Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Diferença entre alergia e intolerância ao leite

Legenda: 
Diferença entre alergia e intolerância: menino tomando leite

Diarréia, desconforto abdominal, inchaço, gases e enjoo após consumir leite são alguns dos sintomas mais comuns naqueles que não devem ingerir leite. Isso pode acontecer por dois motivos: a intolerância ou alergia ao leite. Para que você possa identificar melhor essas duas condições, nós do Que Bem Que Faz decidimos responder à pergunta: “Mas afinal, qual a diferença entre alergia e intolerância ao leite?”

 

Alergia ao leite

A alergia ao leite é uma resposta do sistema imunológico à proteína presente no leite. É mais comum em crianças durante os primeiros meses ou anos de vida e costuma melhorar após os 3 anos, sendo menos comum em adultos. Os principais sintomas da alergia alimentar ao leite são:

Essa reação alérgica costuma acontecer por conta de uma das duas principais proteínas do leite, a caseína ou o whey, e é super perigosa pois pode causar anafilaxia - isto é, uma reação alérgica aguda que causa falta de ar e dores no corpo e pode levar a morte. Por isso, a alergia ao leite deve ser tratada com cautela, substituindo o leite de vaca por outra opção de leite vegetal que não irá causar a reação alérgica.

 

Intolerância ao leite

A intolerância ao leite, por outro lado, não é uma reação do corpo ao leite. Ela acontece quando o organismo não produz uma enzima chamada lactase, que é responsável por processar e digerir a lactose - o açúcar - presente no leite. Essa condição ocorre mais frequentemente nas pessoas acima dos seis anos de idade, ou seja, é mais comum em adultos e seus principais sintomas são:

Ou seja, os sintomas da intolerância ao leite estão mais relacionados aos problemas gastrointestinais, enquanto que a alergia ao leite conta também com outras formas de reação alérgica.

 

Mas afinal, como substituir o leite?

Agora que já sabemos qual a diferença entre alergia e intolerância ao leite, é importante encontrar formas saudáveis e saborosas de substituir o leite. Afinal, esse alimento rico em cálcio pode ser ingerido puro ou nas mais diversas receitas. Pensando nisso, nós do Que Bem Que Faz separamos algumas receitas com vários substitutos para o leite.

1. Bolo de Banana e Quinoa Sem Leite: feito com creme vegetal, quinoa e farinha de arroz, esse bolo de banana é super nutritivo e saboroso.
2. Nhoque de Batata-doce e Molico Vegetal com Molho de Tomate: esse nhoque de batata doce é feito com Molico vegetal e é coberto por um delicioso molho de tomate caseiro.
3. Panqueca Americana com Molico Origem Vegetal: o Molico origem vegetal também é uma ótima opção de substituto para o leite nessa deliciosa receita de panqueca americana.
4. Mini Pizza Sem Leite: agora você também pode se esbanjar em pizza mesmo com alergia ou intolerância à lactose. Experimente essa receita de pizza sem leite.
5. Bem-casado Sem Leite: bom para matar a vontade por um docinho, esse bem casado usa creme vegetal para substituir o leite.
6. Canjica (Mungunzá) de Nesfit Bebida de Coco: essa canjica de coco irá conquistar o paladar de todos com o seu sabor delicioso e cremosidade.
7. Bolo de Amêndoas e Aveia com Zero-Cal:um bolo saboroso, perfeito para o café da tarde e feito totalmente sem leite, pensando em sua alergia ou intolerância alimentar.
8. Smoothie de Banana, Mel e Molico Origem Vegetal: que tal uma bebida para começar o dia bem? Esse smoothie de banana e mel é super saboroso e feito com Molico vegetal.
9. Pudim de Leite de Coco:essa receita de pudim é super fácil de fazer, utiliza poucos ingredientes, dentre eles o leite de coco.
10. Docinhos Sem Leite: docinhos ideais para uma festa, esses docinhos irão conquistar o paladar das crianças com alergia ou intolerância ao leite!

Com todas essas receitas maravilhosas, substituir o leite tornou- se muito mais fácil. Experimente e não sofra mais com alergia ou intolerância ao leite!


Perguntas frequentes

  • Qual a principal diferença entre alergia e intolerância ao leite?

    A alergia se trata de uma reação do corpo à proteína do leite, enquanto que a intolerância à lactose é quando o corpo não produz lactase o suficiente para digerir o açúcar do leite.

  • Como identificar alergia ao leite?

    É importante se atentar aos sintomas para identificar a alergia ao leite: vômitos, diarréia, tosse, erupções cutâneas e febre são alguns desses sintomas.

     

Fontes

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/milk-allergy/symptoms-causes/syc-20375101#:~:text=Milk%20allergy%20or%20milk%20intolerance,treatment%20from%20true%20milk%20allergy. https://www.webmd.com/digestive-disorders/lactose-intolerance-or-dairy-allergy https://www.foodallergy.org/resources/milk-allergy-vs-lactose-intolerance https://www.everydayhealth.com/digestive-health/milk-allergy-vs-lactose-intolerance.aspx https://www.scielo.br/j/cta/a/7H9sz75JvFs9gNYqysgZ68H/?lang=en https://www.healthnavigator.org.nz/health-a-z/c/cows-milk-allergy-or-lactose-intolerance/ https://aps.bvs.br/aps/qual-a-diferenca-entre-intolerancia-a-lactose-e-alergia-a-leite/#:~:text=A%20alergia%20ao%20leite%20envolve,a%C3%A7%C3%BAcar%20do%20leite%2C%20a%20lactose. https://www.medicina.ufmg.br/entenda-a-diferenca-entre-intolerancia-e-alergia-alimentar/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas