Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Almoço proteico: 30 opções incríveis de almoço rico em proteína

Legenda: 
Almoço proteico

As proteínas são um dos macronutrientes mais importantes para o organismo: elas constituem os músculos, participam de diversos processos metabólicos, fortalecem o sistema imunológico, regulam os hormônios e muito mais. Por esses e outros motivos, ingerir a quantidade diária recomendada de proteínas é fundamental.

Para atingir essa meta diária de uma maneira fácil e saborosa, você pode preparar um almoço com alimentos ricos em proteínas, como ovos, frangos e peixes. Neste artigo, confira algumas das melhores fontes de proteína para almoço e veja receitas imperdíveis com elas.

 

Proteínas para almoço

Escolher os ingredientes certos é um ponto muito importante do preparo do almoço proteico, então confira a seguir algumas opções para turbinar sua refeição:

 

Almoço proteico: receitas

Agora que você já conhece os benefícios desses alimentos nutritivos e saborosos, veja 5 receitas para almoço rico em proteínas com cada um deles:

Almoço proteico com ovos

Os ovos são ótimos curingas na cozinha, pois participam de diversos pratos, tanto simples quanto complexos. Além das tradicionais receitas de omelete, você pode aproveitar todos os nutrientes desse ingrediente nestas receitas completas, perfeitas para um almoço proteico:

1. Ovos ao Molho com Espinafre
2. Moqueca de Ovos
3. Enformado de Ovos com Legumes
4. Caçarola de Hortaliças e Ovos com Crocante de Ervas
5. Arrumadinho de Vegetais com Ovos

Almoço proteico com peito de frango

O peito de frango é um alimento versátil que pode participar de receitas complexas, como escondidinho, torta e salpicão, mas também pode ser servido grelhado, acompanhado de saladas leves. A seguir, veja alguns pratos principais que combinam os sabores do frango com os nutrientes dos vegetais:

6. Escondidinho de Frango com Creme de Milho
7. Jardineira de Frango
8. Frango Xadrez
9. Tirinhas de Frango com Legumes
10. Refogado de Frango com Maggi Da Horta

Almoço proteico com carne magra

As carnes magras em geral, como lagarto, maminha, alcatra e coxão mole, são ótimas fontes de proteínas para almoço. Abaixo, confira algumas receitas com filé mignon e outras carnes deliciosas para fazer em um almoço proteico para carnívoros:

11. Medalhões de Filé Mignon ao Molho Mostarda
12. Filé ao Molho de Shimeji
13. Maminha no Alho
14. Maminha com Legumes
15. Picadinho Cremoso

Almoço proteico com peixe

Os peixes são fontes de proteína saudáveis, uma vez que oferecem diversos benefícios para a saúde. Além destas 64 receitas com peixe, veja mais alguns pratos nutritivos para servir em um almoço proteico saboroso:

16. Salmão Assado com Tomates e Brócolis
17. Salmão Grelhado com Purê de Brócolis
18. Salpicão de Atum, Repolho e Iogurte
19. Frigideira de Bacalhau
20. Bacalhau ao Forno com Batata-doce e Couve

Almoço proteico com quinoa

A quinoa pode ser utilizada em cafés da manhã nutritivos, almoços proteicos e jantares saudáveis, sendo uma semente bastante versátil. Abaixo, veja algumas receitas com quinoa diferentes para se encher de proteína no almoço:

21. Tabule Fresco de Quinoa
22. Salada de Quinoa, Frango, Manga e Gengibre
23. Crepe de Quinoa Molico
24. Risoto de Quinoa com Limão Siciliano
25. Quibe de Quinoa Recheado Molico

Almoço proteico com lentilha

Seja acompanhada do clássico arroz branco ou dentro de um hambúrguer vegetariano, a lentilha é uma leguminosa completa que deixa qualquer refeição muito nutritiva. Abaixo, confira 5 opções para um almoço rico em proteínas, desde a tradicional lentilha cozida quentinha até a refrescante salada com lentilha:

26. Lentilha ao vinho
27. Lentilha com Costelinha de Porco e Linguiça
28. Salada de Lentilha, Cebolas Douradas e Salsa de Ervas
29. Hambúrguer de Lentilha e Abobrinha
30. Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-doce e Lentilhas

Além de todas essas receitas para almoço proteico, você encontra mais opções deliciosas e cheias de proteínas nestes artigos:

No site Que bem que faz, acesse mais artigos relacionados à Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Como fazer um almoço proteico?

    Para preparar um almoço proteico, você deve priorizar alimentos ricos em proteínas, como peixes, frangos e carnes pouco gordurosas. Algumas opções de receitas são: Filé ao Molho de Shimeji, Frango Xadrez e Salmão Assado com Tomates e Brócolis. Além dessas carnes, certos vegetais também são ricos nesse nutriente, como quinoa, lentilha, espinafre e brócolis.

  • Quais são os ingredientes ricos em proteína para almoço?

    Além das carnes e ovos, vários alimentos de origem vegetal também são ricos em proteínas, principalmente leguminosas, sementes e oleaginosas, tais como lentilha, quinoa e amêndoas.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/high-protein-foods

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas