Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da amora: como a amora pode ajudar na nossa saúde?

Legenda: 
Benefícios da amora

As amoras não são consumidas de forma tão comum quanto outras mais conhecidas no Brasil – como maçãs, laranjas e bananas, por exemplo. Porém, essas pequenas frutas podem nos ajudar no dia a dia com algumas questões nutricionais. Você sabe como?

Neste artigo vamos falar dos benefícios da amora e como essas pequeninas podem auxiliar nossa saúde.

 

Sobre a amora

A amoreira-preta é uma planta comumente encontrada em regiões de clima temperado, como Rio Grande do Sul, sul de Minas Gerais, Jundiaí (São Paulo), Curitiba (Paraná) e em Palmas (Santa Catarina). O mercado apresenta diversos destinos para as amoras, além do consumo in natura, como sucos, sorvetes, caldas, doces, xaropes etc.

As amoras são frutas pequenas e redondas, com textura rugosa – como se a fruta fosse formada por diversas “bolinhas” – e cor roxa escura. O sabor é levemente ácido e adocicado, frequentemente usado em sucos mistos por causa de seu sabor diferenciado e dos benefícios que traz à saúde.

Certo, mas quais são os benefícios da amora?

 

Benefícios da amora: antocianinas

Antocianinas são os pigmentos naturais presentes em frutas como amoras, ameixas, cerejas, morangos etc., responsáveis por oferecer uma coloração que pode variar desde o vermelho até o azul ou o amarelo. Essa coloração depende de fatores externos ao tecido vegetal, como:

A ação nas folhas é de proteger dos raios UV, agindo como uma espécie de filtro e auxiliando a fotossíntese. Mas, além disso, a antocianina é um dos principais benefícios da amora, pois atua na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e até mesmo cânceres – pois apresenta um forte caráter antioxidante, atuando contra radicais livres.

 

Benefícios da amora: fibras

As amoras possuem boas quantidades de fibras, que ajudam a regular nosso sistema digestivo e previnem doenças, não apenas gastrointestinais, mas também diabetes, doenças do coração, hipertensão e redução do colesterol.

Por isso, as amoras podem ser frutas boas para serem consumidas nos cafés da manhã, ajudando também com a sensação de saciedade ao longo do dia.

 

Benefícios da amora: vitaminas e minerais

Um dos benefícios da amora é a presença de vitaminas e minerais, como:

Se você gosta desse tipo de conteúdo, explore o site do Que Bem Que Faz e aprenda mais sobre alimentação e saúde.


Perguntas frequentes

  • Amora é uma fruta importada?

    A amora pode vir de outros países, mas existem plantações nas regiões brasileiras de clima temperado, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

  • Quem tem doenças no coração pode comer amora?

    Sim. Os benefícios da amora podem ser grandes aliadas de quem tem doenças no coração e neurodegenerativas, entre outras, por conta de seus compostos antioxidantes.

     

     

    Fontes:

    https://www.ufrgs.br/agronomia/materiais/userfiles/Leticia.pdf

    https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/amora/arvore/CONT000ggtku91b02wx5ok05vadr1a3ewpk5.html

    https://www.scielo.br/j/rbf/a/jrbhfGKwXWb7LSrDtb3XSzn/?format=pdf&lang=pt

    https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/56229/1/cir075.pdf

    https://www.healthline.com/health/benefits-of-blackberries#health-benefits

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas