Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da tâmara: 14 motivos para incluir essa fruta na dieta

Legenda: 
Benefícios da tâmara

Por mais que não sejam muito conhecidas no Brasil, as tâmaras são frutas saudáveis e saborosas que podem ser acrescentadas aos mais diversos pratos. Neste artigo, veja 14 benefícios da tâmara e ainda confira 10 receitas com essa fruta super doce.

 

Benefícios da tâmara

A tâmara, além de ser deliciosa, também oferece diversos benefícios para a saúde. Abaixo, veja 14 motivos para preparar receitas com tâmara no dia a dia:

Benefícios da tâmara: é rica em vitaminas

A tâmara é uma fruta completa que possui diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como as seguintes vitaminas:

Benefícios da tâmara: contém minerais

Além de vitaminas, as tâmaras também são ricas em diversos minerais. Abaixo, veja a quantidade aproximada de alguns minerais presentes em 100g de tâmaras, de acordo com a Ingestão Diária Recomendada (IDR):

Benefícios da tâmara: possui antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células do efeito oxidativo dos radicais livres, prevenindo doenças, como diversos tipos de câncer, e evitando o envelhecimento precoce. Entre os principais grupos de antioxidantes presentes nas tâmaras, estão os flavonoides, os carotenoides e os ácidos fenólicos.

Benefícios da tâmara: estimula o fluxo intestinal

Outro diferencial da tâmara é sua alta quantidade de fibras, nutrientes que regularizam o fluxo intestinal e, consequentemente, promovem a saúde do sistema digestivo. Para acabar de vez com a constipação, acrescente tâmaras à dieta, visto que apenas 3 frutas já oferecem quase 20% da IDR de fibras.

Benefícios da tâmara: fortalece os ossos

As tâmaras possuem diversos nutrientes importantes para manter a saúde dos ossos, como fósforo, cálcio, potássio, magnésio, selênio, cobre e vitamina K. Assim, consumir tâmaras regularmente é uma forma deliciosa de prevenir problemas no sistema esquelético, como osteoporose.

Benefícios da tâmara: controla a glicemia

A alta quantidade de fibras da tâmara, além de regular o fluxo intestinal, colabora para evitar picos na glicemia, uma vez que desacelera a digestão. Assim, de acordo com as recomendações médicas, as tâmaras podem ser utilizadas na prevenção e tratamento da diabetes.

Benefícios da tâmara: melhora a pele

A vitamina C, presente nas tâmaras e em outras frutas, é fundamental para manter a pele firme e saudável. Ela melhora a elasticidade desse órgão e também previne a acumulação de melanina, deixando a pele com uma aparência jovial por mais tempo.

Benefícios da tâmara: é um adoçante natural

Como são ricas em açúcares naturais, principalmente glicose e frutose, as tâmaras podem substituir o açúcar em diversas receitas e deixá-las mais nutritivas. Por causa desses carboidratos, o sabor da tâmara pode lembrar o do caramelo, sendo uma alternativa saudável para matar a vontade de um docinho no meio da tarde.

Benefícios da tâmara: preserva o coração

Os carotenoides, ácidos fenólicos e outros antioxidantes presentes nas tâmaras protegem o sistema cardiovascular de diversos problemas, como aterosclerose, condição grave em que há o endurecimento e espessamento das paredes das artérias.

Benefícios da tâmara: protege o cérebro

As tâmaras possuem nutrientes importantes para a manutenção da saúde do sistema nervoso, como potássio e colina, uma vitamina do complexo B que atua no processo de memorização e aprendizagem. Além disso, essas frutas também têm compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, os quais previnem doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Benefícios da tâmara: evita cegueira noturna

A longo prazo, a deficiência de vitamina A pode provocar ou agravar casos de cegueira noturna. Por esse motivo, comer tâmaras, frutas ricas nessa vitamina e em carotenoides, outros compostos que protegem os olhos, é uma maneira fácil e gostosa de evitar essa doença.

Benefícios da tâmara: facilita o parto natural

Consumir tâmaras durante as semanas finais da gravidez é uma forma simples de induzir um parto normal, uma vez que elas têm compostos que imitam os efeitos da ocitocina no corpo, hormônio responsável pelas contrações uterinas durante o parto. Além disso, essas frutas também promovem a dilatação cervical e podem diminuir a duração do parto como um todo.

Benefícios da tâmara: aumenta a fertilidade masculina

Alguns compostos das tâmaras, como flavonoides e estradiol, melhoram a qualidade dos espermatozoides e a contagem espermática, aumentando a fertilidade dos homens.

Benefícios da tâmara: é versátil

Além de possuir todos esses benefícios, outro diferencial da tâmara é sua versatilidade, o que faz com que ela possa ser adicionada aos mais diversos pratos. Assim, aproveitar os benefícios da tâmara é super fácil e saboroso, uma vez que você pode acrescentá-la a vitaminas, trufas, bombons e até a pratos salgados.

 

Receitas com tâmara

Para aproveitar todos os benefícios da tâmara de uma maneira deliciosa, o que acha de preparar estas receitas altamente nutritivas? Desde pratos salgados para a família até sobremesas para os chocólatras, abaixo você encontra opções para todas as ocasiões:

1. Tâmaras Recheadas
2. Bebida de Tâmaras e Coco
3. Mousse de Cacau e Tâmaras
4. Trufas de Cacau
5. Trufas de Iogurte Grego
6. Bombom de Morango sem Açúcar e sem Lactose
7. Brigadeiro com Nuts
8. Mini Sobremesas de Ricota e Frutas Secas
9. Bowl de Creme de Avocado com Colágeno
10. Mignon Suíno Recheado com Tâmaras ao Molho Cremoso de Vinho

Se você se surpreendeu com a tâmara e quer descobrir benefícios de outras frutas exóticas, confira estes e muitos outros artigos no site Que bem que faz:

Nesse site, você também tem acesso a informações sobre estilo de vida saudável. São diversos artigos completos sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da tâmara para a saúde?

    As tâmaras oferecem diversos benefícios para a saúde, uma vez que são altamente nutritivas. Elas estimulam o fluxo intestinal, controlam a glicemia, evitam o envelhecimento precoce, previnem doenças, melhoram a pele, protegem o cérebro, preservam o coração, fortalecem os ossos e muito mais.

  • Como adicionar tâmaras à dieta?

    Como a tâmara é uma fruta bastante versátil, não existe segredo para adicioná-la à dieta: você pode acrescentá-la a bebidas, sobremesas e até a pratos salgados, de acordo com a receita.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/benefits-of-dates https://pharmeasy.in/blog/20-health-benefits-of-dates-and-date-recipes/ https://pharmeasy.in/blog/health-benefits-of-dates/ https://www.health.com/nutrition/groceries/health-benefits-dates https://www.news-medical.net/health/What-are-the-Health-Benefits-of-Eating-Dates.aspx

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas