Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Autocuidado e bem estar

Autocuidado: 7 dicas para melhorar a qualidade de vida e ter bem-estar

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Para nunca perder esse riso largo e essa simpatia estampada no rosto, cuide-se bem! O autocuidado é o primeiro grande passo para manter a saúde, o bom humor e a boa vontade. E essa citação da música de Guilherme Arantes combina muito com as 7 dicas para melhorar a qualidade de vida e ter bem-estar que o Que bem que faz vai listar agora!

E para te ajudar a desvendar os segredos simples do autocuidado, é primordial que você saiba o que realmente isso significa e como é importante na sua vida.

LEIA TAMBÉM:

 

Autocuidado e vaidade são a mesma coisa?

A vaidade saudável é um dos aspectos do autocuidado. Afinal, arrumar os cabelos, tomar um bom banho, colocar uma roupa limpinha e se perfumar também faz parte de uma rotina de autocuidados. Mas os dois não são a mesma coisa, já que cuidar de si mesmo inclui outros predicados.

Existe um conjunto de práticas no dia a dia que você pode realizar para se permitir estar sempre de bem com a vida e consigo mesma. Juntas, essas atividades vão te levar a se olhar no espelho e sentir que está no caminho certo. E tudo isso nada mais é que autocuidado, que, de tão importante, ganhou 7 pilares da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esses 7 pilares incluem: informe-se sobre saúde; conheça a si mesmo; pratique atividade física; tenha uma alimentação saudável; evite riscos para a saúde; tenha bons hábitos de higiene; e use Medicamentos Isentos de Prescrição de forma responsável.

Para deixar mais fácil, isso só quer dizer que uma rotina de autocuidados é simplesmente cuidar da saúde, se alimentar bem, ler um livro, ouvir uma boa música, caminhar na praia ou no parque, ver o sol nascer ou se por, sair com os amigos, dançar, cantar, namorar...

Bem, a lista é grande, mas o pilares não mudam. Portanto, vamos te dar algumas dicas para te animar e o resto é com você. Aproveite!

 

1ª dica: Pratique atividade física

Os impactos da atividade física não se limitam apenas à saúde física – a saúde mental também sai ganhando com os minutos que você investe nos exercícios. Sabemos que pode ser um desafio sair de casa para treinar depois de um dia exaustivo na faculdade ou no trabalho. Contudo, quando você sentir a serotonina invadindo o seu corpo, certamente todo esse esforço valerá a pena!

Para colocar o corpo em movimento, você não precisa se matricular em uma academia ou fazer um investimento muito grande – com certeza, contar com a ajuda de um profissional e com os equipamentos adequados é essencial para evitar acidentes –, mas com pouco dinheiro é possível fazer mudanças extraordinárias na saúde. Confira abaixo duas sugestões de atividades físicas para começar já:

Caminhada

A caminhada é uma das alternativas mais acessíveis e eficazes para quem está começando no mundo da atividade física e, portanto, do autocuidado. Seja uma caminhada de 30 minutos na pracinha do bairro ou um cardio mais longo, caminhar, além de ajudar a espairecer as ideias, oferece os seguintes benefícios:

  • Fortalece o pulmão;
  • Contribui para a saúde do coração;
  • Beneficia a circulação;
  • Contribui para a saúde dos ossos.

Ciclismo

Sabe aquela bicicleta que está abandonada na garagem há séculos? Então, dê um talento nela e aproveite o fim de tarde para dar uma boa pedalada pelo parque da cidade ou até pelo bairro. Além de proporcionar um pouco de ar puro, te ajudando a relaxar e espantar o estresse do dia a dia, andar de bicicleta fortalece a musculatura, beneficia a saúde do coração e melhora a respiração e o equilíbrio.

Exercícios em casa

Se pedalar ou caminhar não for a sua praia, experimente praticar exercícios em casa, há várias alternativas simples e efetivas, que podem ser feitas no conforto da sala. Então, afaste o sofá, tire as crianças de perto e bora mexer o corpo!

  • Polichinelo: afaste as pernas, deixe os pés levemente apontados para fora e salte, abrindo e fechando os braços e as pernas. Flexione um pouco os joelhos para amortecer o impacto;
  • Corrida estacionária: incline levemente a coluna para frente e inicie o movimento de correr sem sair do lugar, alternando braços e pernas. Contraia o abdômen e eleve os joelhos até a altura do quadril;
  • Agachamento: afaste os pés na linha dos quadris, mantenha a coluna reta e o olhar para o horizonte. Inicie o movimento de agachamento descendo o tronco devagar, mantendo os joelhos alinhados. Se necessário, use uma cadeira como apoio;

A prática de atividade física, inclusive, vai te ajudar a emagrecer ou manter o peso, e ativar os hormônios da felicidade. Então, reage mulher, reage homem! Coloca um tênis, uma roupa confortável e vai cuidar da saúde – e lembre-se da garrafinha de água, para se manter hidratado!

 

2ª dica: Alimente-se bem

Uma boa alimentação é o conselho que está sempre no topo do ranking de autocuidados indicados pelos especialistas. Comer frutas, verduras, legumes e beber muita água vai garantir ao organismo a dose certa de vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos tão necessários para a saúde.

E nem dá para vir com a justificativa de que o dia é super corrido e não tem como parar para pensar no cardápio. Existem formas simples de comer bem, sem ter que ficar horas na cozinha!

Algumas receitas são muito práticas e levam pouquíssimo tempo para ficar prontas, facilitando sua vida – o que permite até levar a própria marmita para o trabalho, o que costuma ser mais saudável (até para o bolso) que comer em restaurantes ou lanchonetes. Aposte nas saladas, vitaminas de frutas, arroz, carne ou frango grelhados, sopas, cremes, biscoitos, pães e bolos integrais, e tudo ficará simples.

 

3ª dica: Durma bem

É muito importante dormir ao menos 8 horas por noite. Isso vai te fazer levantar de bom humor e ter energia para cumprir as atividades agendadas (incluindo a prática de exercícios indicada na dica anterior). Alguns cuidados são essenciais para uma boa noite de sono: evitar luzes acesas e distrações como televisão ou celular é um bom começo.

Alimentar-se com comidas leves à noite também é primordial. Uma xícara de chá para insônia pode te ajudar a encontrar o caminho para uma noite agradável e sem interrupções no sono, te fazendo levantar no dia seguinte super bem disposto.

 

4ª dica: Se desconecte e descanse

Se você é daqueles que vai para a cama acompanhado do celular ou notebook, mude isso já. Se desconectar das notificações que ficam chegando o tempo todo nesses aparelhinhos é mais uma dica de autocuidado. Nos fins de semana de folga também é essencial dar aquela pausa e esquecer um pouco das tecnologias – que são grandes facilitadoras, mas acabam atrapalhando um pouco porque podem provocar estresse.

A folga foi criada para aproveitar. Permita-se descansar e curtir aquela preguiça, só vendo filminhos velhos na TV, comendo uma pipoca quentinha e deliciosa, ou lendo um bom livro. Fazendo isso, você verá que na segunda-feira estará super animado para começar uma nova semana.

 

5ª dica: Divirta-se

Curtir um happy hour com os amigos, passear com os filhos no parque, viajar em boa companhia, ir ao cinema: o autocuidado também inclui ter um tempo para fazer as coisas que gosta e curtir alguns hobbies. Fazer atividades divertidas e ter novas experiências vai dar um up na sua vida. Esses momentos também proporcionam conexões com o bem-estar e podem fortalecer as relações, tornando todo o ambiente em volta mais feliz e agradável.

 

6ª dica: Cultive pensamentos positivos

Essa é a melhor forma de ter autocuidado mental. Os pensamentos positivos afastam a tristeza e o desânimo, tirando o foco dos problemas e permitindo enxergar as soluções que estão bem debaixo de nosso nariz, mas que o pessimismo não nos permite ver. Trace estratégias saudáveis para manter os pensamentos em equilíbrio.

Ser grato pelas conquistas do dia, das mais simples até as mais grandiosas, é uma maneira de cultivar bons pensamentos. Manter o foco no presente, sem nutrir a ansiedade com o que há por vir, é outra maneira. Afastar-se de pessoas baixo astral e que só reclamam de tudo também é um bom caminho para o autocuidado.

 

7ª dica: Arrume-se mesmo para ficar em casa

Passar o dia de pijama, nem pensar. Faz parte do autocuidado tomar um bom banho e arrumar-se mesmo que seja para ficar em casa. Tudo bem que não precisa vestir a roupa de domingo (como diziam nossas avós), mas colocar uma roupa limpa, pentear os cabelos, escovar os dentes e se perfumar faz bem em qualquer ocasião. E, para as mulheres, aquele batom ou gloss são indispensáveis.

O Que Bem que Faz sabe que nem sempre é fácil manter uma rotina de cuidado pessoal em meio a tantas tarefas que o dia exige. Mas, conhecendo essas dicas simples, sabemos que ficará mais prático cultivar uma rotina e autocuidado. Siga todas elas e tenha uma vida mais feliz!


Perguntas frequentes

  • 1. O que é autocuidado?

    O autocuidado é um conjunto de práticas no dia a dia que você pode realizar para se permitir estar sempre de bem com a vida. Juntas, essas atividades vão te levar a se olhar no espelho e sentir que está no caminho certo.

  • 2. Quais os 7 pilares do autocuidado definidos pela Organização Mundial da Saúde?

    Informe-se sobre saúde; conheça a si mesmo; pratique atividade física; tenha uma alimentação saudável; evite riscos para a saúde; tenha bons hábitos de higiene; e use Medicamentos Isentos de Prescrição de forma responsável.

  • 3. Qual a melhor forma de manter o autocuidado?

    Alimente-se bem, pratique atividades físicas, durma bem, se desconecte e descanse, divirta-se, cultive pensamentos positivos e arrume-se mesmo que seja para ficar em casa.

     

Referências

https://www.scielo.br/j/reeusp/a/S6s3fgFMbtMjMRfwncZ7WrP/?format=pdf&lang=pt

file:///C:/Users/Fabiano%20Gomes/Downloads/27562-70725-1-PB.pdf (Autocuidado a luz da teoria de dorothea orem: panorama da produção cientifica brasileira - Karem Poliana Santos da Silva)

https://tcc.fps.edu.br/bitstream/fpsrepo/834/1/TCC%20O%20autocuidado%20diante%20de%20uma%20pandemia%20mundial.pdf

https://www.ufpe.br/documents/2878072/2878531/Cartilha_dicas_autocuidado.pdf/4ae342f6-ba81-42d9-b51c-8130b4bf2657

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-23012015-182017/publico/2014_MariaReginaCarielloMoraes_VOrig.pdf

https://www.hospitaljardimbotanico.com/post/autocuidado-conhe%C3%A7a-7-pilares-para-manter-uma-sa%C3%BAde-equilibrada

 

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.