Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da jabuticaba: saiba como essa fruta pode ajudar nossa saúde

Legenda: 
Benefícios da jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta bem conhecida, além de ser acessível e comum nas feiras e supermercados. Por isso, saber sobre os benefícios da jabuticaba para a nossa saúde é muito útil, já que comprá-la não é uma tarefa difícil.

Neste artigo sobre os benefícios da jabuticaba você irá saber como essa pequena fruta pode ajudar nosso corpo e nossa saúde.

 

Sobre a jabuticaba

A jabuticaba – ou a Myrciaria cauliflora Berg, como é chamada cientificamente – é uma fruta pequena e redonda, com casca de cor roxa escura e polpa esbranquiçada de sabor adocicado. Os frutos crescem pela extensão dos galhos da jabuticabeira, presas na própria madeira, se destacando muito por causa do seu crescimento diferenciado – já que não fica pendurada nos galhos, como boa parte das frutas.

Ela é nativa da mata atlântica brasileira, o que significa que é cultivada pela região sudeste brasileira – principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, mas também em outros estados como Paraná, Goiás e Espírito Santo. Alguns países vizinhos como a Argentina e o Paraguai também têm a presença de jabuticabas, mas de modo geral o Brasil é o país berço da fruta.

Há algumas espécies mais difundidas da fruta no Brasil, como:

Geralmente, as as propriedades concentram-se na polpa, mas os benefícios da jabuticaba também estão presentes na casca da fruta.

A única desvantagem da jabuticaba é que ela é altamente perecível, já que a fruta dura cerca de 3 dias depois da colheita – o que torna o produto mais barato e mais difícil de ser transportado de uma região para outra.

 

Benefícios da jabuticaba: casca

A casca da jabuticaba pode ser consumida, apesar de não ter um gosto adocicado como o da polpa. Ela pode ser útil contra diarréias e irritações na pele. Além disso, a casca e a semente da jabuticaba são as partes da fruta mais ricas em proteínas brutas – o que torna a casca mais nutritiva do que a polpa em relação à proteína.

Os benefícios da jabuticaba em sua casca também se referem à quantidade de fibras solúveis, que são solubilizadas em água e promovem sensação de saciedade, podendo ajudar as pessoas a comer menos. A casca ainda apresenta um número maior de fibras solúveis do que a polpa e a semente.

Assim como a uva, um dos benefícios da jabuticaba é ter uma grande quantidade de polifenóis na casca e nas sementes. Os polifenóis são componentes que agem como antioxidantes e anti-inflamatórios no nosso corpo, combatendo radicais livres e inflamações, prevenindo contra doenças e o envelhecimento precoce.

 

Benefícios da jabuticaba: polpa

A polpa tem quantidades consideráveis de potássio, manganês, zinco e magnésio, minerais que ajudam muito o nosso corpo. Algumas de suas propriedades são:

Potássio: macromineral que ajuda no controle da quantidade de água no corpo, além de ajudar na regulação dos batimentos do coração e agir em tecidos dos músculos e do sistema nervoso.

Manganês: micromineral que está presente na composição de diversas estruturas do nosso corpo, como órgãos, colágeno e ossos.

Zinco: assim como o manganês, o zinco é um micromineral e age em muitos processos do nosso corpo (incluindo o sistema imunológico), além de fazer parte de diversas enzimas.

Magnésio: já o magnésio, assim como o potássio, é um macromineral e está presente nas estruturas de dentes e ossos. Ele também é utilizado na formação de proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).

Se você gosta desse tipo de conteúdo, explore o site do Que Bem Que Faz e acompanhe mais textos com dicas de saúde e alimentação.

Lembramos que nossos textos não substituem acompanhamento médico, por isso sempre se consulte com um profissional para sanar suas dúvidas.


Perguntas frequentes

  • Jabuticaba ajuda a prender o intestino?

    A casca da jabuticaba pode ajudar a regular o intestino e funciona como antidiarreico, contribuindo para que o corpo não perca grandes quantidades de água e nutrientes. Por isso, se você consome as cascas da jabuticaba, pode-se dizer sim que ela ajuda a prender o intestino.

  • Jabuticaba ajuda a prevenir doenças?

    Sim! Por conta da presença dos polifenóis, um dos benefícios da jabuticaba é atuar na prevenção de doenças inflamatórias, cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Alzheimer. Ela ainda pode atuar no combate de cânceres, ajudando amplamente nosso corpo.

Fontes:

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf http://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S0004-06222008000400015&script=sci_arttext#:~:text=A%20jabuticaba%20pode%20ser%20consumida,intestinos%20e%20hemoptise%20(2). https://www.tipshealthline.com/10-health-benefits-of-jaboticaba-juice/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas