas dicas:

 

Dica 3: identificando a fome emocional

Outra dica importante que irá ajudar com suas dúvidas sobre a saciedade: é bom aprender a identificar se a fome que se está sentindo é emocional ou não.

Algumas dicas para identificar a fome emocional são:

Essas são apenas algumas das dicas que podem te ajudar a controlar a “boca nervosa”. Com essas dicas, entender a sua saciedade e saber a hora de parar de comer ficou muito mais fácil!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas