Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

8 benefícios da lentilha para a saúde que vão além da sorte

Legenda: 
Benefícios da lentilha

Conta aqui para nós um segredo. Já fez aquela simpatia com lentilhas no revéillon para ter um ano de sorte e com dinheiro no bolso? Quase todo mundo conhece essa fama da leguminosa, poucos, no entanto, sabem que os benefícios da lentilha vão muito além de sorte e podem ser desfrutados o ano inteiro.

Se mais que sorte o que você quer para os 365 dias do ano é saúde e qualidade de vida, precisa conhecer os benefícios da lentilha para a saúde. Rica em minerais, vitaminas, fibras e proteínas, elas são muito poderosas no combate a doenças crônicas e ainda ajudam a emagrecer.

E o bom é que o alimento pode fazer parte dos mais variados pratos, desde os mais simples aos mais sofisticados. Em todos eles você encontra diversos benefícios da lentilha na dieta.

LEIA TAMBÉM:

 

Intestino saudável

Essa parte as fibras cuidam. Elas são responsáveis por trazer bastante saúde ao intestino e esse é o primeiro benefício da lentilha do qual vamos falar. Os alimentos ricos em fibras previnem a constipação, que nada mais é do que aquela velha dificuldade de ir ao banheiro para fazer cocô. E cá pra nós, esse nem de longe é um problema simples como parece. Se você sofre com prisão de ventre sabe do que estamos falando. Causa dor, inchaço, irritabilidade e atrapalha até a concentração. E desconfortável mesmo.

 

Perca peso

Os benefícios da lentilha para emagrecer tem dois motivos. O primeiro é essa amiga maravilhosa que falamos anteriormente. As fibras. O segundo é o seu baixo teor de calorias. Colocar a leguminosa na rotina alimentar vai ajudar no processo de perda de peso para evitar que sua saúde seja afetada pela obesidade, doença que vem acompanhada de vários outros problemas, como diabetes, colesterol alto e riscos de hipertensão doenças do coração.

 

E por falar em coração...

A prevenção a doenças cardiovasculares tem outros companheiros, além do emagrecimento. O magnésio e o potássio encontrados em alguns alimentos são os responsáveis por garantir a saúde do coração. Eis aí o porquê de a saúde cardíaca está entre os benefícios da lentilha para a saúde. O alimento é fonte desses dois minerais e, por isso, deixa você com as batidas do coração funcionando no ritmo certo.

 

Sangue forte, anemia zero

A prevenção dessa doença é mais um dos benefícios da lentilha para a saúde. O ferro é o nutriente encontrado na leguminosa que barra a aparição da anemia. Quando o indivíduo tem anemia é como se o caminho feito pelo oxigênio que sai dos pulmões para o resto do corpo ficasse congestionado. O sangue fica fraco e aparecem sintomas como fraqueza, tontura, cansaço, palidez nos olhos e até dor muscular. Como ferro que combate isso é um dos benefícios da lentilha para anemia, o problema pode ser evitado e tratado.

 

Prevenção ao câncer

Está entendendo porque a lentilha dá sorte? Afinal, tem mais sorte no mundo do que ter na dieta um alimento que consegue prevenir o câncer? Esse efeito vem de um escudo chamado polifenol. É uma substância que obtemos no organismo através dos alimentos e que forma uma barreira protetora contra as células cancerígenas. Estudos mostram que entre os benefícios da lentilha para a saúde está o potencial que a leguminosa tem de interromper o crescimento de células cancerígenas, especialmente na pele.

 

Fique longe da diabetes

Fique à vontade para se admirar do poder dessa leguminosa, porque sim, a prevenção e tratamento da diabetes também faz parte da lista de benefícios da lentilha crua ou cozida, tanto faz. Ela melhora os níveis de açúcar no sangue deixando as taxas na medida ideal. Com a glicose em pleno equilíbrio ficará bem fácil ficar longe da diabetes. E quem já tem, vai conseguir viver bem melhor e com mais qualidade de vida. Essa maravilha ocorre porque a lentilha é rica em antioxidantes, moléculas que nos afastam dos perigos de doenças crônicas.

 

Bebê forte e saudável

As mamães vão gostar dessa notícia. O desenvolvimento do bebê que está para chegar ficará seguro se ela inserir na dieta receitas com lentilha. A presença de ácido fólico, ou vitamina B9, como você preferir chamar, é o que faz esse ser um dos benefícios da lentilha a gravidez. Com esse nutriente no cardápio, o desenvolvimento do sistema nervoso do seu filhinho, ou filhinha, está garantido.

 

Ossos e dentes fortes

Todo alimento rico em cálcio traz essa vantagem. Então, está aí mais um benefício da lentilha para a saúde, fortalecimento dos ossos e dentes, porque a leguminosa conta com o mineral que facilita esse processo. A conclusão aí é bem simples: com ossos fortes a osteoporose nem vai chegar perto e as fraturas nem vão querer papo com você.

 

Tipos de lentilha

Pensa que lentilha é tudo igual? Pois não é! O Que bem que faz, claro, te explica cada um dos tipos existentes da leguminosa.

Lentilha Marrom: é a mais conhecida. Tem um formato mais redondo e é mais fina. Com relação ao sabor, é levemente terroso e suave. Experimente preparar hambúrgueres vegetarianos e arroz com esse tipo de lentilha.

Lentilha Vermelha: é chamada assim, mas a cor também pode puxar um pouco para o laranja ou dourado. Também tem sabor suave e terroso. As receitas de purês, sopas e ensopados ficam perfeitas com ela.

Lentilha francesa: é aquela que a cor fica ali entre o acinzentado e o verde escuro. Perfeita para sopas, seu sabor é terroso.

Lentilha Beluga: é mais esférica e tem um sabor mais forte que as outras. A textura dela é mais firme.

 

Como conservar a lentilha

Você guarda o feijão e o arroz em potinhos bem fechados para que eles fiquem sempre bem conservados? Pois siga o mesmo caminho com as lentilhas. Elas precisam estar sempre em local escuro, seco e fresco para durar mais e evitar o desperdício do alimento.

 

5 receitas para reforçar os benefícios da lentilha

1. Lentilha ao vinho

Ingredientes

Modo de preparo

- Coloque a lentilha na panela de pressão com 1 e meio litros de água e o vinho tinto, cozinhe-a em fogo baixo por 10 minutos, após pegar pressão.

- Espere esfriar e abra a panela.

- Tempere com o Maggi Caldo, o louro e o alho.

- Cozinhe em fogo baixo, até que todo o líquido tenha evaporado.

- Ao servir, retire o alho e a folha de louro, junte a manteiga, a salsa picada e misture bem.

2. Lentilha Maggi

Ingredientes

Modo de preparo

- Coloque a lentilha na panela de pressão com 1 e meio litros de água e o vinho tinto, cozinhe-a em fogo baixo, após pegar pressão por 10 minutos.

- Espere sair toda a pressão da panela, abra a tampa e junte o Maggi Caldo, o louro e o alho inteiro.

- Cozinhe em fogo baixo, até que todo o líquido tenha evaporado.

- No momento de servir, junte a manteiga e a salsa e misture bem.

3. Arroz de Festa com Lentilhas

Ingredientes Arroz com Lentilhas

Cebola Caramelizada

Modo de preparo Arroz com Lentilhas

- Em uma panela cozinhe a lentilha com 4 e meia xícaras (chá) de água, até ficar al dente, por cerca de 10 minutos.

- Reserve a água do cozimento com a lentilha.

- Na mesma panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho.

- Acrescente o arroz e refogue até ficar seco e brilhante.

- Junte a lentilha com a água do cozimento e o Maggi Meu Segredo.

- Acrescente 2 xícaras (chá) de água fervente.

- Misture bem e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 15 minutos com a panela semitampada.

- Retire do fogo e reserve aquecido.

Cebola Caramelizada

- Em uma frigideira média derreta o açúcar até formar um caramelo claro.

- Acrescente a manteiga e junte as rodelas de cebola.

- Misture e deixe refogar até que estejam bem douradas e macias.

- Sirva sobre o Arroz com Lentilhas reservado e polvilhe as amêndoas.

4. Sopa de Lentilha

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela grande, aqueça o azeite. Junte a linguiça e frite por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar.

- Acrescente o alho e a cebola, e refogue por 2 minutos, ou até que a cebola fique transparente.

- Adicione a lentilha, o Maggi Caldo em Pó e a água, e deixe cozinhar por 30 minutos, com a panela semi tampada, ou até que a lentilha esteja macia.

- Junte a batata e a cenoura e cozinhe por mais 15 minutos, ou até a batata e a cenoura ficarem macias. Sirva.

5. Lentilha com Costelinha de Porco e Linguiça

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma frigideira grande doure a linguiça e as costelinhas.

- Acrescente a cebola e refogue mais um pouco.

- Em uma panela de pressão, coloque a lentilha, 1 litro de água e os tabletes de MAGGI Caldo.

- Leve ao fogo e misture até que os caldos tenham se dissolvido.

- Junte a linguiça, a costelinha e a cebola.

- Tampe a panela e leve ao fogo médio por cerca de 10 minutos, após iniciar fervura, ou até que a lentilha esteja cozida.

- Sirva acompanhada de arroz branco.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os nutrientes encontrados na lentilha?

    A lentilha é rica em vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e potássio. Ainda tem proteína e ferro. Além disso, são fonte de fibras, que ajudam a fazer o intestino funcionar bem.

  • 2. Quais os benefícios da lentilha para a saúde?

    Entre os benefícios da lentilha para a saúde estão a prevenção de doenças como anemia, diabetes, câncer, osteoporose e doenças cardíacas. A lentilha também auxilia na prevenção de prisão de ventre, contribui para o bom desenvolvimento do feto e ajuda a emagrecer.

  • 3. Quais são os benefícios da lentilha para emagrecer?

    A lentilha é rica em fibras e tem baixo teor de calorias. Por isso, colocar a leguminosa na rotina alimentar vai ajudar no processo de perda de peso.

  • 4. Como conservar a lentilha?

    Coloque em potinhos bem fechados para que elas fiquem sempre bem conservadas. As leguminosas precisam estar sempre em local escuro, seco e fresco para durar mais e evitar o desperdício do alimento.

     

Referências

https://www.dctaufpel.com.br/ppgcta/manager/uploads/thesis/dissertacao_braganca,_guilherme_cassao_marques.pdf https://www.healthline.com/nutrition/lentils https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/49159157/artigo---lentilhas-muito-alem-do-reveillon#:~:text=A%20ingest%C3%A3o%20de%20alimentos%20ricos,maior%20digestibilidade%20que%20o%20feij%C3%A3o. https://www.embrapa.br/documents/1355126/31107372/lentilha_CCCC_2017.pdf/e37a5e93-1000-ba9d-e6f4-fcf3460edc0b https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/anemia https://www.centralnacionalunimed.com.br/viver-bem/alimentacao/lentilha-conheca-tudo-sobre-essa-leguminosa https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/defici%C3%AAncia-de-%C3%A1cido-f%C3%B3lico https://agroflorestamazonia.com/noticias-recentes/lentilhas-e-seus-respectivos-tipos/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas