Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da azeitona

Legenda: 
Benefícios da azeitona

Verdes ou pretas, quem não adora uma pizza ou caponata repleta de azeitonas? Apesar de pequeno, os benefícios deste alimento são gigantescos! Neste artigo, iremos conhecer alguns destes benefícios e como obter o melhor deles através de dicas e receitas.

 

Benefícios da azeitona: faz bem para o coração

Rica em ácido oléico, isto é, uma substância que regula os níveis de colesterol e previne a oxidação do colesterol “ruim”, a azeitona pode fazer muito bem para o coração. Afinal, se trata de um alimento rico em antioxidantes que garantem uma boa saúde do coração, prevenindo doenças cardíacas e o aumento do colesterol.

 

Benefícios da azeitona: faz bem para o cérebro

Rica em antioxidantes e uma substância natural chamada polifenol, a azeitona é um alimento que tem propriedades nutricionais responsáveis na redução do estresse oxidativo das células, em especial as células cerebrais. Um estudo americano feito em 2013 mostrou que os polifenóis ajudam a aumentar os níveis de proteína, crescimento, desenvolvimento e sobrevivência das células cerebrais. Isso protege a sua mente de danos perigosos e irreversíveis, como o Alzheimer e outras doenças de declínio cognitivo.

 

Benefícios da azeitona: ajuda na digestão

A azeitona é um alimento rico em fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e digestão. Ao ter um baixo teor calórico e muita fibra, a azeitona promove a sensação de saciedade, evitando que você coma em excesso, ao mesmo passo que ajuda a regular o ritmo intestinal. Além disso, a azeitona é frequentemente consumida em sua forma fermentada, o que indica que é um alimento rico em probióticos saudáveis, ou seja, fornece bactérias boas ao intestino que fazem a manutenção da flora intestinal, ajudam na absorção de nutrientes e previnem doenças.

 

Benefícios da azeitona: Pele bonita e saudável

Além das propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, a azeitona também é rica em vitamina A e E, que são essenciais para uma pele bonita e saudável. A vitamina E, por exemplo, protege o cabelo e a pele dos danos causados pelos raios de sol e previne o envelhecimento. Ao mesmo tempo, hidrata e nutre o cabelo e a pele, proporcionando um brilho e aspecto saudável. Já a vitamina A balanceia o PH da pele, oferecendo mais firmeza e um aspecto jovem para a pele.

 

Benefícios da azeitona: Receitas

Por fim, um dos melhores benefícios da azeitona é que, ao ser saborosa, ela pode ser incorporada em diversas receitas em prol de obter o melhor de seus benefícios. Conheça algumas dessas receitas a seguir:

1. Patê de Berinjela e Azeitona: sendo muito utilizada em antepastos, a azeitona é a estrela desse patê de berinjela e azeitona.
2. Pizza de Calabresa: a tradicional pizza de calabresa complementada pelo sabor das azeitonas pretas.
3. Salada de Alface com Tomate e Queijo: uma deliciosa salada de alface acompanhada de tomates, queijo prato e azeitona preta.
4. Filé ao Molho de Azeitonas: uma ótima opção de jantar proteico, esse contrafilé acompanhado de um olho de azeitonas irá conquistar o seu paladar!
5. Barquinho Pirata: uma boa opção de entrada para receber os convidados de qualquer evento, essa receita de barquinhos recheados com azeitona, ricota e presunto é deliciosa.
6. Risoto Dia a Dia: um risoto prático e fácil de fazer, essa receita leva carne, polpa de tomate e azeitonas e é uma ótima opção para comer no almoço.
7. Penne com Brócolis e Azeitona: uma deliciosa receita de massa acompanhada da nutrição do brócolis e das azeitonas pretas.
8. Lombo Recheado e Folhado com Maionese de Mandioquinha com Pimenta Biquinho: essa receita festiva de lombo fica ainda mais saborosa ao ser temperada com estas deliciosas azeitonas pretas.
9. Foccacia com Espinafre, Azeitona, Manjericão e Azeite: esse pão italiano feito com espinafre, azeitona, manjericão e azeite é super saboroso.
10. Petisco de Azeitonas, Queijo, Tomate, Azeite e Ervas: Por fim, esse petisco de azeitonas com queijo e tomate é super rápido e fácil de fazer e comer.

Com todas essas receitas saborosas, comer azeitonas nunca foi tão fácil! Basta ser criativo na cozinha e experimentar diferentes combinações com azeitonas verdes ou pretas.


Perguntas frequentes

  • Quantas azeitonas pode comer por dia?

    A quantidade diária recomendada de azeitonas por dia é de 7 a 8 unidades somente.

  • Quem tem problemas no estômago pode comer azeitonas?

    Sim, a azeitona inclusive pode ser benéfica para a digestão principalmente para aqueles que sofrem com constipação ou diarréia.

  • Qual a origem da azeitona preta?

    Ela surgiu no mediterrâneo, no sul da Grécia, na ilha de Creta e está presente na dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo!

     

Fontes

https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/are-olives-good-you https://www.healthline.com/nutrition/foods/olives https://www.webmd.com/diet/health-benefits-olives#1 https://www.olivemypickle.com/blogs/news/10-benefits-of-eating-healthy-olives https://www.goodhousekeeping.com/health/diet-nutrition/a47350/health-benefits-of-olives/ https://www.mcevoyranch.com/blogs/recipes-and-more/6-little-known-health-benefits-of-eating-olives https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/diet/7-reasons-you-must-eat-olives/articleshow/18516484.cms https://www.glamour.com/story/are-olives-good-for-you https://www.medicalnewstoday.com/articles/325327

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas