Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da romã: de gargante inflamada a câncer a fruta tem um grande poder de cura

Legenda: 
Benefícios do romã

"Gargarejar água com romã". Com certeza em algum momento da sua vida você já ouviu essa frase. Até os mais jovenzinhos ou jovenzinhas certamente se depararam com ela, especialmente como um conselho de avó. As vovós são muito sábias e essa é uma dica que elas conhecem para acabar com a garganta inflamada, um dos benefícios da romã.

A explicação para essa crença, que tem comprovação em estudos científicos, está na ação antibacteriana da romã capaz de combater infecções. E se a garganta já está inflamada, o benefício da romã para a garganta será ajudar na cicatrização acabando com o mal que tanto perturba.

O tratamento das inflamações da garganta é um benefício da romã para o organismo, porém não é o único. E para esclarecer tudo sobre o que tem de bom nessa fruta, o Que bem que faz listou vários benefícios da romã para a saúde que vão te surpreender e fazer com que você queira muito ter essa fruta em casa.

LEIA TAMBÉM:

 

Chá de romã

Nesse processo de gripes e resfriados que pode provocar inflamação na garganta é bom aproveitar uma boa xícara de chá de romã. A gente, claro, te ensina a preparar.

Ingredientes

Modo de preparo

Adicione as cascas de romã em uma panela com a água. Assim que levantar fervua, deixe no fogo por mais 5 minutos e desligue. Tampe a panela e deixe o chá repousar por mais 5 minutos. Espere amornar e beba de 2 a 3 vezes por dia.

 

Sai pra lá doença crônica

Isso mesmo! Mande as doenças crônicas para bem longe aproveitando os benefícios da romã na saúde para combater esses males também. As doenças do coração e a diabetes vão esquecer que você existe se adotar o hábito de ter a fruta na rotina alimentar. E não podemos esquecer o colesterol e a pressão arterial que ficarão bem equilibrados e não vão mais te tirar o sono.

São três os caminhos que os benefícios da romã para o coração percorrem. Um deles é o combate da inflamação nas artérias. O segundo é baixar a pressão arterial, grande causadora de ataques cardíacos. E, por último, o consumo da fruta evita que aconteça o acúmulo de placas nas artérias.

Que tal preparar um suco com romã? Segue a receita.

Limonada com Morango, Ameixa e Romã

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma jarra, misture todos os ingredientes com exceção da Água São Lourenço. Reserve em geladeira, por pelo menos 1 hora para tomar gosto, até o momento de servir. Sirva com água com gás e pedras de gelo.

 

Uma boa memória para nunca esquecer de nada

Antioxidantes. A gente não se cansa de falar deles. É que eles são muito importantes nesse processo de proteção à saúde. Só para dar uma canja de como essas moléculas são essenciais, elas ajudam a melhorar, e muito, a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer fazendo ser esse, outro benefício da romã.

Estudos apontam que a romã melhora a atividade cognitiva. O que isso significa? Significa que a capacidade do nosso cérebro para armazenar as informações não fica comprometida. Ou seja, nossa memória não será afetada. Mas, para aqueles que foram afetados pelo Alzheimer, haverá uma melhora na qualidade de vida.

Uma ótima opção para ter a romã na dieta é preparar uma Salada de Lentilha, Especiarias e Romã super saborosa como molho feito com iogurte natural, azeite e alho.

 

Mantenha distância do câncer

Ter romã na dieta é como colocar no organismo uma plaquinha com esses dizeres: mantenha distância do câncer. E isso é graças a uma substância chamada polifenol, que nada mais é que um antioxidante. O que quer dizer que sua imunidade fica em alta e seu corpo protegido, já que alimentos ricos em polifenol possuem propriedades anticancerígenas, o que é mais um benefício da romã para o homem e para a mulher.

Os principais tipos de câncer que vão ler a plaquinha no seu organismo e puxar o freio, como demonstram pesquisas, são os de próstata, mama, cólon e de fígado. Com a barreira protetora que se forma dentro de nós, as células cancerígenas não conseguem avançar no seu percurso. O benefício da roma contra o câncer é realmente algo a se comemorar. Mas, nunca esqueça que o acompanhamento médico é de extrema necessidade.

Ah, deixa a gente te ensinar uma receita maravilhosa e super prática para ter sempre os benefícios de romã na mesa.

Endívias com Queijo e Romã

Ingredientes

Modo de preparo

Lave as folhas de endívia e seque-as com papel absorvente. Em um recipiente, misture a ricota com o Requeijão Nestlé e o Maggi Fondor. Coloque uma colher (sopa) de creme de ricota no centro de cada folha. Polvilhe o gergelim e as sementes da romã e sirva.

 

Livre-se das dores da artrite reumatóide

Ajudar no tratamento da artrite reumatóide. Eis aí mais uma resposta quando alguém perguntar: a romã serve pra quê? E quem aparece aqui de novo? Os antioxidantes, é claro. Eita bichinhos bons. Eles vão inibir a inflamação das articulações reduzindo os sintomas e prevenindo a doença.

Tem uma receitinha especial para usar a romã contra a artrite. É a Água Aromatizada de Capim-santo e Abacaxi.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma jarra de servir arrume o abacaxi, o capim santo e as sementes de romã e acrescente delicadamente a Água PUREZA VITAL. Deixe em geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.

 

Tire a pedra dos rins do seu caminho

Achou que só o chá de quebra-pedra era capaz de ajudar a tirar a pedra dos rins do seu caminho? Pois fique sabendo que a romã também pode ser um remédio natural de primeira qualidade para isso, o que é mais um motivo para querer aproveitar os benefícios da romã.

Estudos têm demonstrado que os antioxidantes presentes na romã impedem a formação de pedras nos rins e dão uma regulada nos níveis de minerais bem presentes nos cálculos renais.

E que tal ter um prato delicioso onde os benefícios da romã para a saúde estão presentes? Faça um Cordeiro da Felicidade que, como o próprio nome diz, você só terá alegria.

 

Faça cocô moderadamente

Sabe aquele ditado "nem 8 e nem 80"? Os benefícios da romã se encaixam muito bem nele quando o assunto é fazer cocô. A fruta cuida tão bem a saúde intestinal e digestiva que consumindo-a você nem terá prisão de ventre e nem diarreia, ou seja, nem fará o número 2 de menos e nem demais.

O potencial antiinflamatória e antibacteriano da romã evitará a diarreia que, creiam, ainda é uma doença que mata muita gente no Brasil. Isso mesmo. Às vezes é preciso falar bem sério para que se possa entender a importância de cuidar da saúde e saber que os benefícios da romã para o organismo são muito importantes.

Com relação a prisão de ventre, os benefícios da romã para a saúde estão relacionados com seu teor de fibras que alimentam as bactérias boas da nossa flora intestinal.

Então, prepare uma boa sobremesa para adicionar romã no menu de doces. A dica é o Manjar Turco.

Sabendo de todos os benefícios da romã para a saúde fica mais fácil acreditar em seu potencial e nunca mais esquecer de inseri-lo na lista de compras na hora de ir à feira.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da romã?

    Entre os benefícios da romã estão prevenção e tratamento de inflamações na garganta, doenças como diabetes e cardíacas, colesterol alto, pressão alta, câncer, artrite reumatóide, pedra nos rins, prisão de ventre e diarreia e melhora da memória.

  • 2. Quais os nutrientes da romã?

    A romã é rica em proteína, carboidratos, fibra, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C e B9.

  • 3. Romã é bom para a garganta?

    A explicação para essa crença, que tem comprovação em estudos científicos, está na ação antibacteriana da romã capaz de combater infecções. E se a garganta já está inflamada, o benefício da romã para a garganta será ajudar na cicatrização acabando com o mal que tanto perturba.

  • 4. Por que romã é bom para a memória?

    Estudos apontam que a romã melhora a atividade cognitiva. Significa que a capacidade do nosso cérebro para armazenar as informações não fica comprometida. Ou seja, nossa memória não será afetada. Mas, para aqueles que foram afetados pelo Alzheimer, haverá uma melhora na qualidade de vida.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/pomegranate-peel#9.-May-help-prevent-bone-loss https://repositorio.usp.br/directbitstream/16d52902-a05b-4846-9979-348b2cb0d2ce/2954498.pdf https://www1.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Botanica/RBPM-RevistaBrasileiradePlantasMedicinais/revisao_v10n3.pdf https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47471602

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas