Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Quais os benefícios da maçã?

Legenda: 
Benefícios da maçã

De acordo com o Departamento Americano de agricultura, uma única maçã de tamanho médio é uma fonte rica em vitamina C e fibras – contendo em média 16% da dose diária de fibras recomendadas. Os benefícios da maçã podem ajudar a prevenir doenças, regular o intestino e ter uma vida mais saudável. Vamos conhecê-los?

 

Benefícios da maçã: Faz bem para o coração

Rica em fibras solúveis – que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue –, um dos grandes benefícios da maçã é que ela faz bem para o coração. De acordo com um estudo feito pelo Jornal Americano de Nutrição Clínica, comer 2 maçãs ao dia ajuda a diminuir os índices de colesterol ruim e de triglicérides, diminuindo em 52% o risco de derrames e outros acidentes vasculares.

Além disso, a maçã contém substâncias antioxidantes que, além de prevenir a oxidação das células causadoras de doenças como a diabetes ou o câncer, elas podem também ajudar a diminuir a pressão sanguínea, sendo ideal para os hipertensos.

 

Benefícios da maçã: Faz bem para o intestino

Outro importante benefício da maçã é que ela contém pectina, um tipo de fibra que age como prebiótico – isto é, mantém as bactérias benéficas do seu intestino alimentadas e saudáveis.

O que isso tudo significa? Que ao ingerir maçãs, o seu intestino fica mais forte, menos suscetível a inflamações e doenças, e ainda ajuda a ter uma digestão melhor. Comer esse tipo de fibra permite que você se sinta mais saciado e que seu intestino funcione melhor, evitando a constipação. E, o melhor de tudo: as maçãs podem ajudar a absorver o açúcar mais lentamente, prevenindo contra o mal estar que os picos glicêmicos podem causar. Isso também faz dela muito recomendada para os diabéticos.

 

Benefícios da maçã: Ajuda com a asma

Pode parecer surpreendente, mas a maçã pode ajudar aqueles que estão lutando contra a asma.

Acontece que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes presentes na maçã são um baita benefício: elas podem ajudar a regular as respostas do seu sistema imunológico, o que reduz a inflamação nos pulmões. Da mesma forma, as maçãs ajudam a prevenir a oxidação dos pulmões causada pela asma. Impressionante, não é mesmo?

 

Benefícios da maçã: Boa para o cérebro

O suco de maçã possui uma série de substâncias que podem ajudar a prevenir o declínio mental – afinal, ele preserva um neurotransmissor chamado Acetilcolina que, quando em níveis baixos, é relacionado com uma das causas da doença de Alzheimer.

Um estudo americano publicado em 2011 indicou que ratos idosos alimentados com maçãs, tinham sua memória melhorada, quase ao nível da memória de ratos mais jovens.

 

Benefícios da maçã: versátil e saborosa

Esse benefício menos comentado, se refere ao fato de que as maçãs, além de ricas em nutrientes, também são fáceis de comer e de incluir em receitas. Para provar isso, o Que Bem Que Faz decidiu separar algumas receitas com maçã para você experimentar.

1. Torta de Maçã: começando pelo clássico, essa torta de maçã irá deixar todos com água na boca.
2. Crumble de Maçã e Aveia: essa receita crocante leva castanhas, aveia, canela e muita maçã, para você se deliciar!
3. Bolo Integral de Maçã e Canela: ideal para aqueles que procuram por um estilo de vida fit, esse bolo de maçã e canela é uma opção super saborosa, nutritiva e rica em fibras.
4. Strudel de Maçã e Galak: essa sobremesa alemã recheada de maçãs e Galak irá agradar o paladar dos amantes de doces.
5. Sagu Aromático com Maçã ao Creme de Nutren Senior: uma receita aromática e ideal para os dias mais quentes, esse sagu leva suco de uva, anis estrelado e maçãs.
6. Cuca de Maçã com Laranja e Moça Flakes: misturando maciez e crocância, essa cuca leva laranja, maçã e cereal Moça Flakes.
7. Pavê de Maçã: uma ótima receita para reunir a família, esse pavê é feito com camadas que intercalam a maciez do creme de maçã, o sabor aromático da canela com leite e a textura crocante dos biscoitos Tostines.
8. Chá de Maçã com Canela: uma ótima opção para tomar antes de dormir, esse chá de maçã com canela é uma forma clássica de consumir maçã e se manter hidratado.
9. Bebida de Maçã: para começar o dia bem, essa bebida irá trazer os benefícios da maçã ao combinar o suco com leite Ninho integral e leite Moça.
10. Bolo De Maçã Sem Açúcar: uma boa pedida para os diabéticos, esse bolo de maçã é ideal para saciar a vontade de um docinho sem consumir açúcar.


Perguntas frequentes

  • Qual o melhor horário para consumir maçã?

    A maçã é uma boa fruta para ajudar a emagrecer. Estima-se que comer uma maçã 15 minutos antes da refeição pode te ajudar a consumir até 200 calorias a menos.

  • Quantas maçãs preciso comer para obter todos os seus benefícios?

    Com apenas uma maçã ao dia, já é possível usufruir de todos os benefícios da fruta.

    Fontes:

    https://www.everydayhealth.com/diet-nutrition/impressive-health-benefits-of-apples/

    https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/1750339/nutrients

    https://www.healthline.com/nutrition/10-health-benefits-of-apples#TOC_TITLE_HDR_9

    https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-apples

    https://www.webmd.com/food-recipes/benefits-apples

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31840162/

    https://academic.oup.com/advances/article/2/5/408/4557935

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2010/11/cientistas-afirmam-que-comer-maca-antes-das-refeicoes-emagrece-3114463.html

Fontes:

https://www.everydayhealth.com/diet-nutrition/impressive-health-benefits-of-apples/ https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/1750339/nutrients https://www.healthline.com/nutrition/10-health-benefits-of-apples#TOC_TITLE_HDR_9 https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-apples https://www.webmd.com/food-recipes/benefits-apples https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31840162/ https://academic.oup.com/advances/article/2/5/408/4557935 https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2010/11/cientistas-afirmam-que-comer-maca-antes-das-refeicoes-emagrece-3114463.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas