Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da laranja: você conhece as propriedades dessa fruta?

Legenda: 
Benefícios da laranja

A laranja é uma fruta cítrica muito popular, por ter o preço acessível e estar presente nas feiras e mercados em quase todos os meses do ano. O Brasil é um dos maiores produtores de laranja na safra mundial; além disso, a laranja também compõe a maior parte da nossa produção de frutas (cerca de 49%).

Neste artigo vamos falar um pouco sobre os benefícios da laranja, que vão além de dar um boost no sistema imunológico quando se está resfriado!

 

Benefícios da laranja: favorece a digestão

A laranja é rica em fibras, o que favorece a digestão, além do bagaço ser muito útil para o bom funcionamento intestinal. Para fins digestivos, vale mais a pena comer a laranja in natura em pedaços, assim você pode aproveitar melhor as fibras.

 

Benefícios da laranja: formação de ossos e dentes

A laranja é rica em cálcio, fósforo e potássio, minerais que participam da formação de ossos e dentes. Exatamente por isso, a fruta é uma das que contribui para a formação dessas estruturas e é muito útil para as crianças em desenvolvimento

 

Benefícios da laranja: boost na imunidade

Assim como a maior parte das frutas cítricas, a laranja é rica em vitamina C, que atua como um antioxidante e ajuda muito o nosso sistema imunológico contra agentes externos, prevenindo doenças e o estresse oxidativo.

 

Benefícios da laranja: saúde da pele

A vitamina C também atua amplamente na saúde da pele, já que sua propriedade antioxidante combate o envelhecimento e age na produção de colágeno – proteína que fortalece e promove a elasticidade da pele.

 

Benefícios da laranja: ajuda no cansaço e na irritabilidade

A vitamina C, o ácido fólico e o potássio são nutrientes que ajudam a melhorar o estresse e o cansaço. Por isso, consumir laranja pode melhorar a qualidade do sono e diminuir a irritabilidade.

 

Melhor laranja para as crianças

Como a fruta é repleta de nutrientes, é muito interessante incluir ela na dieta das crianças. Porém, por se tratar de uma fruta cítrica, é legal oferecer laranjas menos ácidas para as crianças.

A laranja lima é uma das laranjas com o pH mais alto, ou seja, não tão ácida (quanto maior o pH, menos ácido é o alimento). O pH da laranja lima fica entre 5,43, enquanto o das outras ficam em torno de 3.

Lembramos que é importante ter um acompanhamento pediátrico caso você esteja pensando em introduzir o suco de laranja na dieta do seu filho, principalmente se ele ainda não completou pelo menos 2 anos. É interessante ter essa supervisão para garantir a saúde da criança.

 

Laranja mais rica em vitamina C

A vitamina C é encontrada em grandes quantidades em todos os tipos de laranja, porém ela é encontrada em maior quantidade na laranja natal, que tem uma casca ligeiramente mais grossa.

Um dos maiores benefícios da laranja é oferecer uma quantidade muito boa de vitamina C, substância que melhora a saúde da pele e previne o escorbuto (doença que engloba hematomas e irritações na pele, sangramento da gengiva e até perda de dentes).

 

Laranja com maior capacidade antioxidante

Como citamos anteriormente, um dos benefícios da laranja é sua capacidade antioxidante. Pesquisadores apontam que uma das laranjas com maior capacidade antioxidante é a laranja lima, sendo esse outro motivo para oferecer a fruta para as crianças.

Se você gostou desse artigo sobre os benefícios da laranja, acompanhe outros textos com dicas sobre saúde e alimentação. Explore o site do Que Bem que Faz e nutra-se de informação!


Perguntas frequentes

  • Posso dar laranja para o meu bebê?

    A recomendação é que a criança receba aleitamento exclusivo até os 6 meses de idade – ou seja, é interessante que o bebê consuma apenas o leite materno durante esse período. Depois, as frutas podem começar a ser introduzidas com acompanhamento pediátrico.

  • A laranja pode ajudar a dormir?

    Sim! A laranja, se consumida com frequência, pode ajudar a melhorar bastante a qualidade do sono e do trânsito intestinal.

  • Fontes

    https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/07/campanha-incentiva-o-aleitamento-materno-no-brasil#:~:text=O%20aleitamento%20materno%20protege%20a,e%20obesidade%20na%20vida%20adulta.

    https://www.scielo.br/j/cta/a/CFJCk9pbtCpY94bBHY4PDcx/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Conclui%2Dse%20que%20as%20diferentes,C%3B%20polifen%C3%B3is%3B%20capacidade%20antioxidante.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

Fontes

https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/07/campanha-incentiva-o-aleitamento-materno-no-brasil#:~:text=O%20aleitamento%20materno%20protege%20a,e%20obesidade%20na%20vida%20adulta. https://www.scielo.br/j/cta/a/CFJCk9pbtCpY94bBHY4PDcx/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Conclui%2Dse%20que%20as%20diferentes,C%3B%20polifen%C3%B3is%3B%20capacidade%20antioxidante. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas