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Benefícios da aveia

Legenda: 
Benefícios da aveia

Um grão de sabor leve e para lá de versátil – que pode ser consumido com leite, com frutas entrar numa receita de massa – a aveia é queridinha de quem pensa em comidas fit. Isso porque os benefícios da aveia para o corpo são muitos. Vamos ver quais?

 

Benefícios da aveia: Rica em antioxidantes

Um dos grandes benefícios da aveia é que ela é rica em antioxidantes. Os antioxidantes são aquelas substâncias que evitam o excesso de radicais livres no organismo. Esse excesso pode ter consequências bem ruins para o nosso corpo, desde o envelhecimento precoce até inflamações.

Além disso, a aveia é conhecida por possuir um grupo de antioxidantes exclusivos chamados de avenantramidas. Essas substâncias ajudam a diminuir a pressão arterial, dilatando os vasos sanguíneos e fazendo com que o sangue circule melhor, o que é super benéfico para o coração. As avenantramidas também são anti-inflamatórias, como muitos outros antioxidantes.

 

Benefícios da aveia: Ajuda com a constipação

A constipação pode ser causada pela falta de ingestão de fibras, por movimentos intestinais irregulares ou falta de lubrificação na mucosa intestinal. É por isso que a aveia é um ótimo aliado para evitar e aliviar a constipação. Isso acontece pois ela é um alimento rico em fibras, e as fibras ajudam a regularizar os movimentos do intestino e a formar um bolo fecal maior e mais macio, que passa com mais facilidade pelo trato intestinal. Além disso, a aveia contém um tipo de fibra chamado betaglucano, que além de estimular o crescimento das bactérias boas do intestino, também se transforma em uma espécie de gel que se une a mucosa intestinal, auxiliando o corpo a eliminar as fezes e funcionando como um laxante natural.

 

Benefícios da aveia: Ajuda na perda de peso

Ideal para ser ingerida no café da manhã, a aveia promove a sensação de saciedade. Ao se sentir saciado, você acaba ingerindo menos calorias e, consequentemente, propiciando a perda de peso. Esse benefício da aveia também tem a ver com o betaglucano, já que essa substância libera o hormônio da saciedade no intestino, fazendo com que os alimentos consumidos sejam absorvidos mais lentamente.

 

Benefícios da aveia: Melhora o controle do açúcar no sangue.

Como a fibra forma um gel espesso no intestino que retarda o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose no sangue, a aveia ajuda a evitar os picos glicêmicos, o que é bom para quem sofre de diabetes tipo 2. Além disso, a aveia pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina, o que ajuda a baixar os níveis altos de açúcar no sangue.

 

Benefícios da aveia: Fácil de incorporar na dieta

A aveia é um alimento versátil, que pode ser ingerido puro ou entrar em diversas receitas, como pães, bolos e por aí vai. Conheça a seguir algumas receitas deliciosas para obter o melhor dos benefícios da aveia:

1. Mingau de Aveia: que forma melhor de começar o dia do que com um delicioso e nutritivo mingau de aveia?
2. Pão de Queijo com Aveia: feito com aveia em flocos, polvilho azedo e queijo branco ralado, essa receita de pão de queijo é fácil de fazer e super saborosa!
3. Kibe de Carne com Aveia: adicionar aveia na receita de kibe de carne pode ser uma boa maneira de aproveitar os benefícios da aveia de uma maneira diferente.
4. Torta de Banana com Aveia: ideal para aqueles que amam um docinho, essa torta de banana com aveia rica em potássio irá conquistar o seu paladar.
5. Pão de Cebola com Aveia e Ervas: um pão com todos os benefícios da aveia e um sabor marcante que pode ser uma ótima pedida para um lanche da tarde.
6. Bolo de Cenoura com Aveia: a aveia é uma boa adição nesse bolo saboroso e nutritivo de cenoura com cobertura de chocolate.
7. Bolinho de Açaí com Banana e Aveia: feitos com a aveia em flocos orgânica e sem glúten Nestlé, esses bolinhos são outra ótima opção para o lanche.
8. Sopa de Cebola com Aveia Flocos: uma receita de sopa super cremosa que é uma ótima opção de jantar leve.
9. Bolo de Amêndoas e Aveia com Zero-Cal: ideal para os diabéticos, essa receita de bolo de amêndoas com aveia é ótima para matar aquela vontade de comer um docinho.
10. Crepioca de Aveia em Flocos: uma receita prática e versátil, essa crepioca com aveia pode ser recheada com o sabor que mais te agradar.

Agora que você tem todas essas receitas para obter o melhor dos benefícios da aveia, basta ir até a cozinha e experimentar. E para conhecer os benefícios de outros alimentos, além de ficar por dentro de temas de saúde e bem-estar, basta explorar Que Bem Que Faz.


Perguntas frequentes

  • Quanto de aveia pode se comer por dia?

    A quantidade recomendada é de 30 gramas (aproximadamente 3 colheres) de aveia por dia para obter os benefícios da aveia.

  • O que acontece se eu comer aveia todos os dias?

    Um dos benefícios da aveia é aumentar a sensação de saciedade, o que ajuda a emagrecer com saúde. Além disso, a aveia é rica em fibras, e nós já sabemos que os alimentos ricos em fibras ajudam muito a manter a saúde intestinal.

     

Fontes

https://www.webmd.com/diet/oatmeal-benefits https://www.healthline.com/nutrition/9-benefits-oats-oatmeal https://www.medicalnewstoday.com/articles/270680 https://www.medicalnewstoday.com/articles/324176 https://www.fitandflexgranola.com/oats-benefits/ https://www.everydayhealth.com/columns/bonnie-taub-dix-nutrition-intuition/reasons-why-you-should-eat-oatmeal-every-day/ https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/oats/ https://www.lifehack.org/articles/lifestyle/10-benefits-oatmeal-you-probably-never-knew.html https://www.stylecraze.com/articles/amazing-health-benefits-of-oats/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas