Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça 13 alimentos diuréticos para desinchar e ficar fininho

Legenda: 
Alimentos diuréticos: salada de frutas

Quando os anéis não conseguem entrar nos dedos e os sapatos apertam é hora de prestar atenção aos sinais e entender o porquê de todo esse inchaço. Isso pode significar retenção de líquido. Para tratar o problema, uma dica simples: alimentos diuréticos. Eles vão te ajudar a fazer xixi, eliminando toxinas e facilitando o processo para desinchar.

E se você está se perguntando: Por que os alimentos diuréticos para eliminar líquidos funcionam? A resposta é bem simples. Eles têm um alto teor de água, portanto, promovem uma ótima hidratação no corpo. Hidratado, o organismo vai pedir para ir ao banheiro mais vezes para fazer o número 1.

Tem mais. Os benefícios dos alimentos diuréticos também incluem o fato de eles serem ricos em vitaminas, minerais e fibras. Todos esses nutrientes auxiliam no metabolismo e no bom funcionamento dos rins e intestino.

LEIA TAMBÉM:

Rim saudável: qual a função do rim e como mantê-lo saudável

Complemento alimentar: o que é, e sua importância para os 50+

Suplemento de fibras: saiba do que se trata e quais os benefícios

 

Por que o organismo retém líquido?

É uma pergunta importante e aqui aproveitamos para avisar que o primeiro caminho para tratar a retenção de líquido é procurar um médico para identificar as causas. Até porque, para combater os efeitos é preciso conhecer a raiz do problema.

Comer mal é um dos caminhos para a retenção de líquido, especialmente se houver excesso de sal e açúcar e, por este motivo, procurar alimentos diuréticos naturais é tão importante.

Só que a má alimentação não é o único motivo para isso. Na lista de causas tem, ainda, aumento da pressão arterial, hipotireoidismo, mau funcionamento dos rins, fígado e coração e utilização de corticoides.

 

Dicas para evitar a retenção de líquidos

 

Quais os melhores alimentos diuréticos?

O Que bem que faz listou 13 alimentos diuréticos para desinchar e deixar você bem fininho. Na relação tem melancia, uva, salsão, aspargos, cebola, alho, pimentão, pepino, alface, beterraba, cenoura, melão e abacaxi.

Xiiii! A lista é perfeita, mas não sabe o que fazer com todos esses alimentos diuréticos? Fica tranquilo que vamos te ensinar a preparar ótimas receitas com eles.

 

Receitas com alimentos diuréticos

1. Salada de Frutas na Casquinha Integral (Fortaleza de Frutas) - a receita tem melancia e uva entre os ingredientes. E a massa é feita com farinha de trigo integral e açúcar mascavo. Fica deliciosa e bem refrescante.

2. Refresco de Uva e Abacaxi - a hidratação vai ficar em dia com essa receita. O abacaxi entra in natura no preparo. E ainda tem um complemento alimentar entre os ingredientes que deixa a bebida mais nutritiva. E se quiser que fique bem gelada, é só adicionar pedras de gelo na hora de beber.

3. Gelatina Mosaico com Frutas e Mel - para quem quer sentir o sabor da uva na hora de mastigar, essa receita proporciona isso. A fruta é cortada ao meio para ser adicionada ao preparo da sobremesa, que é muito saborosa.

4. Tirinhas de Frango com Legumes - é um prato delicioso, leve e saudável que inclui o salsão no preparo e entra para a lista de alimentos diuréticos. E além dos legumes indicados na receita, dá para preparar com legumes que você tiver em casa, sempre variando para que a receita fique colorida.

5. Sopa de Cebola Gratinada - e se a cebola está entre os alimentos diuréticos para desinchar, tem receita boa para fazer com ela. O queijo prato e o parmesão enriquecem ainda mais o sabor dessa sopa, perfeita para os dias frios.

6. Mousseline com Alho e Mostarda - é um creme especial delicioso e bem prático de fazer. O alho traz o potencial diurético e também muito sabor à receita. Ainda tem creme de leite, mostarda e batata-doce.

7. Pepinos Fantasia - o pepino é mais um alimento diurético da nossa lista que rende uma receita bem saborosa. Os pepinos são preparados com leite, ricota, peru defumado e salsa. Para o recheio use iogurte natural desnatado, mostarda, maionese e sal.

8. Beirute de Carne - é um sanduíche delicioso feito com pão Sírio com molho de requeijão, servido com carne em tiras, alface e queijo. As folhas verdinhas de alface vão ajudar a tratar a retenção de líquido e desinchar o corpo.

9. Peixe Grelhado com Aspargos - é uma receita leve para fazer parte do dia a dia e entrar para o menu com alimentos diuréticos e não ter mais que se preocupar com retenção de líquido. Os aspargos são cozidos separadamente e depois se unem ao salmão. Fica delicioso.

10. Frango Xadrez - essa receita só fica perfeita se tiver pimentão. E tem. Saborosos, eles são a cara desse prato e ainda cuida para que você tenha um bom alimento diurético para eliminar líquidos do organismo.

11. Farofa Super Rápida de Beterraba - gostosa, rica em nutrientes e ainda é um alimento diurético natural. A beterraba é um dos ingredientes que cuidam para que essa receita seja assim. Sirva com uma carne de panela que fica perfeita.

12. Purê de Cenoura - esse é um purê verdadeiramente vitaminado. A cenoura garante isso. Sem contar que a receita fica extremamente gostosa, ótima para servir com arroz e frango grelhado para uma refeição leve.

13. Melão com Creme de Pêssego - quem gosta de uma sobremesa saudável e bem refrescante pode optar por essa receita. Vai deixar todo mundo bem hidratado e longe da retenção de líquido. É a saúde garantida até na hora dos doces.

Deu para ver que ter alimentos diuréticos na mesa é bem fácil. Então, agora é só colocar a mão na massa e preparar o cardápio mais variado que puder.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os melhores alimentos diuréticos?

    Na lista de alimentos diuréticos estão: melancia, uva, salsão, aspargos, cebola, alho, pimentão, pepino, alface, beterraba, cenoura, melão e abacaxi.

  • 2. Por que os alimentos diuréticos são bons para a saúde?

    Os alimentos diuréticos naturais têm um alto teor de água e são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Todos esses nutrientes auxiliam no metabolismo e no bom funcionamento dos rins e intestino.

  • 3. Quais são as causas da retenção de líquido?

    Uma má alimentação está na lista, além do aumento da pressão arterial, hipotireoidismo, mau funcionamento dos rins, fígado e coração e utilização de corticoides.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/best-diuretic-foods-drinks#TOC_TITLE_HDR_11 https://www.unimedlondrina.com.br/noticias/tudo-saude/12/04/2018/alimentos-duireticos/ https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/alimentacao/alimentos-diureticos https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/93/o/Reten%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADdrica.pdf?154945 http://sban.cloudpainel.com.br/source/Agua-HidrataAAo-e-SaAde_Nestle_.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas