Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da amêndoa: conheça o melhor dessa proteína vegetal

Legenda: 
Benefícios da amêndoa

Apesar de não estarem entre as oleaginosas preferidas dos brasileiros – vide o queridinho amendoim –, as amêndoas possuem diversas propriedades que fazem muito bem para a saúde. Então, para te mostrar como elas podem te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e te convencer a ceder a elas um espacinho na sua dieta – não só na ceia de Natal, mas no ano todo –, nós preparamos este artigo sobre os benefícios da amêndoa. Durante a leitura, você vai entender um pouco mais sobre essa oleaginosa e vai aprender algumas receitas deliciosas. Então, fique com a gente e venha conhecer mais sobre os benefícios da amêndoa!

 

De onde vem a amêndoa?

A amendoeira, árvore em que são produzidas as amêndoas, foi uma das primeiras plantas selvagens a serem domesticadas pelo ser-humano – registros históricos marcam esse processo a cerca de 5 mil anos atrás. A árvore é originária da Ásia Menor e do Nordeste da África, regiões de clima propício para o seu cultivo.

Para algumas culturas, como a cristã, a amêndoa possui uma simbologia toda especial – não é à toa que o grão ganha papel de destaque na culinária Ocidental na época do Natal. A árvore que dá origem ao alimento ainda foi modelo de um dos quadros mais bonitos e mais famosos da história da arte: a Amendoeira em Flor, de Van Gogh.

Mas esses não são os únicos motivos pelos quais a amêndoa se popularizou no mundo todo. Ela se destacou por seus bons componentes nutricionais e seus inúmeros efeitos benéficos para a saúde. Quer saber quais são eles? Então dê uma olhadinha no tópico abaixo e confira alguns dos benefícios da amêndoa para a saúde!

 

Benefícios da amêndoa

Benefício da amêndoa: é rica em proteína

As proteínas são importantíssimas para a recuperação e fortalecimento dos tecidos e músculos. Um dos maiores desafios enfrentados por pessoas que não consomem produtos de origem animal é conseguir ingerir a quantidade necessária de proteína, visto que uma das maneiras mais comuns de conseguir esse componente é tomando leite e comendo carne. A boa notícia para essas pessoas é que a um dos maiores benefícios da amêndoa é o seu teor de proteína – do reino vegetal, ela é um dos alimentos mais ricos nessa substância. Para você ter uma ideia, 100g de amêndoas contém cerca de 21g de proteína, enquanto 100g de carne vermelha contém, em média, 27g. Por isso, na hora de procurar uma proteína vegetal, vale a pena apostar nos benefícios da amêndoa. É possível consumir o alimento in natura ao longo do dia, mas se você quiser conhecer algumas alternativas deliciosas de receitas com amêndoa, não deixe de dar uma olhadinha no penúltimo último tópico deste artigo!

Benefício da amêndoa: é fonte de gorduras boas

O fato de a amêndoa ser rica em gorduras pode assustar algumas pessoas – afinal, as gorduras são conhecidas como as “não tão amigas da saúde”. Mas, como todos os elementos nutricionais, as gorduras também possuem o seu papel no funcionamento do organismo: elas são fonte de energia, ajudam a transportar os nutrientes pelo corpo e são essenciais para o metabolismo. Sendo assim, a presença de gordura no alimento só engorda a lista de benefícios da amêndoa, ainda mais por se tratar da gordura monoinsaturada, aquela que ajuda a diminuir o colesterol ruim, a regular o açúcar no sangue e a diminuir as inflamações no organismo.

Benefício da amêndoa: contém vitamina E

Outro componente nutricional que é encontrado em abundância nas amêndoas é a vitamina E. Essa substância possui ação antioxidante, o que ajuda a proteger as membranas das células dos radicais-livres. Isso faz com que os benefícios da amêndoa ajudem a evitar o envelhecimento precoce das células, protegendo a saúde da pele e dos cabelos, e diminuindo o risco de surgimento do Alzheimer e de alguns tipos de câncer.

Benefício da amêndoa: promove a saciedade por mais tempo

Uma das maiores queixas de quem não tem tempo para comer e opta por refeições mais rápidas, é a volta rápida da fome. Como alguns lanches não oferecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, a tendência é voltar a sentir fome rapidamente. Os benefícios da amêndoa podem te ajudar para que isso não aconteça! Uma boa alternativa é apostar no consumo da oleaginosa ao longo do dia. Além de ser um lanche saudável e nutritivo, as amêndoas promovem uma sensação prolongada de saciedade, o que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, promover mais qualidade de vida e até ajudar quem quer perder aqueles quilinhos indesejados.

 

Receitas com amêndoa

Se você não gosta de comer nuts in natura ou quer dar uma variada no cardápio, aqui vão algumas receitas para você aproveitar todos os benefícios da amêndoa de uma maneira deliciosa!

Cookies de Amêndoas e Damasco Sem Glúten: feita com quinoa em flocos, farinha de amêndoas, açúcar demerara e iogurte natural, essa receita de cookies é uma ótima alternativa de lanche da tarde gostoso e nutritivo. Você pode obter os benefícios da amêndoa de uma maneira fácil e deliciosa, e o melhor é que essa receita não contém glúten!

Shake de Cacau, Banana e Amêndoas: para quem não tem tempo de preparar aquela refeição elaborada, essa receita de shake é uma boa alternativa para aproveitar os benefícios da amêndoa de uma forma rápida e nutritiva.

Arroz Cremoso com Amêndoas, Nozes e Passas: agora você não precisa mais esperar o final do ano para comer aquele arroz delicioso com nuts e uvas-passas que a sua tia faz na ceia Natal! É superfácil de fazer e fica muito saboroso!

Frozen de Banana com Amêndoas: nada melhor do que uma sobremesa refrescante para os dias de calor. Mas é melhor ainda se ela vier acompanhada dos benefícios da amêndoa! Nessa receita, a oleaginosa é combinada com um frozen de banana-prata e leite em pó.

A amêndoa é uma aliada e tanto na busca por uma vida mais saudável. Como você viu, ela possui diversos benefícios para a saúde e ainda pode ser utilizada em receitas saudáveis e deliciosas! Se você quiser conhecer mais receitas e dicas sobre alimentos que fazem bem, não deixe de dar uma passadinha nos outros posts aqui do Que Bem Que Faz!


Perguntas Frequentes

  • Como os veganos podem utilizar as amêndoas na dieta?

    A amêndoa é um ingrediente muito versátil, ela pode ser utilizada em diversas receitas, sejam elas doces ou salgadas. Mas uma ótima maneira de incluir os benefícios da amêndoa na dieta é por meio da bebida vegetal, ele é muito saboroso e é uma ótima fonte de proteínas.

    Existe alguma contraindicação para o consumo das amêndoas?

    Para a maioria das pessoas, as amêndoas não representam risco. Contudo, há quem seja alérgico a oleaginosas. Para essas pessoas, é recomendado evitar o consumo do alimento, pois podem ocorrer reações adversas.

    Qual o melhor horário para comer as amêndoas?

    O melhor horário para aproveitar os benefícios da amêndoa é no almoço, pois a oleaginosa é rica em gorduras que dão energia e mais disposição para fazer as atividades diárias. Mas não há problema em consumir o alimento em outros horários.

     

Fontes

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22743313/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25097630/ https://diabetes.org.br/fibras-e-diabetes/#:~:text=As%20fibras%20sol%C3%BAveis%20s%C3%A3o%20fundamentais,o%20controle%20do%20peso%20corporal. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/almonds/ https://www.health.harvard.edu/heart-health/an-advantage-of-adding-almonds-to-your-diet https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7146189/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas