Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Veja 7 benefícios que a beterraba proporciona para a saúde

Legenda: 
Benefícios da beterraba

A beterraba é um legume de sabor adocicado e cor arroxeada/avermelhada, e é usada no preparo de diversos pratos, indo de saladas a bolos. Além disso, a beterraba é um alimento que pode trazer uma série de benefícios para a saúde do organismo, como a prevenção de algumas doenças ou a melhora no desempenho atlético.

Pensando em informar sobre os benefícios do da beterraba, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com algumas curiosidades sobre a beterraba e formas de introduzi-la em sua dieta para agradar a todos os gostos, até daqueles que dizem não gostar desse nutritivo alimento. Fique ligado!

 

Benefícios da beterraba

A beterraba é rica em uma série de nutrientes, sendo alguns deles a vitamina A, a vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, ácido fólico e, principalmente, fibras. Esses nutrientes podem ajudar a prevenir e melhorar resfriados e algumas outras doenças, entre outros benefícios para a saúde do organismo. Vejamos agora uma lista com alguns desses benefícios:

Ajuda no controle da pressão arterial

A beterraba é um dos diversos alimentos capazes de ajudar a melhorar os níveis de pressão arterial. Isso se dá porque ele é rico em nitratos, que se convertem em óxido nítrico, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem e os níveis de pressão arterial se reduzam para uma quantidade considerada ideal para o organismo.

Além dos nitratos, a beterraba também é rica em folato, substância que também pode ajudar na redução dos níveis de pressão arterial. Esses benefícios podem prevenir que problemas de saúde relacionados a uma pressão arterial alta surjam, como doenças do coração e do cérebro.

Melhora o desempenho esportivo

A beterraba também mostrou-se capaz de melhorar o desempenho esportivo de uma pessoa. Isso acontece por conta dos nitratos presentes no alimento, que melhoram a eficiência das mitocôndrias, aumentando a produção de energia do organismo.

A beterraba, principalmente se consumida em suco, também pode ajudar no ganho de resistência, o que garante que uma pessoa faça treinos mais longos e mais intensos, sem que ela se sinta fadigada ou estafada.

Possui propriedades anti-inflamatórias

A beterraba possui, em grandes quantidades, pigmentos chamados de betalaínas, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Essas propriedades podem ajudar na prevenção e no tratamento de problemas de saúde como o acúmulo de gordura no fígado e no pâncreas, ou mesmo ajudando na melhora do sistema digestivo e do sistema nervoso. Os pigmentos presentes na beterraba também podem ajudar a aliviar problemas como dores e desconfortos.

Melhora a saúde do sistema digestivo

Como mencionado anteriormente, a beterraba é extremamente rica em fibras, o que pode ajudar a contribuir para a saúde do sistema digestivo, seja melhorando todo o processo da digestão, ou evitando que doenças e outros problemas de saúde se desenvolvam no organismo. Além disso, a fibra presente na beterraba também está associada à prevenção de doenças como alguns tipos de câncer, doenças do coração e diabetes tipo 2.

Melhora a saúde do cérebro

Provavelmente a substância presente na beterraba que mais traz benefícios para a saúde do organismo, o nitrato pode ajudar também na saúde do cérebro, melhorando as funções cognitivas e mentais e ajudando a prevenir doenças como a demência e o Alzheimer. O nitrato presente na beterraba também pode promover uma melhora na memória, garantindo um melhor desempenho acadêmico e profissional.

Possui propriedades anticâncer

A beterraba é um alimento rico em diversas substâncias que possuem propriedades anticâncer – como, por exemplo, a betaína, o ácido ferúlico, a rutina, o kaempferol e o ácido cafeico. Essas substâncias, principalmente a betaína, podem ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas e até reduzir o risco de uma pessoa desenvolver câncer ao longo da vida.

Tem propriedades energéticas

Por fim, para quem gosta de praticar exercícios ou de simplesmente ter disposição para enfrentar um dia de trabalho ou estudos, a beterraba é o alimento ideal para incluir em sua dieta. A beterraba é um alimento com poucas quantidades de gordura e calorias, o que pode ajudar quem quer perder ou manter um certo peso; além disso, a beterraba é muito rica em água, ajudando equilibrar a ingestão de energia pelo corpo.

 

Formas de inserir beterraba em sua dieta

A beterraba pode ser adicionada à sua dieta de diversas formas, pois é um alimento extremamente versátil. Para se ter uma ideia, é possível fazer saladas com beterraba, como no caso dessa nutritiva receita de Beterraba Cozida. Você também pode fazer doces e aperitivos de beterraba, como as receitas de Muffin de Beterraba e de Canapés de Pepino com Beterraba. Por fim, você também pode fazer bebidas com beterraba, que vão desde sucos verdes até simples vitaminas, como nessa receita de Iogurte Vitamina De Frutas Com Purê De Goiaba, Morango e Beterraba.

Você pode explorar a versatilidade da beterraba, aproveitar seus nutrientes e benefícios e ainda aprender uma infinidade de receitas no site Receitas Nestlé, de onde extraímos essas receitas.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da beterraba?

    A beterraba possui diversos benefícios: ela pode ajudar a proteger o corpo contra infecções, inflamações e processos oxidativos; além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, a demência, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2.

  • Beterraba engrossa o sangue?

    A beterraba pode ajudar regulando a pressão arterial e melhorando a passagem do sangue pela corrente sanguínea, mas isso não quer dizer que ela necessariamente possa engrossar o sangue.

     

Referências

https://www.webmd.com/diet/health-benefits-beetroot#:~:text=Beets%20are%20rich%20in%20folate,of%20heart%20disease%20and%20stroke.&text=Beets%20are%20naturally%20high%20in,nitric%20oxide%20in%20the%20body. https://www.healthline.com/nutrition/benefits-of-beets

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas