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Benefícios da quinoa e como preparar para aproveitar o máximo do alimento

Legenda: 
Benefícios da quinoa

Pegue sua calculadora e prepare o dedo para apertar muitas vezes no ícone de somar. Somente assim você vai conseguir chegar ao final deste artigo contabilizando todos os benefícios da quinoa à saúde, porque são tantos que dá para perder a conta. É por isso, inclusive, que a semente é considerada a mais completa da alimentação.

Rica das melhores proteínas, a quinoa também é fonte de vitaminas, minerais, e fibras. Por conta de tudo isso, os benefícios da quinoa vão desde o emagrecimento até o combate à anemia. E a partir de agora, o Que bem que faz te conta todos os detalhes sobre esse alimento saudável e gostoso. Que comecem as contas!

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Descobrindo os nutrientes

Quer saber qual o potencial nutricional da quinoa? Preste atenção na lista!

- Proteína

- Fibra

- Manganês

- Magnésio

- Fósforo

- Folato

- Cobre

- Ferro

- Zinco

- Potássio

- Vitaminas B1, B2, B3 e B6

- Vitamina C

- Vitamina E

- Ômega 3 e 6

 

1. Emagreça sem passar fome

Quer perder peso e nunca mais voltar a encontrar os quilinhos que ficaram para trás? É só aproveitar os benefícios da quinoa para emagrecer e ficar com a cintura fininha. Essa maravilha acontece, porque a semente tem ômega 3 e 6, que dão uma boa acelerada no metabolismo. A quinoa também chega ao prato com todo o poder das fibras. Esse nutriente vai dar sensação de saciedade, ou seja, você sente que a barriga está cheia por mais tempo e, portanto, não fica com aquela fome de leão que te faz sair comendo tudo que vê pela frente.

E tem dica de receita para adicionar ao cardápio e perder peso.

Salada de Quinoa

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, ferva um litro de água.

- Coloque a quinoa e a páprica e cozinhe por cerca de 20 minutos em panela tampada.

- Desligue o fogo, escorra a água e reserve.

- Em outra panela, aqueça o azeite, doure o gengibre e refogue a cenoura.

- Desligue e misture a quinoa cozida, o Maggi Fondor, o tomate e a cebolinha. Sirva.

 

2. Adeus prisão de ventre

Por falar em fibras. São elas que transformam o intestino em um verdadeiro reloginho. Isso mesmo. Você vai fazer cocô sem dificuldade e dar adeus à prisão de ventre, que provoca inchaço, dor e tanto desconforto. Também dá uma forcinha para acabar com a formação de gases intestinais e evitar o constrangimento dos puns inadequados que nem sempre respeitam o local em que você está e acaba te matando de vergonha. O que pode ser facilmente evitado ao experimentar os benefícios da quinoa cozida.

Aproveita e salva essa receita incrível para aproveitar todos os benefícios da quinoa para a saúde.

Crepe de Quinoa Molico

Ingredientes Massa

Recheio

Modo de preparo Massa

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água até obter uma massa homogênea.

- Aqueça em fogo baixo uma frigideira média untada com um pouco de azeite e coloque uma porção da massa, cobrindo todo o fundo. Deixe fritar até secar a superfície.

- Vire a panqueca do outro lado e deixe-a fritar por alguns instantes. Repita o procedimento até acabar a massa. Reserve aquecido.

Recheio

- Em um liquidificador bata 1 colher (sopa) de azeite, o sal, a mandioca, o Molico e 5 colheres (sopa) de água até obter um creme homogêneo. Reserve.

- Em uma panela aqueça o restante do azeite e refogue a cebola.

- Acrescente o frango, o tomate e a salsa e misture até murchar.

- Adicione o creme reservado, misture e recheie as panquecas reservadas. Sirva.

 

3. Colesterol e glicose em dia

Colesterol e glicose altos não são um bom sinal para a saúde. Aliás, é um sinal de que você não está adicionando à sua rotina alimentar os benefícios da quinoa para diabéticos. Aqui de novo entram as fibras que dão uma boa controlada nessas duas taxas. E ela se soma aos antioxidantes - moléculas que previnem o envelhecimento precoce e reduzem o risco de doenças crônicas. Com o colesterol na medida, não há risco de juntar gordura nas artérias e nem de ter doenças cardíacas. E com a glicose em dia, a diabetes nem chegará perto.

Experimente essa dica para colocar os benefícios da quinoa no prato.

Hambúrguer Vegetariano de Aveia e Quinoa

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes.

- Em uma assadeira, com o auxílio de um aro (8 cm de diâmetro), modele os hambúrgueres e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo. Sirva.

 

4. Zero glúten

Está aí um benefício para deixar bem feliz quem precisa seguir uma dieta especial onde o glúten não pode estar entre os ingredientes. Entram na lista especificamente quem tem doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten. Para essas pessoas, cevada, centeio, trigo e aveia não são bem-vindos. Mas, a quinoa e seus benefícios são e farão muito bem à saúde de quem não pode nem passar perto do glúten.

Aliás, tem receita para quem quer uma dieta zero glúten.

Cookies de Amêndoa e Damasco sem Glúten

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, misture todos os ingredientes até desgrudar das mãos.

- Se necessário, acrescente mais 1 ou 2 colheres (sopa) de quinoa em flocos.

- Faça bolinhas com a massa e distribua-as em uma assadeira untada com óleo.

- Pressione-as levemente com um garfo. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até que os biscoitos dourem levemente.

 

5. Sem papo para anemia

Se sentiu sem ânimo e com uma fraqueza enjoada, resolveu ir ao médico e descobriu uma anemia? Então, está mais que na hora de conhecer os benefícios da quinoa para a anemia. O segredo? Ferro! Não, gente, não é aquele ferro usado nas construções (rs!). É o nutriente que faz parte de uma alimentação saudável. Se os níveis dele estiverem baixos, é anemia na certa. Mas, você nem vai mais precisar passar por isso, porque agora a quinoa vai estar sempre no prato.

Por falar em prato... tem receita boa para garantir a permanência da quinoa na dieta.

Salada de Quinoa, Frango, Manga e Gengibre

Ingredientes Quinoa

Salada

Modo de preparo Quinoa

- Em uma panela, coloque o Maggi Caldo dissolvido na água fervente e cozinhe a quinoa por cerca de 20 minutos. Escorra e reserve.

Salada

- Em uma panela, aqueça a manteiga, acrescente o frango e o Maggi Caldo esfarelado. - - Refogue por cerca de 5 minutos. Reserve.

- Em um recipiente, misture o restante dos ingredientes com o frango reservado e a quinoa cozida.

- Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.

 

6. Ossos fortes

Cálcio, magnésio e fósforo. A soma desses três nutrientes vão fazer você ter ossos fortes. Com a resistência nas alturas, ficará bem difícil sofrer alguma fratura. Até porque, a osteoporose é uma doença que não perdoa, qualquer tropeço pode virar um osso quebrado. Só que a gente sabe que você é esperto e vai seguir nosso conselho de se alimentar bem e aproveitar cada benefício da quinoa.

Cadê a receita? Aqui! Confere.

Doce Aromático de Quinoa com Iogurte

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, coloque a quinoa acrescente 1 e meia xícara (chá) de água e cozinhe por cerca de 10 minutos.

- Escorra a água, acrescente o adoçante, as uvas-passas e ameixas secas, deixe esfriar e misture os morangos.

- Leve para gelar por 30 minutos.

- Junte o Iogurte Molico e a canela em pó. Salpique as nozes e sirva.

 

7. Corpo são, mente sã

O cérebro também entra na lista dos que recebem de braços abertos os benefícios da quinoa à saúde. Ele fica grato especialmente ao ômega 3 e 6, um nutriente que reduz as chances dos neurônios sofrerem danos. Assim, o cérebro fica funcionando como novo em qualquer idade.

E claro que tem receita para deixar o cérebro novinho em folha.

Taça de Quinoa com Frutas Vermelhas Sem Glúten

Ingredientes Calda

Quinoa

Modo de preparo Calda

- Em uma panela, misture as frutas com o açúcar e mexa bem por cerca de 10 minutos. Reserve

Quinoa

- Em outra panela, cozinhe a quinoa com a água por cerca de 20 minutos em fogo baixo.

- Acrescente o Leite Ninho, a essência de baunilha, o açúcar e o sal.

- Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos.

Montagem

- Em 8 tacinhas de servir, distribua a quinoa pela metade, coloque parte da calda reservada e o restante da quinoa, finalizando com a calda.

- Leve para gelar por cerca de 2 horas. Sirva.

 

Como fazer quinoa

1. Coloque 2 xícaras de água no fogo;

2. Adicione 1 xícara de quinoa crua, com uma pitada de sal;

3. Ferva de 15 a 20 minutos.

 

Dicas para acertar no preparo da quinoa

1. Lave os grãos antes de consumir para evitar que fique com sabor amargo

2. Use a farinha de quinoa para preparar mingaus, pães e biscoitos

3. Quinoa em flocos combina com frutas, saladas e sucos


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os nutrientes da quinoa?

    Proteína, fibra, manganês, magnésio, fósforo, folato, cobre, ferro, zinco, potássio, vitaminas B1, B2, B3 e B6, vitaminas C e E e ômega 3 e 6.

  • 2. Quais os benefícios da quinoa?

    Entre os benefícios da quinoa estão a prevenção a doenças cardíacas, diabetes, anemia e prisão de ventre. Além disso, a quinoa não contém glúten podendo ser consumida por pessoas com doença celíaca. O alimento ainda fortalece os ossos e beneficia o cérebro.

  • 3. Como fazer quinoa?

    Coloque 2 xícaras de água no fogo. Adicione 1 xícara de quinoa crua, com uma pitada de sal. Ferva de 15 a 20 minutos e está pronta.

  • 4. Quais os benefícios da quinoa para emagrecer?

    A quinoa tem ômega 3 e 6, que dão uma boa acelerada no metabolismo. A quinoa também tem fibras, que dão sensação de saciedade por mais tempo.

     

Referências

https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/6405/1/texto%20completo.pdf http://www.ufrgs.br/sbctars-eventos/gerenciador/painel/trabalhosversaofinal/SAL130.pdf https://www.revistaabm.com.br/artigos/conheca-os-beneficios-da-quinoa-alimento-de-alto-valor-nutricional#:~:text=Por%20ter%20baixo%20%C3%ADndice%20glic%C3%AAmico,promo%C3%A7%C3%A3o%20de%20h%C3%A1bitos%20alimentares%20saud%C3%A1veis. https://www.ecycle.com.br/quinoa/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas