Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da aveia para o intestino e a flora intestinal

Legenda: 
Benefícios da aveia

A aveia é um ingrediente super versátil que deixa qualquer refeição mais completa, seja um café da manhã nutritivo, um almoço saudável, um jantar saudável em família ou até outras pequenas refeições do dia, uma vez que pode ser adicionada a iogurtes, vitaminas, cremes e muito mais.

Neste artigo, veja alguns dos principais benefícios da aveia para o intestino e ainda confira receitas incríveis com esse ingrediente.

 

Benefícios da aveia para o intestino

A aveia oferece benefícios para diversas partes do corpo, inclusive para o intestino, como você pode ver abaixo. Mas antes de incluir a aveia na alimentação cotidiana, verifique com seu médico se esse alimento é indicado para você.

Benefícios da aveia para o fluxo intestinal

Um dos principais benefícios da aveia para o intestino é sua alta quantidade de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, que estimulam o trânsito intestinal, facilitando as evacuações. Uma dessas fibras é o betaglucano, que, além de melhorar o fluxo intestinal, também reduz os níveis de colesterol e açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade e protege a flora intestinal.

Benefícios da aveia para a flora intestinal

A aveia é rica em prebióticos, ou seja, fibras solúveis e insolúveis que alimentam as bactérias saudáveis do intestino, também chamadas de probióticos. Por esse motivo, preparar receitas com aveia diariamente, como o tradicional mingau, é uma forma simples de manter a flora intestinal saudável.

Benefícios da aveia para a digestão

Como dito anteriormente, a aveia possui prebióticos que alimentam as bactérias benéficas do intestino, ajudando a manter a flora intestinal saudável, o que promove uma melhor digestão e diminui os riscos de distúrbios gastrointestinais, como inflamações e doenças crônicas.

Benefícios da aveia para o peso

As fibras da aveia, em especial o betaglucano, ajudam a desacelerar a digestão, o que prolonga a sensação de saciedade e, consequentemente, diminui o apetite, facilitando o controle de peso.

Benefícios da aveia para a constipação

Por causa de todos esses benefícios da aveia para o intestino, ela pode ajudar a acabar com a constipação, desde que seja consumida de acordo com as recomendações médicas.

 

Receitas com aveia

Um ótimo prato com aveia para cuidar do seu intestino é o mingau, que é bastante popular nos Estados Unidos, onde é chamado de oatmeal. Abaixo, veja algumas receitas de mingau de aveia para proteger sua flora intestinal:

1. Mingau de Aveia
2. Mingau de Aveia com Ninho e Morango
3. Mingau de Aveia, Banana e Mel com Iogurte
4. Mingau de Farinha Láctea Aveia
5. Mingau Crocante com Maçã Verde e Nesfit
6. Mingau Nutritivo de Ninho com Castanhas
7. Mingau com Nesfit Cereal
8. Overnight Oats
9. Overnight Oats de Manga e Coco com Zero-Cal (Iogurte Matinal)

No site Que bem que faz, você encontra artigos sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da aveia para o intestino?

    A aveia, quando consumida de acordo com as recomendações médicas, protege a flora intestinal, controla o apetite, estimula o fluxo intestinal e facilita a digestão.

  • Como incluir aveia na alimentação cotidiana?

    Uma forma simples e saudável de incluir aveia na dieta é adicioná-la a pratos do dia a dia, como sopas, cremes e bebidas. Outra opção é preparar mingaus de aveia com ingredientes nutritivos, como Mingau de Aveia com Ninho e Morango, Mingau de Farinha Láctea Aveia e Mingau com Nesfit Cereal.

  • Aveia prende ou solta o intestino?

    Por causa de sua alta quantidade de fibras, a aveia ajuda a regular o fluxo intestinal, ou seja, em bom português, a aveia solta o intestino.

  • Como fazer receitas com aveia para soltar o intestino?

    O segredo é combinar a aveia com outros ingredientes que estimulam o fluxo intestinal, como ameixa, maçã com casca, pera e sementes de chia.

     

Fontes

https://www.eatthis.com/surprising-effects-oatmeal-has-on-gut/ https://www.healthline.com/nutrition/9-benefits-oats-oatmeal https://nairns.com/blog/are-oats-good-your-gut https://www.healthline.com/nutrition/best-foods-for-constipation

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas