5 benefícios da creatina que vão surpreender até os atletas

Legenda: 
Benefícios da creatina

Atleta ou não, quem pratica exercícios físicos com regularidade quer ver os efeitos no corpo – afinal, todo o estica e puxa na academia não pode ser à toa. E se você acha que precisa melhorar o desempenho nos treinos para os resultados serem ainda mais positivos, o Que bem que faz tem um conselho para dar: aposte nos benefícios da creatina.

Os benefícios da creatina para o corpo vão desde o fornecimento de energia para os músculos até a prevenção da depressão. Está surpreso com essa descoberta? Pois saiba que ainda tem muito mais. Por isso, te convidamos a conhecer agora os principais benefícios da creatina, para entender o porquê de buscar alimentos ricos e suplementação na substância.

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O que é creatina?

Antes de entender os benefícios da creatina para a saúde, que tal saber um pouco mais sobre ela? Para começar, a creatina é uma substância que pode ser produzida pelo próprio corpo (fígado, pâncreas e rins), mas também é obtida por meio de alimentos ou de suplementação. Neste último caso, é claro, com orientação de especialistas.

E já faz um tempinho que esse composto é pesquisado por estudiosos. Dizem as boas línguas que foi o pesquisador francês Miguel Eugene Chevrul que o nomeou, isso lá nos idos de 1832. Na época, Chevrul descobriu a creatina na carne animal. Daí por diante os estudos foram só se fortalecendo e trazendo novas descobertas. Uma delas é que, além da carne vermelha, os benefícios da creatina também são encontrados nos peixes.

Agora vamos aos 5 benefícios da creatina para o corpo, porque sabemos que o motivo de você estar lendo este artigo!

 

1. Creatina melhora a performance nos treinos

Anda se sentindo fatigado e sem ânimo para cumprir os exercícios físicos? Então, este é o primeiro motivo para correr atrás dos benefícios da creatina para o corpo. Ela vai abastecer as fibras musculares com muita energia e, consequentemente, melhorar a sua performance nos treinos. E quem tem energia consegue cumprir cada etapa do treinamento para depois curtir os efeitos benéficos dele no corpo todo.

 

2. Creatina dá mais força e potência

Esse segundo benefício da creatina para a saúde combina muito bem com o primeiro. É um cálculo bem simples, quer ver? Se você está com mais energia, vai conseguir treinar mais; como consequência, vai ter um aumento na potência dos exercícios e na força das repetições de cada um deles. Um motivo a mais para quem pratica treinos de musculação mais pesados, ou é esportista e precisa de mais explosão nos movimentos.

 

3. Creatina faz ganhar massa magra

Nem precisa perguntar, porque todo mundo sabe: quem treina faz isso pensando na saúde, fortalecimento dos músculos e... sonhando em ganhar massa magra. É tipo: vai ficar forte e robusto, porém longe das gorduras. A explicação para todo esse benefício da creatina é bem simples: se ela traz melhor desempenho aos exercícios e ainda dá força e potência, vai ficar mais fácil conquistar a massa magra.

 

4. Creatina age contra a sarcopenia

Nunca ouviu falar em sarcopenia? É uma condição totalmente ligada à massa muscular, muito comum em pessoas com 50+. Nessa fase da vida, é natural haver perda de massa muscular, especialmente em quem não pratica exercícios físicos. O que muda nessa história é que, a partir de agora, você já está sabendo que os benefícios da creatina incluem a prevenção da sarcopenia e vai se cuidar muito mais!

 

5. Creatina e a prevenção da depressão

Pensava que os benefícios da creatina no corpo humano se resumiam à saúde do corpo? Então, chegou o momento de conhecer as vantagens dessa substância também para a saúde mental. Pesquisadores descobriram que a substância desempenha muito bem o papel de protetor dos neurônios. Isso aí! A felicidade já começa a partir dessa descoberta. A creatina age com muita eficiência como antioxidante, melhorando as condições do cérebro e, a partir disso, diminuindo as chances de desenvolver depressão.

 

Tem receitas sim!

Lá no comecinho o Que bem que faz deu um spoiler que você nem deve ter notado. Citamos que a creatina pode ser encontrada em diversos alimentos, e que os estudiosos apontaram uma concentração maior da substância em carnes bovina, suína e de peixes – principalmente bacalhau, atum, linguado e salmão.

E claro que vamos te dar aquela forcinha para garantir a creatina na mesa e no organismo, enumerando receitas incríveis para serem inseridas na dieta.

Refogado de Carne Suína com Maggi Da Horta

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o MAGGI Da Horta Mix de Cebola e Alho com Pimenta Vermelha por 1 minuto.

- Adicione a carne moída para fritar, mexendo de vez em quando até que a água seque um pouco.

- Acrescente os tomates e o tempero com o Maggi da Horta Especiarias e Ervas Finas para Carnes.

- Junte o milho e misture bem. Desligue o fogo, junte os ovos cozidos, finalize com o cheiro-verde e sirva.

Risoto de Carne e Rúcula

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga, acrescente o filé mignon, o sal e a pimenta.

- Doure por cerca de 5 minutos. Reserve.

- Em outra panela, aqueça a água.

- Quando iniciar a fervura, dissolva o MAGGI Caldo e mantenha-o em fogo baixo, enquanto prepara o risoto.

- Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Adicione o arroz arbóreo e o vinho branco e mexa até evaporar. Acrescente, pouco a pouco, o Caldo quente, mexendo sempre, até que o arroz fique úmido e al dente.

- Misture a mostarda, a carne reservada e a rúcula.

- Desligue o fogo e acrescente delicadamente a manteiga restante. Sirva imediatamente.

Bacalhau Prático

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, misture o azeite com o MAGGI Fondor.

- Em uma panela grande e larga distribua a cebola, a cenoura e as batatas descascadas.

- Regue com um pouco do azeite temperado e coloque as postas de bacalhau sobre os legumes.

- Junte a ervilha torta limpa e os tomates cortados em oito partes.

- Regue com o azeite restante e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos após ferver, com a panela semitampada.

- Desligue, polvilhe a salsa e sirva com cuidado para não quebrar as postas

Salada de Batata com Atum e Cenoura

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, misture bem o suco de limão, a água e o NUTREN Fortify.

- Adicione a batata, a cenoura, o atum, a cebola ralada e a salsinha. Mexa bem.

- Sirva gelado.

Linguado com Pesto de Rúcula

Ingredientes

Pesto de Rúcula

Peixe

Modo de preparo

Pesto de Rúcula

- Em um liquidificador bata todos os ingredientes. Reserve.

Peixe

- Em um recipiente, tempere o peixe com o suco de maracujá e o MAGGI Fondor.

- Cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 10 minutos, para tomar gosto.

- Em uma frigideira untada com azeite, doure os filés de peixe de ambos os lados e sirva com o Pesto de Rúcula.

6. Salmão em Cama de Legumes e Caramelo de Gengibre

Ingredientes

Caramelo de Gengibre

Salmão

Modo de preparo

Caramelo de Gengibre

- Em uma panela, misture todos os ingredientes e deixe ferver. Cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos ou até engrossar. Reserve.

Salmão

- Em um recipiente, tempere o salmão com o suco e as raspas de limão, 2 dentes de alho e o sal. Reserve na geladeira por cerca de 1 hora.

- Em uma panela, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e doure o alho restante e a cebola.

- Acrescente a cenoura, o salsão e o alho-poró. Refogue bem até murchar e acrescente o vinho branco. Espere evaporar e junte o MAGGI Tempero e Sabor.

- Coloque em um prato ou travessa de servir e reserve.

- Em outra panela, aqueça o azeite restante e grelhe o salmão reservado, dos dois lados.

- Sirva o salmão sobre a cama de legumes e decore com o caramelo de gengibre reservado.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas