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Benefícios da cereja: você sabe quais são?

Legenda: 
Benefícios da cereja

A cereja é geralmente consumida nas ceias de fim de ano, quando as prateleiras dos supermercados ficam repletas de saquinhos da fruta. Contudo, seu cultivo não é feito tão no fim do ano, já que em muitos lugares a época de cereja é entre os meses de maio a julho.

O cultivo comercial de cereja ainda não é feito no Brasil, pois nosso clima não é tão favorável para uma produção em larga escala dessa fruta. Ela costuma ser importada de países vizinhos, como a Argentina.

Certo, mas quais são os benefícios da cereja? Como ela pode ajudar nosso corpo? Fica com a gente, que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da cereja e como ela pode ajudar nosso corpo!

Se você curte esse tipo de conteúdo, recomendamos que explore o site do Que Bem Que Faz para ler mais artigos sobre saúde e alimentação.

 

Sobre a cereja

A cereja é uma fruta avermelhada, podendo variar de cores mais intensas e puxadas para o roxo até mais clarinhas e quentes. Essa coloração se dá pela presença de antocianinas, que são pigmentos naturais e flavonóides com propriedades que vamos falar mais para frente. Frutas como as amoras, ameixas e os morangos também apresentam antocianinas em alguns de seus tecidos vegetais, o que as faz ter propriedades semelhantes.

O tamanho das cerejas varia de acordo com a espécie, local e condições de cultivo, e o período em que foi colhida – entre outros fatores que podem influenciar as propriedades físicas da fruta. Esses fatores também podem influenciar as propriedades bioquímicas, ou seja, os benefícios da cereja.

O transporte e as precauções sanitárias podem influenciar na qualidade da fruta. Por isso, é muito importante consumir frutos que sejam confiáveis para o consumo in natura (fruta sem nenhum tipo de procedimento industrial).

 

Benefícios da cereja: antioxidantes

De longe, um dos maiores benefícios da cereja é ser rica em componentes com grande capacidade antioxidante. Isso significa que ela pode ser muito útil no combate aos radicais livres, ajudando nosso sistema imunológico a atuar contra doenças e inflamações, além de prevenir o envelhecimento da pele.

Os ácidos fenólicos e flavonóides (antocianinas) são compostos com propriedades antioxidantes que atuam largamente na prevenção de doenças cardiovasculares. Esses são componentes que o nosso corpo não sintetiza, o que significa que obtemos eles pela dieta. Portanto, incluir a cereja na alimentação pode ser uma boa.

 

Benefícios da cereja: pode ser útil para quem treina

Alguns estudos verificaram os efeitos das cerejas em pessoas que fazem atividades físicas. Os resultados apontam que, após um período de cerca de uma semana com o consumo diário de cerejas, as pessoas sentiram menos dores após os exercícios e um aumento da força.

Isso é possível graças a componentes como a antocianina e os ácidos fenólicos, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando na recuperação dos músculos.

 

Benefícios da cereja: vitaminas e minerais

Assim como todas as frutas, as cerejas possuem quantidades consideráveis de vitaminas e minerais, que podem ser de grande valia para a nossa saúde. Um dos benefícios da cereja é apresentar potássio e vitaminas A e C em quantidades moderadas em sua composição. Seus efeitos no organismo são:

Potássio: mineral que ajuda a controlar o balanço de água no nosso corpo, além de ajudar na regulação de batimentos cardíacos e ser um agente importante para nossos músculos e nervos.

Vitamina A: ajuda na saúde dos olhos, evitando a cegueira noturna, além de ser uma aliada da saúde da pele, cabelo e ossos.

Vitamina C: ajuda amplamente na saúde da pele, além de atuar como antioxidante, fortalecendo nosso sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento.

Agora que você já sabe sobre os diversos benefícios da cereja, que tal adicioná-la à sua dieta?

Lembramos que nossos textos não substituem as idas ao nutricionista. Portanto, sempre tenha acompanhamento profissional e mantenha sua saúde em dia.


Perguntas frequentes

  • Cereja pode ajudar na saúde do coração?

    Sim. Um dos benefícios da cereja é conter componentes que podem ajudar amplamente na saúde do coração. Entre eles estão o potássio e os polifenóis, que atuam protegendo o coração e combatendo doenças cardiovasculares, AVC e doenças cardíacas.

  • Existe uma falsa cereja?

    Bom, muito se fala da chuchureja, que é uma falsa cereja feita de chuchu semi-cozido. Isso porque quando adicionamos ao chuchu corantes artificiais, açúcar e outros ingredientes para dar sabor, ele fica com um gosto doce e até semelhante com o da cereja. Mas pode ficar tranquilo caso você vá comprar cerejas frescas! A cereja fresca, vendida em supermercados, hortifrutis etc, são realmente cerejas.

Fontes:

https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16436/1/2016_RichardCippolliniFarinha_tcc.pdf https://nutrimento.pt/noticias/cereja-uma-simples-fruta-ou-concentrado-de-saude/#:~:text=A%20sua%20apanha%20realiza%2Dse,prote%C3%A7%C3%A3o%20celular%20e%20anti%2Dinflamat%C3%B3rias. https://www.healthline.com/nutrition/cherries-benefits#TOC_TITLE_HDR_5

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas