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Conheça os benefícios da castanha-de-caju!

Legenda: 
Benefícios da castanha-de-caju

Super popular no brasil, a castanha-de-caju é um alimento muito saudável: rica em cobre, magnésio, fibras e gorduras boas a castanha-de-caju é fácil de comer. Seja com um mix de castanhas durante o lanche da tarde ou outras receitas deliciosas que você irá conferir no final deste artigo, a castanha-de-caju já faz parte do cardápio de muitos brasileiros. Mas afinal, você sabe quais são os benefícios da castanha-de-caju?

 

Castanha-de-caju: benefícios para a saúde do coração

Um estudo feito em 2019 pela universidade do Irã com pessoas que têm diabetes tipo 2, mostrou que aqueles que consumiam ao menos 10% da sua dose diária recomendada de calorias em castanhas-de-caju, tendiam a ter um “colesterol ruim” (LDL) mais baixo e índices mais altos de colesterol bom (HDL). Isso significa que consumir mais castanhas-de-caju irá melhorar a saúde do seu coração e, a longo prazo, diminuir o risco de doenças mais graves, como um infarto ou AVC. Incrível não é mesmo?

 

Benefícios da castanha-de-caju: Perder peso

A castanha-de-caju é rica em calorias, fibras e proteínas. Apesar de não parecer ideal comer algo rico em calorias para perder peso, acontece que, na verdade, nosso corpo acaba não absorvendo todas essas calorias – afinal, por ser um alimento rígido, as calorias acabam ficando presas nas paredes fibrosas da castanha, ao invés de serem absorvidas pelo intestino. Dessa forma, o corpo não consegue digerir muito mais do que 84% destas calorias, sendo compensado pelas proteínas que irão ajudar nos seus exercícios e promover saciedade; e pelas fibras, que evitam a constipação e o inchaço.

 

Benefícios da castanha-de-caju: Boa para diabéticos

Com poucos carboidratos, um dos benefícios da castanha-de-caju é ser um alimento bom para diabéticos. Não contendo açúcares ou carboidratos que serão transformados em açúcar no sangue, a castanha-de-caju também é uma boa fonte de fibras que podem ajudar a evitar os picos glicêmicos.O mesmo estudo feito pela universidade do Iran com diabéticos tipo 2 mostrou também que aqueles que consumiam castanha-de-caju como fonte calórica obtiveram uma redução dos índices glicêmicos no sangue.

 

Benefícios da castanha-de-caju: Bom para o intestino

Já que é rica em fibras, a castanha-de-caju oferece o benefício de ser boa para manter o ritmo intestinal. Ela previne a constipação, oferecendo também mais bem-estar – já que um intestino saudável pode ajudar seu corpo a liberar mais serotonina, isto é, o hormônio da felicidade. Para entender mais sobre essa relação, você pode conferir aqui no Que Bem Que Faz este artigo sobre os Impactos da constipação nas emoções.

 

Benefícios da castanha-de-caju: Fácil de comer

Um benefício da castanha de caju pouco comentado é sua versatilidade. Com uma pitada de sal ou açúcar, torrada ou misturada com outras nozes, não é realmente difícil encontrar formas de adicionar a castanha-de-caju à dieta. Mas como conhecer novas receitas é delicioso e queremos maximizar os benefícios da castanha-de-caju, separamos algumas receitas para você experimentar.

1. Arroz De Castanha-de-Caju: para variar na receita de arroz, que tal adicionar algumas castanhas-de-caju? Elas irão oferecer mais sabor e são super saudáveis.
2. Bolo Úmido de Maracujá e Castanha-de-Caju: um bolo saboroso e aromático, essa receita leva uma calda de maracujá super saborosa como diferencial.
3. Cappuccino de Dark Chocolate com Castanha-de-caju: uma boa opção para o café da tarde, essa bebida fria tem a crocância das castanhas para adicionar à textura cremosa do frapuccino.
4. Filés de Peixe com Crosta de Castanhas: esse filé de peixe crocante traz como tempero o sabor diferenciado do gengibre e a acidez do limão, em conjunto com o gergelim para dar uma textura crocante – para a qual as castanhas-de-caju são essenciais.
5. Torta de Cacau e Castanha sem Açúcar: ideal para os diabéticos, essa sobremesa, além de matar a vontade por um docinho, pode ajudar a regular a glicemia.
6. Lombo Temperado com Farofa de Castanhas: uma boa receita para reunir a família, esse lombo com farofa de castanhas é de dar água na boca.
7. Brigadeiro com Castanhas: para as crianças conhecerem um novo alimento, esse brigadeiro vai chamar atenção com seu sabor docinho e praticidade na preparação.
8. Salpicão de Atum: ideal para as festividades, esse salpicão de atum é fácil de fazer, mas super sofisticado.
9. Salada de Abobrinha com Hortelã: uma ótima opção de almoço fit, essa salada de abobrinha com hortelã, queijo e castanhas, é saudável, saborosa e muito bonita!
10. Bolo Fit de Castanhas e Nozes: para complementar o almoço fit, esse bolo saudável é uma ótima opção de sobremesa que leva aveia, castanhas, nozes e canela.
11. Cozido de Pirarucu com Pirão Crocante de Castanha: esse pirão crocante de castanha-de-caju é um diferencial saboroso para esse cozido de pirarucu.
12. Mousse de Limão com Crocante de Castanha-de-Caju: outra receita que irá reunir a família, esse mousse de limão mistura a acidez da fruta com o doce do chocolate, equilibrando a maciez do mousse com o crocante das castanhas.
13. Antepasto Fácil: feito com berinjela, pimentão, cebola e castanhas, esse antepasto é uma ótima opção de entrada com castanha-de-caju.
14. Mingau Nutritivo de Ninho com Castanhas: que forma melhor de começar o dia do que com um delicioso mingau? Ainda mais quando ele é feito com leite Ninho, aveia, castanhas-de-caju e bananas. Super saudável!
15. Linguado com Pesto de Rúcula: esse filé de linguado temperado com suco de maracujá se torna ainda mais saboroso quando servido com pesto de rúcula e castanhas-de-caju.

Depois de entender os benefícios da castanha-de-caju, e com essas 15 receitas deliciosas, não há porque não tentar adicionar castanha-de-caju em sua dieta, hein?


Perguntas frequentes

  • Quanta castanha-de-caju posso comer por dia?

    A recomendação diária ideal de castanha-de-caju é cerca de uma porção, ou seja, 30 gramas.

  • Como saber se a castanha-de-caju está estragada?

    A castanha-de-caju, quando estragada, libera um odor forte e seu gosto fica amargo. Por isso, ao escolher, dê sempre preferência a produtos frescos, que sejam comercializados a vácuo ou com a casca, pois assim a castanha-de-caju tem menos exposição ao oxigênio e menores chances de estragar.

    Fontes:

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/309369

    https://www.webmd.com/diet/health-benefits-cashews#1

    https://www.healthline.com/nutrition/are-cashews-good-for-you

    https://www.zestslc.com/blog/2014/7/31/7-benefits-of-cashews#:~:text=Cancer%20Prevention,reduce%20your%20colon%20cancer%20risk.

    https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/food-news/8-amazing-benefits-of-eating-cashew-nut/photostory/68655105.cms

    https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/castanha-de-caju-veja-os-beneficios-e-propriedades-1.3126847

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6408729/

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6408729/

    https://nutry.com.br/castanhas-de-caju-e-do-brasil-por-que-incluir-em-sua-alimentacao/#:~:text=%E2%80%9CPrincipalmente%20a%20castanha%20de%20caju,ajuda%20na%20regula%C3%A7%C3%A3o%20do%20intestino.

    https://alimentossemmitos.com.br/castanhas-sem-susto

Fontes:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/309369 https://www.webmd.com/diet/health-benefits-cashews#1 https://www.healthline.com/nutrition/are-cashews-good-for-you https://www.zestslc.com/blog/2014/7/31/7-benefits-of-cashews#:~:text=Cancer%20Prevention,reduce%20your%20colon%20cancer%20risk. https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/food-news/8-amazing-benefits-of-eating-cashew-nut/photostory/68655105.cms https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/castanha-de-caju-veja-os-beneficios-e-propriedades-1.3126847 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6408729/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6408729/ https://nutry.com.br/castanhas-de-caju-e-do-brasil-por-que-incluir-em-sua-alimentacao/#:~:text=%E2%80%9CPrincipalmente%20a%20castanha%20de%20caju,ajuda%20na%20regula%C3%A7%C3%A3o%20do%20intestino. https://alimentossemmitos.com.br/castanhas-sem-susto

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas