Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da tangerina: 5 razões para comer essa fruta

Legenda: 
Benefícios da tangerina

Tangerina, mexerica, bergamota, ponkan, mimosa, entre tantos outros nomes. Como você chama essa fruta aí na sua região? A verdade é que, seja qual for a nomenclatura utilizada, essa fruta de sabor cítrico e adocicado é realmente uma delícia! Mas você sabia que, além de gostosa, a tangerina também faz muito bem para a saúde? Para descobrir como essa fruta deliciosa pode te ajudar a ficar mais saudável – e de quebra ainda aprender algumas receitas deliciosas –, não deixe de conferir o nosso artigo de hoje sobre os benefícios da tangerina!

 

De onde vem a tangerina?

A história da tangerina data de séculos antes de Cristo. Segundo estudos, a tangerina é originária do sudoeste asiático, mais especificamente a região em que hoje fica a China.

Mas, apesar de ser cultivada há muito tempo, a tangerina só chegou ao ocidente por meio dos ingleses em meados de 1800. Os britânicos levaram a fruta para países vizinhos, e os benefícios da tangerina foram conhecidos por toda a Europa. Foi assim que Portugal começou a consumir a fruta e em seguida a introduziu em território brasileiro.

 

Qual a diferença entre laranja e tangerina?

Por serem parentes, elas são frequentemente confundidas, mas existem alguns detalhes que ajudam a diferenciar essas duas frutas cítricas deliciosas: a laranja e a tangerina podem ser diferenciadas pela coloração da casca. Enquanto a primeira é laranja-amarelada, a cor da segunda é mais para um laranja-avermelhado. O sabor também ajuda a diferenciar essas frutas, visto que a laranja é muito mais ácida e menos doce do que a tangerina. Vale também ressaltar que os benefícios da laranja são tão bons para a saúde quanto os benefícios da tangerina.

 

Quantos tipos de tangerina existem?

As tangerinas não são uma espécie única: há uma diversidade de tipos. Elas variam em aroma, sabor e até aparência. Dependendo da região do Brasil, o nome dessas espécies são utilizadas como se fossem sinônimos da fruta – como a poncã e a mexerica que, na verdade, são tipos diferentes de tangerina. Além dessas, existe também a tangerina cravo, a clementina, a montenegrima, a mexerica e a morgote. Os benefícios da tangerina podem ser obtidos por meio do consumo de todas essas espécies!

 

Quais são os benefícios da tangerina?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem e as variantes dessa fruta, chegou o momento de conhecer os benefícios da tangerina e como ela pode te ajudar a dar um boom na sua saúde! Confira abaixo:

Benefício da tangerina: ajuda a proteger a pele

Muitas pessoas gostam de ir à praia, mas se queixam de que o sol provoca vermelhidão e ardência na pele. Os carotenoides são um dos componentes que mais ajudam a evitar a irritação na pele depois de um banho longo de sol. Um dos melhores benefícios da tangerina é que ela contém essa substância em abundância, afinal, é ela que dá à fruta aquela coloração laranja-avermelhada. Desse modo, a fruta ajuda a aliviar a vermelhidão causada pelos raios UV e a proteger a pele da exposição ao sol. Vale ressaltar que o consumo da tangerina por si só não é suficiente para barrar os efeitos dos raios UV, por isso, não se esqueça de sempre passar protetor solar!

Benefício da tangerina: é um isotônico natural

Os atletas também podem aproveitar os benefícios da tangerina! Após a prática de exercícios físicos, é comum que muitos atletas recorram a bebidas isotônicas para repor os líquidos e eletrólitos perdidos pela transpiração provocada pela atividade física. Uma forma gostosa e natural de repor esses nutrientes é consumindo uma tangerina in natura, pois a fruta contém diversos minerais, como fósforo, magnésio e cálcio, que auxiliam na recuperação dos líquidos do corpo depois da atividade física.

Benefício da tangerina: a ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

Um dos fatos da vida de que não dá para fugir é o envelhecimento. Afinal, um dia, todos nós vamos chegar nessa fase. Mas não é preciso adiantar esse processo e nem sofrer com ele, pois é possível envelhecer com saúde e uma pele sempre bonita e bem cuidada. Os benefícios da tangerina também podem contribuir para isso! A fruta tem em sua composição uma série de antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, inibindo os radicais livres e protegendo as células da ação desses elementos.

Benefício da tangerina: contribui para o fortalecimento da imunidade

Quem diria que a crença popular de que o suco de tangerina ajuda a diminuir as gripes e resfriados teria um fundo de verdade científica? Pois é, os componentes da tangerina contribuem para o fortalecimento da imunidade porque ela é rica em vitamina C, nutriente que estimula a produção de glóbulos brancos (elementos que atuam na defesa do organismo contra vírus e bactérias), aumentando a resistência do organismo e diminuindo a possibilidade de contrair gripes e resfriados. Esse é um dos melhores benefícios da tangerina, já que a vitamina C não é produzida naturalmente pelo organismo.

Benefício da tangerina: ajuda a diminuir os níveis de açúcar e colesterol

Os diabéticos também podem aproveitar os benefícios da tangerina! Para essas pessoas, as melhores frutas são aquelas das quais se pode comer a casca ou o bagaço, que é o caso da tangerina. Essa fruta cítrica contém uma boa quantidade de fibras alimentares, componentes nutricionais que ajudam a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue e contribuem para uma boa digestão.

 

Receitas com tangerina

Quer aproveitar todos os benefícios da tangerina, mas não sabe como? Para não precisar comer a fruta in natura toda vez e variar um pouco, confira essa deliciosa seleção de receitas com essa fruta maravilhosa!

Mingau Nutren Senios de Aveia com Tangerina: para começar o dia com o pé direito, nada melhor do que um café da manhã reforçado. Nessa receita, o tradicional mingau de aveia ganha a companhia de uma calda deliciosa de tangerina.

Suco de Tangerina: os sucos não poderiam faltar em nossa seleção – eles são a forma mais comum e mais gostosa de aproveitar os benefícios da tangerina! Nessa versão, o suco vem incrementado com toda a nutrição que a aveia e o leite em pó desnatado podem oferecer.

Suco de Tangerina e Framboesa: se você gosta de combinar sabores, vale a pena experimentar essa combinação de suco de tangerina com framboesa. É fácil de fazer, é nutritivo e fica uma delícia!

Smoothie de Abacaxi e Tangerina: para variar um pouco nos dias de calor, experimente esse smoothie de abacaxi e suco de tangerina. E, para ficar melhor ainda, os benefícios da tangerina e do abacaxi são incrementados com duas colheres de Nesquik.

Mousse de Tangerina e Chocolate: a tangerina também pode brilhar nas sobremesas. Veja essa receita de mousse que combina todo o sabor da fruta com uma ganache deliciosa de chocolate meio-amargo.

Salada Rápida: a acidez da tangerina também harmoniza muito bem em pratos salgados. Nessa salada feita com alface, beterraba, cenoura e muçarela, o suco de tangerina é acrescentado a um molho delicioso feito com creme de leite.

Gostou dessas dicas? Para estar sempre por dentro de tudo que tem a ver com saúde e qualidade de vida, não deixe de acompanhar as publicações aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas Frequentes

  • Tangerina é mais saudável do que laranja?

    Os benefícios da tangerina são tão bons quanto os da laranja. A maior diferença nutricional entre essas frutas é que a primeira contém uma quantidade maior de vitamina A. Mas a laranja não fica atrás: ela tem menos calorias e é mais rica em vitamina C.

  •  

    Pode comer a semente da tangerina? E o bagaço?

    Muitas pessoas acreditam que consumir as sementes de algumas frutas pode fazer mal para a saúde, mas não é bem assim. A verdade é que elas têm tanto valor nutricional quanto a própria polpa. O mesmo acontece com o bagaço, pois ele é rico em fibras que ajudam a regular o intestino e o nível de açúcar no sangue. Por isso, na hora de consumir a tangerina, não se esqueça de aproveitar as sementes e o bagaço!

  •  

    Existe algum uso para a casca da tangerina?

    Assim como as sementes e o bagaço, a casca da tangerina também não precisa ser descartada! Depois de desidratada, ela pode ser usada como ingrediente para chás deliciosos e nutritivos.

    Qual a melhor forma de armazenar a tangerina?

    Depois de lavar e secar a tangerina, o ideal é guardá-la solta na gaveta mais baixa da geladeira. Caso você queira descascar antes de guardar, é preciso proteger os gomos em um pote com tampa ou com saquinhos herméticos. Lembrando que, nesse caso, alguns benefícios da tangerina podem ser perdidos, como o teor de vitamina C.

Fontes

https://www.cfn.org.br/index.php/tangerinabergamota/ https://www.britannica.com/plant/tangerine-fruit#:~:text=Probably%20indigenous%20to%20Southeast%20Asia,and%20the%20southern%20United%20States. https://saberhortifruti.com.br/tangerina/#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20da%20tangerina,entre%20265%20e%20419%20d.C. https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1012365/1/Suita14RRevistaXXIn7pt.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas