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Mulher vestindo toalha no corpo e na cabeça aproveitando os benefícios da sauna.

8 benefícios da sauna para sua saúde física e mental

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Atualizado em  novembro 2023

As saunas são ambientes aquecidos muito comuns que têm o objetivo de proporcionar tranquilidade para o corpo, mas seus benefícios vão muito além do relaxamento e já são comprovados cientificamente.

Entretanto, ainda existem vários mitos quanto às informações já publicadas pela ciência e, pensando nisso, o QBemQFaz reuniu neste artigo os 8 principais benefícios da sauna para seu bem-estar físico e mental. Boa leitura!

 

Quais são os principais benefícios da sauna?

A sauna pode ser uma grande aliada do bem-estar e da saúde. A seguir, detalhamos os os principais motivos para você começar a aproveitar cada um deles! 

Regulação da pressão sanguínea e hipertensão

São várias evidências científicas que já apontaram que a sauna traz efeitos positivos para a pressão sanguínea e, consequentemente, na manutenção da pressão arterial. 

Inclusive, ela é especificamente mais proveitosa para pacientes com doenças cardiovasculares preexistentes, sendo uma boa opção de terapia em um tratamento multidisciplinar.

Doenças pulmonares

Além dos benefícios para o sistema cardiovascular, a sauna também pode melhorar o sistema respiratório de pacientes com doenças pulmonares

A asma, por exemplo, pode ter os seus sintomas mais brandos com a abertura das vias aéreas provocadas pela inalação do vapor, sem falar da redução do estresse como consequência.

Problemas dermatológicos

Durante uma sessão de sauna, com o calor e o suor, a pele libera as impurezas com facilidade, o que pode ajudar pessoas na rotina de skincare

Mas quem possui problemas dermatológicos, como a psoríase, também pode se beneficiar: pacientes com esse diagnóstico já relataram uma melhora nos sintomas após o uso da sauna como ferramenta terapêutica, por estimular a hidratação do estrato córneo.

No entanto, o uso de sauna não é recomendado para pessoas  com dermatite atópica, visto que pode agravar a vermelhidão e deixar a pele mais irritada com o calor e o suor. 

Por isso, é sempre importante contar com a orientação profissional antes de uma sessão de sauna.

Depressão

A indicação para o tratamento de transtornos mentais sempre envolve uma abordagem multidisciplinar. Por isso, os benefícios da sauna também podem influenciar positivamente pacientes com depressão.

Pesquisas já apontaram que o relaxamento de uma sessão de sauna é capaz de reduzir os sintomas, principalmente quando a sauna é feita em grupo.

Humor

Entre um dos principais benefícios da sauna está o aumento dos níveis de endorfina, um dos hormônios responsáveis pela regulação do humor e que é liberado com a prática de atividades físicas. 

Relaxamento

Cientificamente, esse benefício pode ser explicado pela dilatação dos vasos sanguíneos, que acontecem quando os batimentos cardíacos são acelerados em uma sessão de sauna.

Isso porque a sauna promove uma maior circulação sanguínea, que reflete num relaxamento de todo o corpo.

Alívio da dor

A energia do aumento da circulação sanguínea também é capaz de reduzir a tensão do corpo e, até mesmo, de aliviar algumas dores musculares ou nas articulações.

Entre as recomendações para se aproveitar os benefícios da sauna estão os pacientes que sofrem com artrites e dores crônicas.

Melhora do sono

Principalmente quando aliadas com um estilo de vida saudável, as sessões de sauna podem promover um profundo relaxamento e uma melhora expressiva na qualidade do sono.

Para quem a sauna não é indicada?

Algumas condições de saúde específicas fazem com que os benefícios da sauna não possam ser aproveitados por algumas pessoas. Por isso, é muito importante sempre consultar um médico para entender se a sauna será boa ou não para você.

Entre algumas das condições de saúde que devem evitar a sauna, estão:

  • Problemas cardíacos;
  • Gestantes;
  • Epilepsia;
  • Pessoas sob o efeito de álcool, drogas ou medicamentos;
  • Diabetes;
  • Pessoas com problemas de pressão arterial sem controle;
  • Ritmo cardíaco anormal.

Mesmo que você não sofra com essas condições, sempre busque a orientação de um profissional da saúde para poder aproveitar os benefícios da sauna de forma segura e sem prejudicar o seu bem-estar.

Como aproveitar os benefícios da sauna de forma segura?

Mesmo com tantos benefícios, nem sempre as saunas são recomendadas para todas as pessoas. Caso tenha dúvidas se os benefícios da sauna podem ser aproveitados para a sua condição de saúde, sempre procure um médico de confiança.

No entanto, também é possível seguir algumas dicas para evitar que a sua experiência com a sauna se transforme em um problema.

Mantenha-se hidratado

Pelo menos um copo cheio d’água antes e depois de cada sessão de sauna é fundamental para ter uma experiência segura.

Nunca combine sauna com álcool

A combinação da desidratação natural da sauna com o uso de bebidas alcoólicas no organismo são prejudiciais à saúde antes, durante e após a sessão.

Cuidado com o tempo

Sempre siga a recomendação geral do tempo de cada sessão e nunca o extrapole. Com a experiência, seu corpo poderá ficar por mais tempo aproveitando os benefícios da sauna.

Cuidado com a alimentação

Nada de comer alimentos muito pesados antes de uma sessão de sauna. O ideal é sempre manter uma alimentação equilibrada para não passar mal.

Higiene em primeiro lugar

Sempre leve uma toalha de uso pessoal e, após a sessão, tome um bom banho para eliminar possíveis toxinas que estejam na sauna.

Nunca durma

Por ser um ambiente com um calor excessivo e com tempo controlado para permanência, a sauna deve ser usada com cautela. Ou seja, dormir no ambiente pode ser extremamente perigoso para a sua saúde.

Saia se sentir-se mal

Pode ser uma tontura ou uma ânsia de vômito, qualquer que seja o sinal de que algo não vai bem, saia da sauna e procure a ajuda de algum especialista para recuperar o bem-estar.

Quanto tempo ficar na sauna?

Em geral, cada pessoa tem um tempo específico para aproveitar os benefícios da sauna. Isso porque quanto mais tempo se fica em uma sessão, mais desidratado o corpo fica

Por isso, é recomendado que pessoas que estão começando a aproveitar os benefícios da sauna não ultrapassem dez minutos.

Também é muito comum que a sauna seja procurada após a prática de uma atividade física. Nesses casos, o ideal é esperar pelo menos dez minutos após os exercícios para a sua sessão.

Sauna emagrece?

Este talvez seja um dos maiores mitos quanto aos benefícios da sauna. A resposta científica é: não

A sauna não é capaz de promover a perda de peso de uma pessoa, já que o que costuma acontecer é a perda de líquidos após uma sessão, que podem ser rapidamente repostos com a ingestão de água.

O recomendado por especialistas para perder peso de maneira eficaz é combinar uma dieta equilibrada com a prática de atividades físicas. A sauna pode ser utilizada como um instrumento de bem-estar, o que pode diminuir a ansiedade e colaborar neste processo de emagrecimento.

Mesmo assim, os benefícios da sauna são inúmeros para quem deseja manter uma boa qualidade de vida. Para aproveitar, sempre busque uma orientação médica e siga as informações dadas por um profissional de confiança.

Se gostou do conteúdo, leia mais dicas sobre como manter uma vida equilibrada!

 


Perguntas Frequentes

Qual o tempo ideal para ficar na sauna?

A recomendação é de que iniciantes na atividade comecem com sessões de dez minutos, enquanto os mais experientes podem aproveitar até vinte.

Por que a sauna não emagrece?

O que ocorre numa sessão de sauna é um processo de desidratação. Ou seja, a perda de líquido é eliminada em forma de suor.

 

Referências

Oliveira, Marcos A B. Sauna: uma atividade saudável?. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 1997.

Laukkane, Jari A, et al. Cardiovascular and Other Health Benefits of Sauna Bathing: A Review of the Evidence. Mayo Clinic Proceedings, 2018.

Are Saunas Good for You? What to Know. Healthline, 2022.

How to Use a Sauna. Healthline, 2019.

Hannuksela, M L et al. Benefits and risks of sauna bathing. National Library of Medicine, 2001.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.