Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
benefícios da creatina

5 benefícios da creatina que vão surpreender até os atletas

Compartilhar
Legenda: 
Benefícios da creatina
Atualizado em  novembro 2023

Atleta ou não, quem pratica exercícios físicos com regularidade quer ver os efeitos no corpo – afinal, todo o estica e puxa na academia não pode ser à toa. E se você acha que precisa melhorar o desempenho nos treinos para os resultados serem ainda mais positivos, o Que bem que faz tem um conselho para dar: aposte nos benefícios da creatina.

Os benefícios da creatina para o corpo vão desde o fornecimento de energia para os músculos até a prevenção da depressão. Está surpreso com essa descoberta? Pois saiba que ainda tem muito mais. Por isso, te convidamos a conhecer agora os principais benefícios da creatina, para entender o porquê de buscar alimentos ricos em creatina.

LEIA TAMBÉM:

 

O que é creatina?

Antes de entender os benefícios da creatina para a saúde, que tal saber um pouco mais sobre ela? Para começar, a creatina é uma substância que pode ser produzida pelo próprio corpo (fígado, pâncreas e rins), mas também é obtida por meio de alimentos ou de suplementação. Neste último caso, é claro, com orientação de especialistas.

E já faz um tempinho que esse composto é por. Dizem as boas línguas que foi o pesquisador francês Miguel Eugene Chevrul que o nomeou, isso lá nos idos de 1832. Na época, Chevrul descobriu a creatina na carne animal. Daí por diante os estudos foram só se fortalecendo e trazendo novas descobertas. Uma delas é que, além da carne vermelha, os benefícios da creatina também são encontrados nos peixes.

Agora vamos aos 5 benefícios da creatina para o corpo, porque sabemos que o motivo de você estar lendo este artigo!

 

1. Creatina melhora a performance nos treinos

Anda se sentindo fatigado e sem ânimo para cumprir os exercícios físicos? Então, este é o primeiro motivo para correr atrás dos benefícios da creatina para o corpo. Ela vai abastecer as fibras musculares com muita energia e, consequentemente, melhorar a sua performance nos treinos. E quem tem energia consegue cumprir cada etapa do treinamento para depois curtir os efeitos benéficos dele no corpo todo.

 

2. Creatina dá mais força e potência

Esse segundo benefício da creatina para a saúde combina muito bem com o primeiro. É um cálculo bem simples, quer ver? Se você está com mais energia, vai conseguir treinar mais; como consequência, vai ter um aumento na potência dos exercícios e na força das repetições de cada um deles. Um motivo a mais para quem pratica treinos de musculação mais pesados, ou é esportista e precisa de mais explosão nos movimentos.

 

3. Creatina faz ganhar massa magra

Nem precisa perguntar, porque todo mundo sabe: quem treina faz isso pensando na saúde, fortalecimento dos músculos e... sonhando em ganhar massa magra. É tipo: vai ficar forte e robusto, porém longe das gorduras. A explicação para todo esse benefício da creatina é bem simples: se ela traz melhor desempenho aos exercícios e ainda dá força e potência, vai ficar mais fácil conquistar a massa magra.

 

4. Creatina age contra a sarcopenia

Nunca ouviu falar em sarcopenia? É uma condição totalmente ligada à massa muscular, muito comum em pessoas com 50+. Nessa fase da vida, é natural haver perda de massa muscular, especialmente em quem não pratica exercícios físicos. O que muda nessa história é que, a partir de agora, você já está sabendo que os benefícios da creatina incluem a prevenção da sarcopenia e vai se cuidar muito mais!

 

5. Creatina e a prevenção da depressão

Pensava que os benefícios da creatina no corpo humano se resumiam à saúde do corpo? Então, chegou o momento de conhecer as vantagens dessa substância também para a saúde mental. Pesquisadores descobriram que a substância desempenha muito bem o papel de protetor dos neurônios. Isso aí! A felicidade já começa a partir dessa descoberta. A creatina age com muita eficiência como antioxidante, melhorando as condições do cérebro e, a partir disso, diminuindo as chances de desenvolver depressão.

 

Tem receitas, sim!

Lá no comecinho o Que bem que faz deu um spoiler que você nem deve ter notado. Citamos que a creatina pode ser encontrada em diversos alimentos, e que os estudiosos apontaram uma concentração maior da substância em carnes bovina, suína e de peixes – principalmente bacalhau, atum, linguado e salmão.

E claro que vamos te dar aquela forcinha para garantir a creatina na mesa e no organismo, enumerando receitas incríveis para serem inseridas na dieta.

1. Bolo de carne e Aveia Orgânica Nestlé Recheado: uma excelente pedida, que além de creatina, contém ferro e os benefícios da aveia.
2. Bacalhoada: o prato clássico também é uma opção para quem quer curtir os benefícios da creatina, que vêm acompanhados dos benefícios desse peixe, como o ômega 3.
3. Salada de Batata com Atum e Cenoura: uma opção rápida e prática, fácil de incluir no cardápio e com tudo de bom que o atum traz.
4. Quibe Cru: uma receita fácil de preparar para quem quer curtir os benefícios da creatina.
5. Buraco Quente Nutren Senior: uma ótima opção de lanche com carne vermelha, com um reforço para dar mais energia.

Viu como é fácil encontrar creatina e aproveitar seus benefícios? Para conhecer mais dicas de nutrição e saúde, basta explorar o Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da creatina?

    Entre os principais benefícios da creatina estão a melhora da performance nos treinos, a garantia de mais força e potência nos treinos, o ganho de massa magra e a prevenção da sarcopenia e da depressão.

  • 2. O que é creatina?

    , mas que também pode ser obtida através de alimentos ou de suplementação – claro, neste último caso com orientação de especialistas.

  • 3. Em quais alimentos encontrar creatina?

    A creatina pode ser encontrada em alimentos como carnes bovina e suína e de peixes – bacalhau, atum, linguado e salmão.

  • 4.Preciso aumentar a quantidade de água?

    Um dos maiores mitos que envolvem a creatina é justamente a quantidade de água. Em geral, a recomendação deve ser a mesma de qualquer pessoa, sem aumento na quantidade de água. O indicado é, no mínimo, 35 ml de água para cada quilo de peso. Esse valor é considerado o mais indicado para todas as funções que nosso corpo necessita e com certeza será suficiente mesmo com a inclusão da creatina no dia a dia.

     

    Fontes

    file:///C:/Users/Fabiano%20Gomes/Downloads/pifps,+ARTIGO_NUTRICAO_CREATINA.pdf (EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE O DESEMPENHO

    HUMANO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Airton de Souza Amaral Ozanildo Vilaça do Nascimento)

    http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222002000200001

    https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/340/1/TCC%20Gustavo%20vers%C3%A3o%20final.pdf

    https://www.scielo.br/j/rn/a/vStjpH4nGyWYjhDxshJHBCB/?lang=pt#:~:text=Nos%20alimentos%2C%20a%20creatina%20%C3%A9,por%C3%A9m%2C%20em%20quantidades%20muito%20pequenas.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.