Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos construtores

Legenda: 
Alimentos construtores: nozes e castanhas

A quantidade de proteínas que cada pessoa precisa pode variar de acordo com a faixa etária. Contudo, consumir proteínas é necessário para o desenvolvimento e manutenção dos nossos tecidos e órgãos e é aí que os alimentos construtores entram. Descubra mais sobre eles a seguir!

 

O que são os alimentos construtores?

Como o próprio nome já indica, os alimentos construtores são aqueles que ajudam na “construção” do nosso corpo, o que inclui o fortalecimento e a renovação de diversos tecidos como os músculos, os órgãos, o sangue e a pele. São alimentos ricos em proteínas super importantes para as crianças e adolescentes que estão em desenvolvimento e precisam de nutrientes para manter o corpo saudável. E grandes auxiliadores para os adultos, já que atuam na cicatrização, recuperação de fraturas e tecidos. Alguns dos principais benefícios dos alimentos construtores são:

Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelos alimentos construtores. Mas afinal, que alimentos são esses? Confira a seguir.

 

Exemplos de alimentos construtores

Com todos esses benefícios, é super importante saber quais alimentos são esses e como é possível adicioná-los na dieta, não é mesmo? Pensando nisso, listamos alguns alimentos construtores gostosos e saudáveis para você experimentar.

Com alimentos de origem animal e vegetal, os alimentos construtores são conhecidos por serem ricos em proteínas, aminoácidos, ferro, zinco, cálcio e as vitaminas do complexo B, sendo benéficos para várias partes do organismo. Desta forma, é importante incorporar esses alimentos na sua dieta alimentar, garantindo uma dieta diversa e rica em nutrientes todos os dias!

 

Receitas com alimentos construtores

“Mas afinal, como inserir esses alimentos na minha dieta?” O Que Bem Que Faz está aqui para mostrar que comer de forma saudável não é difícil, por isso, separamos algumas receitas deliciosas e fáceis de fazer para adicionar mais alimentos construtores na sua rotina alimentar. Veja:

1. Panqueca de Iogurte Grego Light, Aveia e Quinoa com Recheio Cremoso de Carne: uma receita que une diversos alimentos construtores é essa panqueca de iogurte com aveia, quinoa e carne. Perfeita para um almoço nutritivo.
2. Kibe de Carne com Aveia: essa receita que une carne e aveia é prática e super fácil de fazer e comer. Sendo versátil e uma boa opção para petiscos ou refeições.
3. Lentilha ao vinho: a lentilha fica ainda mais gostosa nessa receita que é cozida ao vinho.
4. Salmão Assado com Tomates e Brócolis: salmão, brócolis e castanha de caju se unem nessa receita que equilibra o sabor elaborado com uma textura macia por dentro e crocante por fora.
5. Crepe de Quinoa Molico: perfeito para o café da manhã ou um almoço leve, essa receita de crepe leva leite, quinoa, ovo e frango.
6. Filés de Peixe com Crosta de Castanhas: a crosta de castanha oferece uma textura deliciosa nessa receita de filé de peixe.
7. Batata Rosti Recheada: batata, queijo e nozes se unem no equilíbrio perfeito nessa receita saborosa.
8. Arrumadinho de Vegetais com Ovos: ovos e vegetais oferecem muita proteína e nutrição para um corpo mais saudável e resistente.
9. Potinho de Aveia com Morango e Nozes: as sobremesas também são uma boa escolha para incorporar os alimentos construtores, que tal esse pote com aveia e nozes?
10. Mingau de Aveia, Banana e Mel com Iogurte: outra opção de sobremesa nutritiva é essa receita de mingau de aveia com iogurte, banana e mel.

Olha quantas receitas deliciosas e nutritivas com alimentos construtores que irão te ajudar a ter uma vida mais saudável e gostosa! Falta só experimentar!


Perguntas frequentes

  • O que são os alimentos construtores?

    Os alimentos construtores são aqueles ricos em proteínas como ovo, carne, leite, feijão e outros alimentos proteicos de origem vegetal como as oleaginosas.

  • Quais são os melhores alimentos construtores?

    Como as carnes magras possuem mais proteínas e nutrientes, podem ser a melhor escolha de alimento construtor.

  • Quais alimentos devemos comer para fortalecer nossos ossos e crescer?

    Os alimentos que fortalecem nossos ossos, músculos, tecidos e nos ajudam a crescer são chamados de alimentos construtores. Confira mais neste artigo!

     

Fontes

https://www.cpt.com.br/noticias/alimentos-construtores-ricos-em-proteinas-renovam-e-fortalecem-o-organismo https://alimentacaoemfoco.org.br/alimentos-construtores/#:~:text=Alimentos%20Construtores%20de%20origem%20de%20prote%C3%ADna%20vegetal&text=Todos%20os%20tipos%20de%20feij%C3%A3o,lentilha%2C%20gr%C3%A3o%20de%20bico) https://www.healthline.com/nutrition/26-muscle-building-foods#TOC_TITLE_HDR_1 https://blog.nakednuts.com.br/alimentos-construtores/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas