Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Aos amantes de água tônica: Água tônica zero engorda?

Legenda: 
Água tônica

Após desvendar os mitos e curiosidades da água tônica e explicar se a água tônica faz bem a o estômago, Que Bem que Faz vai te ajudar a entender melhor se a água tônica zero engorda e quais seus diferenciais.

 

O que é água tônica?

A água tônica é uma bebida gaseificada, isto é: passa pelo processo de substituição do oxigênio por gás carbônico para criar as conhecidas bolinhas efervescentes de gás. A água tônica tem um sabor amargo que se dá por um componente chamado hidrocloreto de quinino, que é uma substância retirada de uma árvore chamada Quina, muito comum em alguns países da América do Sul. O quinino já foi muito usado em medicamentos contra a malária (hoje não é mais), e é tão amargo que a água tônica leva sódio e açúcar para dar uma aliviada nisso.

 

Quais os diferenciais da água tônica zero?

A principal diferença entre a água tônica comum e a água tônica zero é justamente a quantidade de açúcares e carboidratos presentes em cada uma:

Uma lata de 350ml de água tônica normal contém:

Uma lata de 350 ml de água tônica zero contém:

Deu para notar a diferença entre a água tônica comum e a água tônica zero, certo? A água tônica zero pode ser uma escolha melhor caso você esteja preocupado em não engordar; No entanto, contém mais sódio, e não é o mais recomendado para quem quer evitar o sal.

 

Água tônica zero engorda? É mais saudável?

Por não conter calorias ou açúcares de forma significativa, a água tônica zero não engorda. A água tônica zero também leva menos ingredientes do que os refrigerantes, o que pode torná-la uma opção para quem está tentando não engordar. Contudo, é preciso estar atento ao tipo de adoçante utilizado na água tônica zero consumida. Afinal, há diferentes tipos de adoçantes, como a sacarina, o aspartame, estévia, sorbitol etc. Com isso em mente, você vai poder escolher a água tônica zero mais adequada para você. Aliás, sempre vale estar atento aos rótulos e ingredientes dos produtos que consumimos

Já que descobrimos que a água tônica zero não engorda, que tal experimentar essa Cold Brew Tônica com tônica zero ou ainda uma adaptação desse Refresco Tônica? São receitas fáceis de fazer, saudáveis e super refrescantes!


Perguntas Frequentes

  • Água tônica faz mal para o estômago?

    Não, a água tônica não faz mal para o estômago. Na verdade é justamente o contrário, a água tônica auxilia na digestão, dores gástricas e azia. Você pode entender tudo isso melhor nesse artigo Água tônica faz bem para o estômago?.

  • Qual a diferença entre a água tônica zero e um refrigerante zero?

    A principal diferença está no sabor e nos ingredientes: A água tônica zero é mais amarga e contém quinino; Os refrigerantes zero por sua vez são bem doces e contém corantes e aromatizantes artificiais para se aproximar do refrigerante comum.

  • A água tônica zero é mais saudável que a água tônica comum?

    Ela não é necessariamente mais saudável. A água tônica zero pode ser uma opção melhor para quem quer ou precisa ingerir menos calorias e açúcares.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/club-soda-vs-seltzer-sparkling-tonic#definitions

    http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/museologico/objeto-em-foco/objeto-em-foco-cloridrato-de-quinina

    https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_vert_fut_agua_gas_ml

    https://mixology.eu/seven-facts-about-tonic-water/

    https://blog.theginflavors.com.br/agua-tonica-faz-bem-beneficios-para-saude/

    https://www.lojamuseudagula.com.br/blog/conheca-3-beneficios-que-o-consumo-de-agua-tonica-pode-trazer-para-a-saude/

    https://folhabv.com.br/noticia/VARIEDADES/Entretenimento/Conheca-a-diferenca-entre-a-agua-com-gas-e-a-agua-tonica/26558

    https://www.healthline.com/health/quinine-in-tonic-water#side-effects-and-risks

    http://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/06/por-que-engordamos-e-o-que-devemos-fazer-para-emagrecer-e-manter-o-peso.html

    https://www.verywellfit.com/tonic-water-nutrition-facts-4109229

    https://www.schweppesus.com/products/tonic-water/schweppes-diet-tonic-water

    https://www.livestrong.com/article/551180-diet-tonic-water-vs-regular-tonic-water/

    https://www.paodeacucar.com/produto/128632/agua-tonica-antarctica-zero-acucar-lata-350ml

    https://super.abril.com.br/saude/composicao-dos-adocantes/#:~:text=O%20natural%20%C3%A9%20extra%C3%ADdo%20de,%2C%20ciclamato%2C%20aspartame%2C%20acesulfame.&text=Eles%20podem%20ser%20naturais%20%E2%80%93%20frutose,%2C%20ciclamato%2C%20aspartame%20e%20acesulfame.

    http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v12n5a17.pdf

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/club-soda-vs-seltzer-sparkling-tonic#definitions http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/museologico/objeto-em-foco/objeto-em-foco-cloridrato-de-quinina https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_vert_fut_agua_gas_ml https://mixology.eu/seven-facts-about-tonic-water/ https://blog.theginflavors.com.br/agua-tonica-faz-bem-beneficios-para-saude/ https://www.lojamuseudagula.com.br/blog/conheca-3-beneficios-que-o-consumo-de-agua-tonica-pode-trazer-para-a-saude/ https://folhabv.com.br/noticia/VARIEDADES/Entretenimento/Conheca-a-diferenca-entre-a-agua-com-gas-e-a-agua-tonica/26558 https://www.healthline.com/health/quinine-in-tonic-water#side-effects-and-risks http://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/06/por-que-engordamos-e-o-que-devemos-fazer-para-emagrecer-e-manter-o-peso.html https://www.verywellfit.com/tonic-water-nutrition-facts-4109229 https://www.schweppesus.com/products/tonic-water/schweppes-diet-tonic-water https://www.livestrong.com/article/551180-diet-tonic-water-vs-regular-tonic-water/ https://www.paodeacucar.com/produto/128632/agua-tonica-antarctica-zero-acucar-lata-350ml https://super.abril.com.br/saude/composicao-dos-adocantes/#:~:text=O%20natural%20%C3%A9%20extra%C3%ADdo%20de,%2C%20ciclamato%2C%20aspartame%2C%20acesulfame.&text=Eles%20podem%20ser%20naturais%20%E2%80%93%20frutose,%2C%20ciclamato%2C%20aspartame%20e%20acesulfame. http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v12n5a17.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas