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Tem alimento para enjoo? Conheça 13 opções para ajudar

Legenda: 
Alimentos para enjoo: banana

Ninguém merece sentir enjoo (ou náuseas). Aquela vontade de vomitar, a sensação de cansaço e fraqueza, a falta de apetite… Eu, hein?

Bom, existem diversos motivos pelos quais uma pessoa pode sentir enjoo, de um passeio de montanha-russa até uma virose, passando pelos efeitos colaterais de algumas medicações. A causa mais comum das náuseas, porém, é comer alguma coisa que não caiu bem.

Por outro lado – e ainda bem –, a maioria dos enjoos é passageira. E se você quiser que ela seja ainda mais passageira, existem alguns alimentos para enjoo que podem ajudar.

Alimentos para enjoo? São alimentos com substâncias que têm propriedades capazes de ajudar o organismo a aliviar sintomas de enjoo. Quer saber quais são esses tais alimentos para enjoo? Que Bem Que Faz trouxe esse artigo que conta com informações sobre 13 alimentos bons para enjoo, que podem ajudar você a se livrar dessa sensação. Mas antes vamos entender um pouco melhor como funciona o enjoo.

 

Como funciona o enjoo?

O enjoo começa no cérebro, que envia sinais para os músculos do sistema digestivo, fazendo com que a pessoa sinta uma espécie de desconforto e que reflexos parecidos com os de vômito ocorram. Como já vimos, isso pode acontecer por uma porção de motivos, mas a maioria das náuseas é passageira.

Existem algumas que são específicas para enjoo, mas como sempre, não é bom tomar nenhum remédio por conta. E outra coisa importante é: quem tem uma sensação contínua de enjoo precisa fazer uma visita ao médico.

Tendo isso em mente, os alimentos que podem ajudar contra enjoo são aqueles que são ricos em nutrientes com propriedades que atuam no sistema nervoso, mas não apenas eles. Alimentos com efeitos calmantes também podem ajudar, pois diminuem a movimentação dos músculos do sistema digestivo, evitando reflexos de vômito. Vejamos agora uma lista com 15 alimentos para enjoo.

 

Alimentos bons para enjoo

1. Gengibre

O gengibre já é um alimento muito conhecido pelos seus benefícios para o sistema digestivo (já falamos dele quando comentamos dos chás para enjoo). Acontece que o gengibre é rico em compostos bioativos como gingerol, paradol e shogaol, que ajudam interagindo com os sistemas nervoso e digestivo, ajudando a aliviar enjoo, náusea e vômitos.

O gengibre pode ser usado de diversas formas na culinária, desde o preparo de chás até o seu uso como tempero para o preparo de receitas. Levando sua versatilidade em consideração, uma receita que pode diminuir o enjoo é a Sopa Creme de Laranja e Gengibre. Ela é levinha, o que também é bom, já que quando estamos enjoados não conseguimos comer muito.

2. Água de coco

Quando uma pessoa apresenta sintomas de enjoo, é muito importante que ela se mantenha hidratada. Afinal, ela perde líquido por não comer nem beber tanto e, se acontecer, por vomitar.

A ingestão de bebidas claras – que o corpo absorve mais rápido – pode ajudar o organismo a se manter hidratado e, assim, aliviar o enjoo. A água de côco é uma dessas bebidas claras, o que faz dela uma boa opção de alimento para enjoo. Além disso, ela é rica em minerais, aminoácidos, vitaminas e outros nutrientes que vão ajudar a garantir uma nutrição adequada nesses dias em que nada parece cair bem. Além disso, se consumida gelada, a água de coco pode ter seus efeitos intensificados.

Você pode consumir a água de coco pura, ou utilizá-la como um ingrediente para o preparo de alguma receita, como é no caso da receita de Tacinha de Frutas com Gelatina de Água de Coco.

3. Biscoito de água e sal

Alimentos secos, de modo geral, costumam ser alimentos bons para enjoo. Isso acontece porque costumam ter um gosto mais neutro e mais tolerável para quem não está a fim de comer nada. E quem tem estômago vazio, sente mais enjoo. Além disso, as bolachas de água e sal têm baixo teor calórico, mas são ricas em carboidratos, o que pode ajudar o organismo a recuperar a energia.

4. Torradas

As torradas são alimentos bons para enjoo pelo mesmo motivo que as bolachas de água e sal: ou seja, o sabor neutro deixa a pessoa mais disposta a comer. Outra coisa que pode ajudar é o fato de ela ser salgada. O sal ajuda a reter líquidos.

5. Canja de galinha

Canjas e caldos já são popularmente conhecidos como alimentos bons para quem está doente. E também podem ser alimentos bons para a náusea.

Quando ficamos enjoados, o corpo costuma receber com maior facilidade alimentos líquidos ou com consistência mais pastosa. A canja de galinha também pode fornecer hidratação e eletrólitos, que podem ajudar contra enjoos.

Além disso, ao adicionar frango e legumes para a canja, você está consumindo uma certa quantidade de minerais, vitaminas e outros nutrientes que podem ajudar para uma melhora rápida. Para aprender a fazer canja, você pode seguir essa deliciosa receita de Canja de Galinha Completa.

6. Alimentos gelados

Algumas pessoas, quando estão enjoadas, não conseguem comer alimentos quentes por causa do cheiro. É que o calor costuma intensificar o aroma dos alimentos e, por isso, piorar a sensação de náusea. Agora, isso não acontece tanto com os alimentos gelados.

Dentre os alimentos gelados que uma pessoa pode consumir enquanto estiver enjoada temos a gelatina, o sorvete, sucos, água gelada, iogurte, frutas geladas, cremes gelados e picolés. Uma boa opção é o Creme de Papaia com Zero-Cal.

7. Banana

Um dos sintomas do enjoo costuma ser a falta de apetite. Acontece, porém, que o corpo precisa de nutrientes para funcionar, e a gente consegue nutrientes comendo. Por isso, é muito importante dar um jeito de consumir alimentos nutritivos que possam nos fornecer a energia perdida enquanto o organismo tenta se recuperar. A banana pode ajudar pois é um alimento rico em potássio, que pode aliviar tanto o enjoo quanto outros sintomas como o vômito. Além disso, é um alimento fácil de comer e de digerir. Mais uma opção de alimento para enjoo.

Você pode consumir a banana in natura ou, se preferir, pode fazer receitas com a banana, como a receita de Frozen de Iogurte e Banana, que ainda é um alimento gelado, o que pode ajudar a aliviar sintomas de enjoo.

8. Arroz

Alimentos ricos em amido, no geral, podem ajudar a aliviar sintomas de enjoo, náusea e vômito. Por conta disso, o arroz se caracteriza como um desses alimentos para enjoo, já que tem um sabor leve e dá energia.

O arroz também é uma boa opção pois se trata de um alimento que não tem cheiro forte, o que faz dele um alimento mais fácil o que fará com uma pessoa enjoada aceite melhor o alimento. Você pode consumir o arroz do jeito tradicional, ou usá-lo para receitas.

9. Batata

A batata atua na saúde da pessoa doente da mesma forma que o arroz, por se tratar de um alimento muito rico em amido, ela pode ajudar a aliviar sintomas de enjoo, náuseas e vômitos. A batata também é um alimento rico em carboidratos, o que pode proporcionar um aumento energético, facilitando para que a pessoa tenha uma melhora rápida.

Além disso, pode ser preparada de uma forma em que ela não possua nem um cheiro e nem um sabor forte, o que pode ser convidativo para uma pessoa nauseada. Um exemplo de refeição feita com batata que é fácil de digerir é a receita de Sopa Creme de Batata.

10. Macarrão

O macarrão é outro dentre os alimentos ricos em amido que podem ajudar contra os sintomas de enjoo, náusea e vômito. Também é muito rico em carboidratos, para ajudar o organismo a recuperar a energia.

O macarrão é um alimento que pode ser adicionado a caldos, canjas e sopas. E por falar em sopa, você pode experimentar a Sopa de Alho-Poró e Macarrão.

11. Frutas cítricas

Frutas cítricas como a laranja e o limão são ótimas opções para pessoas doentes consumirem e que podem ajudar contra enjoos e náuseas. Os altos níveis de vitamina A e C presentes nessas frutas podem ajudar com o aumento da imunidade, reduzindo a sensação de mal estar, além de proporcionar uma melhora rápida do organismo.

Com as frutas cítricas, você pode fazer doces, sucos, chás e mais uma infinidade de alimentos. No entanto, como estamos falando de alimentos que podem ajudar contra o enjoo, uma receita que recomendamos feita com frutas cítricas é a receita de Chá de Limão com Alho.

12. Chá de hortelã-pimenta

Chás de ervas também podem ajudar a aliviar sintomas do enjoo. Esse é o caso do chá de hortelã-pimenta, que possui nutrientes com propriedades capazes de reduzir o enjoo, principalmente para gestantes.

13. Chá de camomila

O chá de camomila é parecido com o chá de hortelã-pimenta, pois pode ajudar a aliviar sintomas de enjoo e náusea. Além disso, o chá de camomila possui propriedades calmantes, que também pode ajudar na melhora do organismo, pois ameniza a movimentação dos músculos do sistema digestivo, intensificando o alívio contra o enjoo.

Para resumir, se você sente enjoo, o melhor é buscar uma alimentação com alimentos mais neutros, com um sabor leve e uma aparência convidativa. Agora, caso os sintomas se intensifiquem ou caso novos sintomas surjam, o melhor é procurar um médico.


Perguntas frequentes

  • O que comer quando se está com enjoo?

    Quando se está enjoado, é importante buscar por alimentos que não estejam muito quentes, que não possuam cheiro nem sabor fortes. Frutas, alimentos ricos em amido e alimentos gelados (como sorvete, gelatina, etc) ajudam. Procurar manter-se hidratado também é fundamental, ingerindo bastante água ou bebidas claras (como água de coco).

  • O que não comer quando se está com enjoo?

    O negócio é evitar coisas muito over. Os alimentos para enjoo não podem ser muito doces, muito quentes, muito temperados, muito gordurosos etc.

  • Qual a melhor fruta para melhorar o enjoo?

    Frutas cítricas como a laranja e o limão são as melhores opções para aliviar sintomas de enjoo.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/foods-to-eat-when-nauseous#TOC_TITLE_HDR_4 https://www.breastcancer.org/tips/nutrition/during_treat/side_effects/nausea https://www.medicalnewstoday.com/articles/326683 https://www.ucsfhealth.org/education/diet-modifications-for-nausea-and-vomiting

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas