Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da folha de pitanga

Legenda: 
Benefícios da folha de pitanga

Uma árvore nativa do norte brasileiro, a pitangueira tem folhas alongadas de uma cor verde intensa. Essas folhas podem ser usadas em chás, banhos e óleos e podem oferecer diversos benefícios para a saúde do nosso organismo. Conheça alguns benefícios da folha de pitanga a seguir.

 

Benefícios da folha de pitanga: combate ao Alzheimer

De acordo com um estudo brasileiro feito pelos pesquisadores de biotecnologia da Universidade Positivo no Paraná observaram que a folha da pitangueira tem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e neuroprotetoras. O que tudo isso significa? Que um dos benefícios da folha de pitanga é justamente o de proteger nossas células cerebrais contra danos causados contra doenças, como o Alzheimer. Afinal, quanto melhor nossos neurônios estiverem protegidos, mais difícil é que a doença surja ou piore. Incrível, não é mesmo?

 

Benefícios da folha de pitanga: pele bonita e saudável

Um dos principais benefícios da folha de pitanga é que ela pode ajudar a ter uma pele bonita e saudável. Ao ser rica em antioxidantes e vitamina A - um nutriente importante para ajudar o corpo a absorver colágeno, a folha da pitanga, usada como óleo para pele ou chá, pode melhorar o aspecto da pele. Isso acontece porque os antioxidantes protegem contra o envelhecimento precoce, a vitamina A previne acne, cicatrizes e melasmas, enquanto que o colágeno mantém a elasticidade e firmeza da pele.

 

Benefícios da folha de pitanga: melhores noites de sono

Para aqueles que sofrem de noites mal dormidas ou insônia, o chá feito com as folhas da pitanga pode ser uma boa opção. Isso acontece pois as folhas da pitanga contém melatonina, uma substância que nosso corpo produz naturalmente antes de dormir e garante que tenhamos noites de sono tranquilas, bem dormidas e possamos acordar descansados. Sendo assim, o chá de folha de pitanga acaba sendo uma boa escolha para aqueles que procuram um chá para insônia efetivo e saboroso!

 

Benefícios da folha de pitanga: evita a fadiga

Fadiga, cansaço e baixa disposição são alguns sintomas que acompanham a falta de alguns nutrientes, como a deficiência em ferro ou em vitaminas do complexo B. A folha de pitanga é conhecida por ser rica nesses 2 componentes que ajudam a gerar energia e fazer com que você se sinta mais disposto e menos cansado. Dessa forma, tomar um chá feito com folhas de pitanga pode não apenas fazer com que você durma melhor à noite, mas também oferecer mais disposição para que você consiga passar o dia bem!

 

Benefícios da folha de pitanga: combate à diarreia

Mais um dos benefícios da folha de pitanga é sua capacidade de combater a diarreia. Rica em substâncias digestivas, a folha da pitanga pode ajudar a regular a flora gastrointestinal, alimentando as bactérias boas do intestino, deixando seu organismo mais saudável e combatendo problemas como a temida diarréia.

Quem diria que a folha de pitanga tem tantos benefícios, não é mesmo? Pensando nisso, nós do QueBemQueFaz fizemos alguns artigos para mostrar que a pitangueira toda faz bem, das folhas ao fruto! Confira: Chá de pitanga: 5 benefícios da planta e como preparar a bebida curativa e Benefícios da pitanga: você sabe como a pitanga pode te ajudar? e obtenha o melhor dessa fruta deliciosa e tipicamente brasileira!


Perguntas frequentes

  • Como fazer o chá da folha de pitanga?

    O chá da folha de pitanga é bem simples de fazer e similar à maioria dos outros chás. Basta ferver 2 colheres de sopa de folha de pitanga para um litro de água e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos.

  • Qual o melhor clima e solo para plantar uma pitangueira?

    A pitangueira gosta de climas quentes e solos úmidos, por isso o verão é a melhor época para plantar essa árvore cujas folhas se mantêm no pé durante o ano todo.

  • Como usar o óleo de pitanga?

    O óleo de pitanga costuma ser aplicado na pele ou nos cabelos para promover hidratação e uma aparência saudável.

  • Quanto tempo vive um pé de pitanga?

    A média é que um pé de pitanga viva em média ao menos 2 anos, podendo dar frutos em 2 períodos do ano: entre agosto e outubro e entre março e abril.

     

Fontes

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00087114.2014.998525#:~:text=Eugenia%20uniflora%20(Surinam%20cherry%20tree,are%20used%20to%20treat%20diabetes. https://www.healthbenefitstimes.com/surinam-cherry/ https://www.organicfacts.net/surinam-cherry.html https://2beingfit.com/surinam-cherry-fruit-leaves-benefits-uses-nutrition/ https://www.ecycle.com.br/cha-de-pitanga/ https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/08/folha-de-pitangueira-pode-ajudar-combater-o-alzheimer-aponta-estudo-brasileiro.html https://hortodidatico.ufsc.br/pitangueira/ https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/pe-de-pitanga

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas