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Atividade física: dicas para começar

Legenda: 
Atividade física: homem exercitando

Se você é uma daquelas pessoas que todo final de ano prometem que vão começar a fazer atividade física, mas a promessa nunca sai do papel, esse artigo é para você! Hoje vamos te apresentar algumas opções de como inserir a atividade física no seu dia a dia de uma maneira simples e prazerosa. Mas antes de abordarmos esse assunto, vamos descobrir o que de fato é a atividade física e conhecer os benefícios proporcionados por sua prática constante.

 

Atividade física e exercício físico: qual a diferença?

Muitas pessoas ao pensarem em atividade física costumam relacionar esse assunto com a prática de exercícios físicos. Não que esses termos não mantenham uma relação entre si, mas, apesar de serem próximos, eles querem dizer coisas diferentes. A atividade física consiste em qualquer movimento corporal que resulta em um gasto energético, ou seja, ao varrer o chão, brincar com as crianças, lavar o carro ou lavar a roupa você está praticando uma atividade física. Mas qual a diferença entre atividade física e exercício físico? O exercício físico, muitas vezes, pode requerer aparelhos, repetições e um lugar específico para praticá-lo.

Para que você possa visualizar com mais clareza a diferença entre exercício físico e atividade física, pense em uma atividade que faça parte da sua rotina, como subir as escadas do seu prédio para chegar ao seu apartamento. Quando você faz isso, apesar de não ser uma atividade projetada para te exercitar, você está gastando energia, e com isso praticando uma atividade física. Diferente seria se você comprasse um aparelho simulador de escada ou fosse até a academia para utilizá-lo, já que o ato de subir escadas está atrelado ao objetivo de se exercitar. Ou seja, apesar de estar praticando a mesma ação, como os objetivos são diferentes, subir escadas para chegar ao apartamento é uma atividade física e subir escadas no aparelho simulador é um exercício físico.

 

Atividade física: quais são os benefícios?

Além de manter o corpo em forma, a prática constante de atividade física é capaz de proporcionar saúde e bem-estar físico e mental. Vários estudos apontam que praticar atividade física com frequência pode melhorar seu desempenho físico em atividades do dia a dia, ajudar a manter o peso ideal, além de contribuir na prevenção de várias doenças, como hipertensão, infarto e obesidade. Os benefícios da prática de atividade física não param por aí, além de ajudar no controle de doenças, a atividade física também beneficia a saúde mental, reduzindo o estresse e a incidência de doenças como ansiedade e depressão.

Não tenho tempo para fazer atividade física. E agora?

Como já vimos, a atividade física consiste em qualquer movimentação física que eleva o gasto energético. Se sua rotina anda muito corrida para inserir alguma atividade física recorrente, algumas atitudes podem te ajudar a manter a saúde de corpo e mente em dia. Uma boa opção para quem não tem muito tempo disponível é substituir um trajeto feito de carro ou moto por uma caminhada. Por exemplo, ao invés de usar o carro para ir à padaria perto de casa, experimente ir caminhando. Essa atitude não vai tomar muito de seu tempo e ainda vai te proporcionar um pouco mais de qualidade de vida.

Outra opção para quem não tem tempo para praticar atividade física, caso more perto do trabalho ou faculdade, é fazer esse trajeto de bicicleta, um meio de transporte sustentável. Ou até reservar quinze minutinhos do dia para uma voltinha relaxante de bike ou uma caminhada ao ar livre. Certamente, essas pequenas atitudes vão te proporcionar muito mais bem-estar e saúde física e mental.

 

Não gosto de atividade física. O que fazer?

A boa notícia para quem não é muito chegado à atividade física é que existem diversos tipos de atividades e, certamente, alguma delas vai te interessar. Para que você encontre uma atividade física de que gosta, é preciso primeiro se conhecer. Pense: “O que eu gosto de fazer no dia a dia? Que atividade rotineira me dá prazer?”. Esses questionamentos podem te ajudar a encontrar um possível caminho a seguir. Por exemplo, é muito legal quem gosta de participar de maratonas ou corridas, mas se você não gosta de caminhar no seu dia a dia, provavelmente não vai curtir essa atividade.

Em contrapartida, se você gosta de andar de moto, pode procurar uma atividade que tenha a ver com o motociclismo e que te proporcione uma sensação parecida. Nesse caso, pode ser que comprar uma bicicleta seja uma boa alternativa para aumentar a sua prática de atividade física.

Fazendo esse exercício, você pode encontrar na sua personalidade e rotina o caminho para encontrar uma atividade física que te dê prazer. Caso essa descoberta demore mais tempo do que você espera, tenha paciência consigo mesmo e vá experimentando diversas modalidades. Certamente, ao final, você terá encontrado uma atividade física de que gosta.

Para saber mais sobre saúde e bem-estar, é só acompanhar o conteúdo do Que Bem Que Faz e nutrir-se de conhecimento.


Perguntas frequentes

  • Por onde começar a fazer atividade física?

    A atividade física está presente ao longo de todo o nosso dia. Quando limpamos a casa, lavamos o carro ou subimos alguns lances de escada, estamos praticando uma atividade física. Mas quando se trata de atividades físicas de alto impacto, como exercícios, é essencial procurar um médico e um profissional da área para nos indicar os procedimentos específicos.

  • Qual é o melhor tipo de atividade física para quem tem ansiedade?

    A ansiedade é um transtorno associado à dificuldade de relaxar e à apreensão pelo futuro. Algumas atividades que exigem muita energia do corpo, como a corrida, podem ajudar a aliviar a ansiedade, pois exigem esforço físico e liberam endorfina, o hormônio que ativa a sensação de prazer e bem-estar.

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    Qualquer pessoa pode fazer atividade física?

    A atividade física é recomendada a quase todas as pessoas. Para se certificar de que você está entre elas, antes de começar, é recomendado que você procure um profissional de saúde especializado.

    Fontes

    https://www.scielo.br/j/trends/a/jCRvs9LQq8ycmLwLysGBRFM/?lang=en

    https://www.health.harvard.edu/blog/can-exercise-help-treat-anxiety-2019102418096#:~:text=How%20does%20exercise%20help%20ease,body's%20contribution%20to%20feeling%20anxious.

    https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/atividade-fisica

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas