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Alimentos para TPM: como aliviar os sintomas?

Legenda: 
Alimentos para TPM: salmão

A temida TPM, ou Tensão Pré-menstrual, é um problema que atinge pelo menos 80% das brasileiras. É muita gente, não? Se você faz parte desse número, já deve ter procurado diversas formas de aliviar os sintomas. Mas será que você já tentou unir o útil ao agradável e procurar alimentos para TPM? Eles existem, e podem ajudar muito. Confira a seguir alguns alimentos para TPM e viva todas as fases do seu ciclo menstrual com muito mais tranquilidade!

 

Quais os sintomas da TPM?

Os sintomas mais comuns são bem conhecidos das mulheres que sofrem com esse problema todo mês:

Ninguém merece nada disso, certo? Eles aparecem por conta das alterações hormonais por que o corpo passa durante o ciclo menstrual, mas felizmente existem algumas maneiras de lidar com eles.

Quando a gente pensa em alimentação para a TPM, podemos dizer de cara que é importante lembrar de ingerir alimentos ricos em:

Eles vão te ajudar a aliviar os principais sintomas da TPM.

Além disso, para regular o humor nesta fase, pode ser interessante consumir alguns aminoácidos conhecidos como triptofano e tirosina, que ajudam a produzir serotonina - o chamado hormônio da felicidade e bem-estar.

 

Alimentos para TPM: diminuindo os sintomas

Confira a seguir como alguns alimentos para TPM podem te ajudar a passar pelos sintomas de forma mais tranquila:

 

Alimentos que devem ser evitados na TPM

Assim como existem alimentos bons para a TPM, existem os não tão bons. Nenhum deles é proibido, mas talvez valha a pena evitar durante “aqueles dias”.

Dentre os principais alimentos que devem ser evitados na TPM estão os embutidos e outros alimentos ricos em sal e gordura, como caldos de carne e enlatados, bem como alimentos gordurosos, especialmente as frituras. Além disso, também é importante evitar exagerar em bebidas com cafeína e álcool.

Acontece que esses alimentos podem piorar os sintomas da TPM, porque aumentam a retenção de líquidos e o desconforto abdominal (lembre-se que os órgãos reprodutores já estão inchados).

 

E o chocolate? É um alimento para a TPM?

Os alimentos com muito açúcar – como docinhos e chocolates – também podem aumentar alguns sintomas da TPM para algumas mulheres. Então, se esse for o seu caso, é melhor evitar.

Por outro lado, a gente sabe que na TPM a mulher pode sentir aquela vontade de comer um chocolate. Bom, como a gente já viu, o chocolate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. Assim, dá para comer chocolate na TPM, mas claro, sem exageros. No caso, o recomendado é tentar comer só um quadradinho depois das refeições, e de preferência, do chocolate meio amargo (70% cacau).

 

Dicas para aliviar inchaço durante a TPM:

Um dos sintomas incômodos durante a TPM é o inchaço. Para aliviar esse sintoma, outras práticas além de consumir alimentos para TPM podem ser adotadas. Como:

É possível amenizar os sintomas pré-menstruais com a inclusão de alguns alimentos para TPM em sua dieta. Mas, para que os resultados durem, é preciso combinar a sua rotina alimentar com outras práticas benéficas, como as dicas que acabamos de ver. Se exercitar regularmente e fazer atividades focadas no relaxamento mental, são alguns exemplos. Afinal, os exercícios físicos estimulam a produção de serotonina, endorfina e adrenalina, substâncias que regulam o humor e diminuem as dores musculares. Além disso, práticas milenares como yoga e meditação ajudam a relaxar profundamente, reduzindo o estresse e a ansiedade.


Perguntas frequentes

  • Quais alimentos para TPM aliviam o estresse?

    Podemos citar alguns alimentos para TPM que aliviam o estresse como os vegetais, cereais integrais, frutas secas e oleaginosas que são ricos em vitamina B6, magnésio e ácido fólico, o que ajuda a liberar o hormônio do bem-estar em nosso organismo.

  • Quais os alimentos que aumentam a cólica menstrual?

    Alimentos industrializados, repletos de açúcares, carne vermelha gordurosa e alimentos ricos em sal não são bons alimentos para TPM já que pioram o quadro de cólica menstrual.

     

Fontes:

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24158 http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/download/203/199 https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12691 https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/39150 https://www.unicamp.br/unicamp/clipping/2018/02/05/mulheres-passam-pelo-menos-tres-meses-do-ano-com-tpm

Contribuição de: Lilian Barbosa

Contribuição de:
Lilian Barbosa
Lilian Barbosa

Nutricionista esportiva e clínica.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas