Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Água com gás dá gases?

Legenda: 
Água com gás

Após entender os mitos e verdades que cercam a água com gás ou se a água com gás causa celulite ou engorda, iremos checar, neste artigo, se a água com gás realmente causa gases e como evitá-los. Afinal, ninguém merece tomar uma água com gás para se refrescar e acabar passando por constrangimentos, né?

 

O que é água com gás?

A água com gás é uma bebida carbonatada. O que isso significa? Significa que a água com gás, como os refrigerantes, passa por um processo onde o oxigênio presente na água mineral é substituído por gás carbônico, o que causa as bolinhas efervescentes dessa água. Além disso, a água com gás consegue manter todos os minérios importantes para o nosso corpo que a água mineral contém, como o magnésio e o cálcio.

 

O que são gases e quais suas causas?

A sensação de estômago estufado, desconforto na parte superior do abdômen, barriga dura, azia, arrotos e cólicas intestinais são alguns dos sintomas de que você pode estar sofrendo com o excesso de gases.

Há alguns motivos pelos quais alguém pode sentir o incômodo de ter gases intestinais, dentre eles: a ingestão de ar através da alimentação - enquanto mastiga por exemplo – ou a ingestão de alguns alimentos ou bebidas que chegam ao intestino sem serem totalmente digeridos e acabam gerando dois gases: dióxido de carbono e hidrogênio.

Para já, um jeito de evitar esse tipo de problema é comer com calma em um ambiente tranquilo. Assim, você mastiga tudo direitinho e não engole ar. Da mesma maneira, é preciso estar atento aos alimentos que você consome. Alguns alimentos podem deixar você com a sensação de estar estufado, por exemplo. E existem pessoas com intolerância à lactose que acabam ficando com gases ao beber leite.

 

Água com gás dá gases?

De acordo com especialistas, a água com gás, ao ser uma bebida que contém dióxido de carbono, pode, sim, dar gases, afinal, você está engolindo gases. Agora, não estamos aqui falando dos gases fedidos que saem nas flatulências. O ar presente na água com gás tende a ficar preso no esôfago e voltar na mesma hora no formato de arrotos (que pelo menos é mais controlável, vamos combinar). Então sim, a água com gás pode, sim, causar gases, mas estamos falando de eructações (o nome técnico do arroto).

Contudo, a água com gás não tende a causar as cólicas intestinais ou os conhecidos puns. Mas e se isso acontecer com você depois de tomar água com gás? Bom, depois de pedir desculpas caso não tenha conseguido segurar ou sair de cena antes do pum, vale a pena pensar se no que você comeu. Os gases podem ser por conta da interação de outros elementos com o ácido do estômago, como ácidos graxos, carboidratos ou açúcares.

E é por conta disso que muitos refrigerantes ou água com gás saborizadas que contém adoçantes artificiais podem causar mais gases do que a água com gás comum, pois o açúcar pode ter esse efeito não tão doce.

 

Como evitar os arrotos causados pela água com gás?

Para evitar engolir mais ar do que o necessário enquanto toma água com gás, o recomendado é que você beba goles menores, de forma mais lenta e paciente. Também ajuda manter a boca fechada entre os goles e evitar o canudinho. Por fim, é claro, tente dar preferência a água com gás sem sabores artificiais; como vimos, eles tendem a causar mais gases (e momentos infelizes).

É importante lembrar que conhecer o próprio corpo e seus limites é super necessário! Caso você sinta que a água com gás não te faz bem, entender o porquê isso acontece e evitar esse tipo de bebida é uma boa opção. Afinal na busca de um estilo de vida saudável não há nada melhor do que conhecer bem seu corpo. Você pode ainda, procurar a orientação de um nutricionista para que ele possa te auxiliar em quais bebidas causam mais gases e como evitar que isso aconteça.


Perguntas frequentes

  • Água com gás faz mal para o estômago?

    Apesar de gerar uma sensação de inchaço e saciedade, a água com gás não faz mal ao estômago. Ao contrário disso, especialistas afirmam que a água com gás pode auxiliar no funcionamento intestinal, ajudando principalmente quem sofre com constipação.

  • Água com gás faz mal aos dentes?

    Muitas pessoas acreditam que a acidez presente na água com gás causaria a corrosão dentária. Entretanto, a acidez presente nessa água é tão mínima que não seria suficiente para causar qualquer corrosão.

  • A água com gás hidrata da mesma forma que a água mineral?

    Sim, as propriedades presentes em ambas as águas hidratam da mesma maneira.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/club-soda-vs-seltzer-sparkling-tonic#definitions

    https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_vert_fut_agua_gas_ml

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/is-carbonated-sparkling-water-bad-for-you#:~:text=Sparkling%20water%20does%20not%20lead,usually%2010%20calories%20or%20less.

    https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173183/nutrients

    https://gi.org/topics/belching-bloating-and-flatulence/

    https://www.dulco.com.br/dulcogas/causas-gases-em-excesso/

    https://www.webmd.com/diet/sparkling-water-health-benefits#:~:text=The%20carbonation%20in%20sparkling%20water,to%20switch%20to%20plain%20water.

    https://www.menshealth.com/nutrition/a19545528/sparkling-water-might-be-making-you-gassy/

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/club-soda-vs-seltzer-sparkling-tonic#definitions https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_vert_fut_agua_gas_ml https://www.medicalnewstoday.com/articles/is-carbonated-sparkling-water-bad-for-you#:~:text=Sparkling%20water%20does%20not%20lead,usually%2010%20calories%20or%20less. https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173183/nutrients https://gi.org/topics/belching-bloating-and-flatulence/ https://www.dulco.com.br/dulcogas/causas-gases-em-excesso/ https://www.webmd.com/diet/sparkling-water-health-benefits#:~:text=The%20carbonation%20in%20sparkling%20water,to%20switch%20to%20plain%20water. https://www.menshealth.com/nutrition/a19545528/sparkling-water-might-be-making-you-gassy/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas