Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

6 benefícios da água de coco

Legenda: 
Benefícios da água de coco

Que praia combina com água de coco, isso não é novidade para ninguém! Mas não é preciso esperar a época mais quente do ano para consumir essa bebida tão nutritiva – afinal, beber água de coco faz bem para a saúde o ano todo! Por isso, nós preparamos para você um artigo sobre os benefícios da água de coco para a saúde. Durante a leitura, você vai descobrir um pouco mais sobre essa fruta e quais os benefícios da água de coco para a sua saúde. Ao final, nós preparamos para você algumas sugestões de receitas deliciosas que vão te ajudar a inserir essa bebida tão nutritiva na sua rotina alimentar. Boa leitura!

 

Como é “feita” a água de coco?

Esse é o tipo de pergunta aleatória que a gente se faz antes de cair no sono. Afinal, como a água vai parar dentro do coco? Eis a questão!

A real é que o que nós conhecemos como “água de coco” é na verdade uma reserva nutritiva para auxiliar no desenvolvimento do coqueiro. A água que nós consumimos fica guardada na semente, que é a parte branca (carne) do coco. O caminho feito pela água até chegar ao coco, inicia-se na raiz do coqueiro. A raiz coleta água e sais os minerais do solo.

Esses elementos são transportados para as folhas. As folhas são importantíssimas para a formação da água de coco, pois elas contêm uma substância chamada clorofila, que é capaz de transformar a energia do sol em energia química, de forma que o dióxido de carbono atmosférico é transformado em carboidratos.

A água, os sais minerais e os carboidratos formados nas folhas são transportados para o interior do coco via vasos condutores. Lá, esses nutrientes se depositam e formam a reserva nutritiva que nós conhecemos como água de coco. Impressionante, não é?

 

Quais são os benefícios da água de coco?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como a água se forma dentro do coco, nós vamos te apresentar alguns dos benefícios da água de coco para a sua saúde. Confira!

Benefícios da água de coco: isotônico natural

Um dos maiores benefícios da água de coco é que ela age como um isotônico natural. A água de coco é rica em água, sais minerais e carboidratos, isso é, basicamente, todos os nutrientes presentes em um isotônico comum. Por isso, a água de coco é uma ótima opção para quem pratica exercícios físicos regularmente – e também para quem se expõe muito ao sol, pois ela ajuda a repor os líquidos perdidos durante a transpiração.

Benefícios da água de coco: pode ajudar a aliviar sintomas de gastrite

Quem sofre com crises de gastrite sabe como é difícil lidar com a dor e queimação no estômago. A água de coco pode ser uma grande aliada para diminuir os sintomas, pois suas propriedades hidratantes ajudam a amenizar a dor.

Benefícios da água de coco: pode auxiliar a fortalecer a imunidade

Por ser rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, a água de coco é ótima para quem procura fortalecer o sistema imunológico. Esses elementos ajudam a prevenir diversas doenças que enfraquecem a imunidade, como gripes e resfriados.

Benefícios da água de coco: pode ajudar a controlar a diabetes

Outro benefício da água de coco é que ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Para quem tem diabetes, consumir água de coco com frequência pode ser uma boa opção, visto que a bebida é uma rica fonte de magnésio, substância que ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina.

Benefícios da água de coco: ajuda a reduzir a pressão arterial

Estudos recentes sugerem que a água de coco pode ser uma grande aliada de pessoas com pressão alta – pois a bebida é rica em potássio, substância química que ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão elevada ou normal.

Benefícios da água de coco: deixa pele mais bonita

Por seu alto poder hidratante, a água de coco pode deixar a pele ainda mais bonita. Além disso, a bebida é rica em antioxidantes e isso ajuda a inibir os radicais livres, elementos que contribuem para o envelhecimento precoce. Se o consumo for somado a uma rotina de cuidados, os benefícios da água de coco se mostrarão em uma pele mais bonita e saudável.

Benefícios da água de coco: baixa em calorias

A água de coco é uma bebida natural, rica em nutrientes e com teor baixo em calorias, pois é pobre em gordura e colesterol. Por isso, ela é uma ótima opção para compor drinks nutritivos e saudáveis.

 

Dicas de drinks com água de coco

Falando em drinks nutritivos e saudáveis, aqui vão algumas sugestões de bebidas que vão te ajudar a conseguir os benefícios da água de coco de uma maneira deliciosa e saudável. Confira!

Refresco de água de coco e cajá: com essa receita de refresco você vai unir os benefícios da água de coco com a nutrição do cajá, fruta de baixa caloria e rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Uma ótima opção para quem procura nutrição e sabor!

Batidinha de água de coco, melão e hortelã: o melão é rico em vitamina A, vitamina C e diversos minerais. A combinação entre essa fruta e a água de coco, unida ao frescor da hortelã, forma uma bebida refrescante e muito nutritiva!

Vitamina de açaí com água de coco: simples de fazer, essa vitamina de açaí é uma boa opção de bebida pré e pós treino. As propriedades termogênicas do açaí unidas aos benefícios da água de coco ajudam a potencializar a queima de gordura durante o exercício e a repor os líquidos perdidos depois de finalizar a atividade física.

Vitamina de água de coco com abacaxi: assim como a receita anterior, essa vitamina é uma boa opção de bebida para quem treina. O abacaxi é uma fruta muito nutritiva, rica em vitamina C e antioxidantes. Suas propriedades termogênicas, unidas à hidratação da água de coco, podem te ajudar a obter um treino mais dinâmico, sem perder tanto líquido.

Suco submarino: feito com maracujás frescos e água de coco, esse suco é uma opção refrescante que combina muito bem com os dias de calor. Além das propriedades calmantes, o maracujá é rico em vitaminas e fibras que fazem muito bem ao intestino. Uma ótima combinação com os benefícios da água de coco!

Gostou dessas dicas e informações? Para estar sempre em dia com conteúdos sobre saúde e nutrição, não deixe de acompanhar as publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Beber água de coco todos os dias faz mal?

    Beber água de coco todos os dias não faz mal, mas é preciso ter atenção para que a bebida não substitua a ingestão de água doce.

  • Pode tomar água de coco na dieta?

    Além de ter baixo teor calórico, a água de coco ainda possui um leve sabor adocicado que pode ajudar a reduzir a ingestão de açúcar durante as refeições, sendo uma ótima opção para compor receitas e sucos nutritivos!

  • Água de coco substitui a água normal?

    Apesar de 95% de sua composição ser feita por água, a água de coco não pode substituir o consumo da água. O ideal é que, apesar do consumo da água de coco, dois litros de água doce sejam ingeridos diariamente.

    Fontes

    https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/coco-e-seus-beneficios-para-a-saude/

    https://health.clevelandclinic.org/the-health-benefits-of-coconut-water/

    https://www.scielo.br/j/jped/a/9V5RmxVBThgyk439GqJNFbb/?lang=pt

  •  

     

Fontes

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/coco-e-seus-beneficios-para-a-saude/ https://health.clevelandclinic.org/the-health-benefits-of-coconut-water/ https://www.scielo.br/j/jped/a/9V5RmxVBThgyk439GqJNFbb/?lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas