Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Água com gás engorda ou dá celulite?

Legenda: 
Água com gás

Quando falamos sobre água com gás, é comum ouvir que a água com gás é menos saudável que a água mineral comum, que ela engorda, causa celulite ou simplesmente que faz mal. Contudo, como vimos no texto Água com gás e tônica: Mitos e curiosidades, iremos entender e desmistificar algumas concepções que surgiram em volta dessa bebida tão comum em nosso cotidiano.

 

Como é feita a água com gás?

A água com gás é uma água mineral que passou pelo processo de gaseificação. Em outras palavras: com o maquinário adequado, as indústrias removem o oxigênio presente na água e o substituem com gás carbônico. É um processo simples que resulta nas conhecidas bolinhas efervescentes que são agradáveis de tomar e que possuem um sabor distinto da água mineral comum. Além disso, a água com gás possui as mesmas propriedades que a água mineral comum, sendo refrescante e hidratante da mesma forma. Contudo, ela pode causar uma sensação maior de saciedade ou, dependendo da pessoa, de inchaço, por causa do gás ingerido.

 

Mas e a água com gás com sabor?

É necessário estar atento às variações presentes na água com gás, afinal está cada dia mais comum no mercado opções de água saborizadas, que contam com a adição de açúcares, sódio e outros aditivos para deixar o sabor da água mais atrativo e agradável. Opções de água sabor morango ou limão acabam se aproximando dos refrigerantes e sodas por conter em sua composição açúcares e aromatizantes. Não que você não possa tomar. Só é bom saber o que está tomando, certo? Até porque estes “tipos de águas com gás” pode, sim, engordar ou ajudar a causar celulite.

Além disso, é necessário também se manter atento às versões light ou diet e entender qual o tipo de adoçante está sendo utilizado e se ele realmente é o ideal para atender às suas necessidades.

 

O que causa celulite?

A celulite, ou a lipodistrofia ginóide para ser mais técnico, consiste no aspecto ondulado - como casca de laranja - da pele onde o acúmulo de gordura sob influência do estrogênio é maior. A celulite é mais comum entre mulheres e não é uma doença, mas pode ser uma preocupação estética para muitas pessoas.

Dentre as causas mais conhecidas da celulite podemos listar:

Quando questionamos se a ingestão de água com gás interfere ou não no surgimento de celulite é importante lembrar que estamos falando sobre o estilo de vida e a ingestão calórica e de açúcares. Mas será que a água com gás é realmente tão calórica?

 

A água com gás realmente engorda ou dá celulite?

De acordo com as informações nutricionais oferecidas pelo USDA (Departamento Americano de Agricultura), 100 ml de água com gás não contém calorias, gorduras açúcares e carboidratos, apenas 21 mg de sódio, 2 mg de potássio e 1 mg de magnésio. Assim, não há na composição da água com gás nenhum elemento que possa propiciar o surgimento de celulite.

Mas a água com gás engorda? Um estudo feito com ratos na Universidade de Birzeit na Palestina tentou descobrir se as águas carbonatadas engordam. O processo constituía em separar os ratos em diferentes grupos e oferecer diferentes tipos de água. Os ratos que beberam água carbonatada tiveram mais apetite e, consequentemente, engordaram mais do que os ratos que beberam água comum.

Isso poderia indicar que a água com gás engorda? Não exatamente. Como dissemos, os humanos podem se sentir estufados ao tomar água com gás e sentir menos apetite. Além disso, ela pode substituir bebidas mais “engordativas”, como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

Seja como for, a água com gás não é responsável direta pelo ganho de peso, assim, não podemos dizer que a água com gás sem aditivos de sabor engorda ou causa celulite.


Perguntas frequentes

  • Água com gás hidrata como a água mineral?

    Sim, a água com gás possui as mesmas propriedades da água mineral e hidrata da mesma forma.

  • Água com gás ajuda na digestão?

    Sim, os gases da água auxiliam a digerir as proteínas dos alimentos e melhorar o processo digestivo.

    Fontes:

    https://www.healthline.com/nutrition/club-soda-vs-seltzer-sparkling-tonic#definitions

    https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_vert_fut_agua_gas_ml

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/is-carbonated-sparkling-water-bad-for-you#:~:text=Sparkling%20water%20does%20not%20lead,usually%2010%20calories%20or%20less.

    https://www.mindbodygreen.com/articles/sparkling-water-causes-weight-gain

    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/celulite/53/

    https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/causas-da-celulite-saiba-o-que-pode-levar-ao-efeito-de-casca-de-laranja-na-pele_a6959/1

    http://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/06/por-que-engordamos-e-o-que-devemos-fazer-para-emagrecer-e-manter-o-peso.html

    http://www.aguasantaines.com.br/noticia/25/agua-com-gas-engorda-mito-ou-verdade.html

    https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173183/nutrients

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/club-soda-vs-seltzer-sparkling-tonic#definitions https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_vert_fut_agua_gas_ml https://www.medicalnewstoday.com/articles/is-carbonated-sparkling-water-bad-for-you#:~:text=Sparkling%20water%20does%20not%20lead,usually%2010%20calories%20or%20less. https://www.mindbodygreen.com/articles/sparkling-water-causes-weight-gain https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/celulite/53/ https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/causas-da-celulite-saiba-o-que-pode-levar-ao-efeito-de-casca-de-laranja-na-pele_a6959/1 http://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/06/por-que-engordamos-e-o-que-devemos-fazer-para-emagrecer-e-manter-o-peso.html http://www.aguasantaines.com.br/noticia/25/agua-com-gas-engorda-mito-ou-verdade.html https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173183/nutrients

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas