Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Água tônica faz bem para o estômago?

Legenda: 
Água tônica

A água tônica é uma bebida muito popular. Ela pode ser consumida pura, com limão, com gin ou outra bebida alcóolica… Ela costuma ser apreciada por causa da sua efervescência e pelo gostinho amargo. Agora, existe uma ideia popular sobre essa bebida: dizem por aí que a água tônica faz bem para o estômago. Será?

Bom, nós vimos no texto Água com gás e tônica: Mitos e curiosidades que há muitas concepções equivocadas a respeito desse tipo de bebida carbonatada. Neste artigo, a gente vai procurar desmistificar a questão de se a água tônica é boa para o estômago.

 

Como é feita a água tônica?

A água tônica é uma bebida gaseificada, isto é, uma bebida que passou pelo processo de carbonatação, onde o oxigênio é retirado do líquido e substituído por gás carbônico. Além disso, a água tônica se diferencia por conter em sua composição açúcar, sódio e quinino. Parecida com a água com gás, a água tônica acaba se aproximando do refrigerante, já que leva também sódio e açúcar.

O que é quinino?

Quinino é uma substância extraída da casca de uma árvore peruana chamada quina. O quinino foi o primeiro medicamento utilizado no tratamento da malária e hoje é encontrado em pequenas quantidades na água tônica, sendo responsável pelo gosto mais amargo dessa bebida. Contudo, um alerta: o quinino está presente na água tônica numa quantidade tão pequena que não vai curar a malária de ninguém. Pelo mesmo motivo, quase não existe chance de você ingerir uma dose de quinino acima do recomendado tomando água tônica. Para isso acontecer, você teria que tomar dois litros (!) de água tônica e não ir ao banheiro depois.

 

Água tônica faz bem para o estômago?

Mas afinal, a água tônica faz bem para o estômago? O quinino presente na água tônica com seu sabor amargo estimula a produção de saliva, que por sua vez, auxilia no processo de digestão. Favorece também as glândulas gástricas que melhoram as dores estomacais, náuseas, azia e enjoos.

O gás presente na água é outra questão a ser levantada. Um estudo feito na Itália mostrou que a água com gás pode auxiliar no funcionamento intestinal e no caso de pessoas que sofrem de constipação.

Contudo, é importante lembrar que a quantidade de quinino presente na água tônica é menor do que 5 mg, isto é, muito baixa. Assim, a água tônica, ainda que possa propiciar o funcionamento do processo digestivo com o gás e seu sabor amargo, não funcionará como um medicamento e não deve causar efeitos colaterais ou resultados esperados de um medicamento.

Caso você esteja tendo problemas constantes com seu estômago, é importante sempre consultar um médico especialista, verificando como está sua saúde estomacal e a indicação de um tratamento adequado.


Perguntas frequentes

  • Como tomar água tônica?

    Você pode tomar a tônica pura, com limão, laranja e outras frutas, ou ainda fazendo drinks ao adicionar gin, vermute, hortelã ou soda. Confira essas receitas saborosas de Cold Brew Tônica e Refresco Tônica.

  • Água tônica é saudável?

    Uma lata de água tônica contém aproximadamente 30 g de sódio e 23 g de açúcar, isto é, o valor nutricional da água tônica é muito similar ao dos refrigerantes. Como sabemos, o consumo de bebidas ricas em sódio e açúcar pode não fazer mal quando consumido com moderação, mas não é o mais recomendado quando falamos de um estilo de vida saudável, principalmente quando bebido em excesso. Entretanto, já existem no mercado versões light ou diet dessas bebidas que são menos calóricas.

  • Qual a diferença da água tônica para o refrigerante?

    A principal diferença está nos ingredientes, a água tônica possui um pouco menos de açúcar e adiciona o quinino, que caracteriza seu gosto amargo.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/club-soda-vs-seltzer-sparkling-tonic#definitions http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/museologico/objeto-em-foco/objeto-em-foco-cloridrato-de-quinina https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_vert_fut_agua_gas_ml https://mixology.eu/seven-facts-about-tonic-water/ https://blog.theginflavors.com.br/agua-tonica-faz-bem-beneficios-para-saude/ https://www.lojamuseudagula.com.br/blog/conheca-3-beneficios-que-o-consumo-de-agua-tonica-pode-trazer-para-a-saude/ https://folhabv.com.br/noticia/VARIEDADES/Entretenimento/Conheca-a-diferenca-entre-a-agua-com-gas-e-a-agua-tonica/26558 https://www.healthline.com/health/quinine-in-tonic-water#side-effects-and-risks

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas